Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
14.03.2016

Fio dental, escova de dentes e enxaguante: Fuja da doença periodontal com ferramentas simples de higiene bucal

A periodontite é uma fase perigosa dos problemas gengivais e precisa ser tratada já que o paciente corre o risco de perder o dente. Existem recomendações simples para evitá-la
A periodontite é uma fase perigosa dos problemas gengivais e precisa ser tratada já que o paciente corre o risco de perder o dente. Existem recomendações simples para evitá-la

Expert

Sérgio Siqueira Júnior

Sérgio Siqueira Júnior

CRO-SP: 50346

Graduado pela UNICAMP Especialista em Periodontia-UNESP Especialista em Mestre e Implantodontia-UNISA e CFO. Professor Coordenador do curso de Especialização em Implantodontia do Centro Universitário SENAC Professor do curso de Pós Graduação em Odontologia Estética do Centro Universitário SENAC Professor do Curso Avançado em Manipulação de Tecidos Moles do Instituto Latino Americano de Ensino e Pesquisa/ILAPEO- Curitiba Professor do Curso Avançado em Manipulação de Tecidos Moles do COESP- João Pessoa ITI Speaker Sócio da clínica Sensata de Odontologia.

Ela chega lentamente sem fazer grandes sinais e, quando você menos espera, a periodontite já está tomando todo aquele tecido que sustenta o dente. Assustador, né? A doença periodontal é silenciosa e faz muito mal para o seu sorriso sem que você perceba. "Esse processo inflamatório faz com que o osso e os tecidos que prendem o dente ao osso se reabsorvam e percam sua sustentação", explica o especialista no assunto Sérgio Siqueira. Existem ferramentas superpoderosas de higiene que se forem utilizadas de forma correta podem evitar esse problema bucal. 

A escova de dentes remove a placa bacteriana

Com cerdas macias e cabeça arredondada para chegar aos lugares mais difíceis da boca, a escova de dentes é o principal instrumento de limpeza capaz de acabar com a placa bacteriana das chamadas faces livres dos dentes, aquelas que são tocadas pela língua ou bochecha. "A escovação (escova + fio/fita dental) remove mecanicamente o biofilme dental, que é o causador da doença periodontal". Não deixe de praticar essa limpeza depois das refeições durante dois minutos. Esse é o tempo suficiente para você ter um sorriso mais saudável e longe das doenças periodontais.

Creme dental + escovação= colaboram para prevenir a periodontite 

Ele protege, previne das doenças bucais e ainda deixa aquele gostinho de saúde na boca. Junto com a escova de dentes o creme dental dá um fim na periodontite. "O mais importante, se não o determinante, para se evitar a periodontite é a remoção mecânica da placa bacterina da maneira adequada, existem alguns componentes do creme que colaboram na prevenção".

Com o fio dental a periodontite não tem vez 

"Sem o uso do fio ou fita dental é impossível limpar as superfícies entre os dentes, por isso ele é tão importante". Sérgio conta que a área mais afetada pela doença periodontal é aquela que fica entre os dentes e no fundo da boca. "Isso acontece justamente por que a população não faz, ou não usa muito bem, o fio dental nessas regiões". O especialista ainda ressalta que é importante fazer o uso correto da ferramenta para a limpeza interdental. "O paciente deve lembrar que usamos o fio com os movimentos parecidos a de um engraxate (o famoso "vai e vem") lustrando a superfície, removendo a placa bacteriana e não somente a partícula de alimento".

Enxaguante: um complemento para a higiene bucal

Ele é um elemento extra que auxilia na limpeza bucal. O enxaguante tem aquele papel de concluir a higiene, evitando que mais bactérias invadam o ambiente. "Existem aqueles com mais flúor livre, com componentes de clareamento, para sensibilidade, com antiinflamatórios, outros ainda que impedem a formação do biofilme bacteriano". O melhor jeito de escolher o seu é conversando com o dentista ou Técnico em Saúde Bucal. Usando elementos como esse de forma correta durante a higiene, seus dentes ficarão bem longe da periodontite e qualquer outra complicação.

Mais Matérias: Periodontite
Bolsa periodontal: descubra as principais causas do problema e como tratar
Periodontite
Bolsa periodontal: descubra as principais causas do problema e como tratar
Você já ouviu falar em bolsa periodontal ? Conhecida como o principal sinal da periodontite, forma...
com a participação de:
Juliana Portes
CRO-RJ: 43653
Gengivite e periodontite são a mesma coisa?
Periodontite
Gengivite e periodontite são a mesma coisa?
Atire a primeira pedra quem nunca confundiu gengivite com periodontite ou vice-versa. Caracterizadas por sintomas similares, como gengiva inflamada, inchaço e sangramento, essas doenças que atingem o tecido gengival ainda geram uma série de dúvidas entre os pacientes. Afinal, gengivite e periodontite são a mesma...
Gengivite e periodontite: entenda a relação dessas doenças bucais com os grupos de risco da covid-19
Periodontite
Gengivite e periodontite: entenda a relação dessas doenças bucais com os grupos de...
COVID A gengivite e periodontite são duas doenças muito perigosas para a saúde bucal de...
com a participação de:
Ana Elisa da Silva
CRORS 13490
Quanto tempo dura a periodontite? Saiba como tratar a doença bucal e todos os cuidados para preveni-la ainda na gengivite
Periodontite
Quanto tempo dura a periodontite? Saiba como tratar a doença bucal e todos os cuidados...
A periodontite é uma das doenças bucais mais perigosas que podem atingir o seu sorriso. Causada pela...
com a participação de:
Renata Ribeiro Horn
CRO/RJ: 30422
A periodontite pode causar mau hálito? Entenda a relação entre essas duas doenças bucais
Periodontite
A periodontite pode causar mau hálito? Entenda a relação entre essas duas doenças...
Lidar com o mau hálito é um dos maiores incômodos entre os pacientes. Embora seja muitas vezes...
com a participação de:
Nelson Alfarano
CRO-RJ: 18163
Profilaxia dental: por que fazer? 6 problemas bucais que o procedimento é capaz de prevenir
Periodontite
Profilaxia dental: por que fazer? 6 problemas bucais que o procedimento é capaz de...
Ir ao dentista tem uma porção de vantagens. Desde tratar uma incômoda dor de dente , até...
com a participação de:
Sandra Regina de Oliveira Torres
CRO-SP:113237