O uso do fio dental é essencial para fazer uma limpeza completa da boca, e com isso manter a saúde bucal perfeita. Mesmo na infância, ele já deve ser introduzido na vida dos pequenos para que se torne um hábito. Mas para que cumpra o seu papel da melhor forma, é importante que o fio dental seja usado da forma correta, caso contrário pode até mesmo causar ferimentos na gengiva. É aí que entra a importância do odontopediatra. Veja como o profissional pode atuar nesse momento e ajudar os pais a efetuar a limpeza e ensinar as crianças a usarem o fio.

Entenda a importância do fio dental na infância

O fio dental é um item muito importante para uma boa higiene bucal. “O seu uso é indicado na infância, pois existem locais onde as cerdas da escova não conseguem alcançar para realizar a limpeza adequada dos dentes dos bebês e crianças”, afirma a odontopediatra Leticia Vieira. Mesmo que a criança ainda tenha alguns dentinhos separados, é importante ir desenvolvendo esse hábito desde cedo. “É um item fundamental para que a criança cresça com boa qualidade de saúde bucal”, reforça a odontopediatra Amanda Mattos.

A partir de que idade pode se iniciar o uso do fio dental?

“Ainda na primeira infância, com o surgimento dos primeiros dentinhos já se pode usar o fio”, afirma Amanda. Isso é importante para que a criança comece a se familiarizar com a técnica e adaptação. Já Letícia diz que os pais devem observar a chegada de cada dente e visitar periodicamente o odontopediatra para orientações necessárias.

Saiba como a odontopediatra pode ajudar no momento de usar o fio dental

O papel fundamental do odontopediatra nesse momento está em ensinar os pais a técnica, manejo e conduta para tornar o uso do fio dental efetivo e prazeroso para a criança”, diz Amanda. Por isso, as consultas preventivas e de acompanhamento periódico também são fundamentais nessa fase, pois nelas o profissional poderá orientar, demonstrar e treinar os pais.

“É necessário uma destreza manual para o uso do fio dental”, explica Amanda. Por isso, na primeira infância é necessário que os pais ou responsável pela escovação passe o fio nos dentinhos da criança. “A partir da idade escolar, após ensinamento e treinamento, a criança poderá realizar, com supervisão”, diz ela.

No momento de ensinar os pequenos a usar o fio dental, alguns truques podem ajudar a tornar o momento mais agradável para a criança. Existem vídeos educativos que podem ser usados para motivá-la. “Toda aparatologia lúdica é válida para tornar este momento prazeroso”, afirma Leticia.

Existe fio dental específico para crianças?

Existem fios dentais específicos para crianças, como o com hastes, por exemplo. “Esse tipo já vem pronto e auxilia muito aos pais, para que não precisem colocar a mão na boca da criança, o que incomoda. Quanto às crianças, facilita pela questão da destreza manual”, explica Amanda. A decisão deverá ser sempre avaliada e recomendada pelo odontopediatra. “Desde que ocorra a utilização de maneira correta, a escolha dependerá da facilidade de aplicação e cuidado”, finaliza Leticia.

Este artigo tem a contribuição dos especialistas:
Amanda de Souza Mattos - Ortodontista e Odontopediatra
Bahia - BA
CRO-BA: 12592

Leticia Vieira - Odontopediatra e Ortodontista
Asa Norte - Brasília, DF
CRO-DF 3891