Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
06.04.2021

Fio dental com mau cheiro após o uso: o que pode estar causando esse problema?

Lidar com o fio dental com mau cheiro após o uso pode indicar a presença de doenças bucais, como cárie e gengivite. Entenda!
Lidar com o fio dental com mau cheiro após o uso pode indicar a presença de doenças bucais, como cárie e gengivite. Entenda!

Você notou um odor ruim no fio dental depois de utilizá-lo? É importante ligar o sinal de alerta! Embora seja uma situação comum devido a produção de placa bacteriana na cavidade oral, o mau cheiro pode indicar que algo não vai bem com a sua higiene bucal - o que a longo prazo pode desencadear uma série de problemas e incômodos, como a halitose e a gengivite. Para entender melhor sobre o assunto, o time de Sorrisologia reuniu as principais causas do mau cheiro no fio dental após o uso. Confira!

Fio dental: para que serve?

Para garantir uma higiene bucal eficaz, o fio dental é uma das ferramentas que devem fazer parte da sua rotina de limpeza. Responsável por remover os resíduos e a placa bacteriana que acumulam na linha entre dentes e gengiva, o acessório é capaz de limpar locais onde a escova de dentes não alcança, garantindo uma higienização mais eficiente.

Ao abrir mão do uso dessa ferramenta, os riscos de formação de placa bacteriana são maiores, o que pode resultar em uma série de problemas bucais, como cárie, gengivite e periodontite. Por isso, é importante lembrar que o fio dental é tão necessário quanto a escova de dentes para saúde do seu sorriso, especialmente para pacientes em tratamento ortodôntico, já que existe uma probabilidade maior de que alimentos fiquem presos nos braquetes, nos arcos e nos fios.

Fio dental com mau cheiro após o uso: entenda os motivos por trás do quadro

Você pode até duvidar, mas o cheiro desagradável no fio dental após o uso é mais comum do que se imagina. Isso porque o acessório ajuda a remover a placa bacteriana entre os dentes que, por sua vez, quando removida pode resultar no odor. Por isso, na maioria das vezes, lidar com esse quadro é normal e não indica riscos à sua saúde bucal.

No entanto, se ao utilizar o fio dental é possível notar um odor mais forte em uma região específica, é importante ficar atento. Nesse caso, o sintoma pode ser sinônimo de acúmulo excessivo de tártaro e placa bacteriana, o que pode resultar em quadros mais incômodos, como cárie e mau hálito.

Além disso, quando o mau cheiro no fio dental é acompanhado de sangramento, pode ser um alerta para gengivite ou periodontite - que tem a gengiva sangrando como principal sintoma. Nesse caso, o sangue presente no tecido gengival pode virar alimento para as bactérias presentes na cavidade bucal, resultando no mau hálito e, consequentemente, no cheiro ruim no fio dental.

O mau cheiro excessivo no fio dental requer uma consulta com dentista

Ao notar o mau cheiro excessivo após o uso do fio dental, o primeiro passo é consultar o seu dentista de confiança para analisar o quadro. Através de uma avaliação minuciosa, o profissional será capaz de identificar se o odor desagradável está sendo causado por algum problema bucal.

Além disso, através da consulta com o profissional especializado, é possível que o paciente receba as orientações necessárias para garantir o uso adequado do fio dental - o que pode evitar o acúmulo excessivo de placa bacteriana, o odor ruim e outros incômodos bucais. Por isso, lembre-se: ao notar esse quadro, busque ajuda de um dentista especializado o quanto antes.

Mais Matérias: Fio Dental
Fio dental ou fita dental: existe diferença? Qual é o melhor produto para limpar entre os dentes?
Fio Dental
Fio dental ou fita dental: existe diferença? Qual é o melhor produto para limpar entre...
Que o uso do fio dental é fundamental para garantir uma boa higiene bucal não é novidade para...
com a participação de:
Igor Puga
CRO-RJ 28418
Passo a passo da limpeza entre os dentes: saiba como fazer essa higiene com fio dental e conheça outras técnicas
Fio Dental
Passo a passo da limpeza entre os dentes: saiba como fazer essa higiene com fio dental...
Na hora de realizar a higiene bucal , você já deve ter notado que alguns espaços podem...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448
Qual é o melhor fio dental para quem usa aparelho ortodôntico fixo?
Fio Dental
Qual é o melhor fio dental para quem usa aparelho ortodôntico fixo?
Usar aparelho ortodôntico fixo é um grande compromisso com sua saúde bucal. Responsável...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Escova de dentes elétrica + fio dental: conheça os benefícios dessa dupla para a sua higiene bucal
Fio Dental
Escova de dentes elétrica + fio dental: conheça os benefícios dessa dupla para a sua higiene...
Quando se trata de higiene bucal, você certamente já deve ter ouvido falar sobre a importância do uso da escova de dentes elétrica e do fio dental . E não é para menos, né? Muito mais do que limpar os seus dentes, esses produtos proporcionam uma série de vantagens para o seu sorriso, como remover a...
Fio dental: como usar? Qual é a ordem correta de utilizar na higiene bucal? Quais são os tipos de fio? Os benefícios desse cuidado para a saúde oral
Fio Dental
Fio dental: como usar? Qual é a ordem correta de utilizar na higiene bucal? Quais são os tipos de...
Fio dental: todo mundo sabe que esse item é indispensável na higiene bucal . Mas, mesmo assim, existem pessoas que continuam negligenciando o seu uso. A falta desse produto pode causar uma série de doenças bucais, como o tártaro, a cárie, a gengivite e a periodontite. Por isso, é tão importante...
Não tenho o hábito de passar o fio dental, como isso pode afetar minha saúde bucal? Especialista explica e dá dicas de como adotar o ritual
Fio Dental
Não tenho o hábito de passar o fio dental, como isso pode afetar minha saúde bucal?...
Desde pequenos somos orientados a passar o fio dental ao escovarmos os dentes, mas poucas vezes nos explicam qual...
com a participação de:
Ana Carolina Guimarães Teixeira
CRO-RJ 46474