Você tinha uma apresentação importante no trabalho ou faculdade, daquelas que precisava falar em público e logo se preocupou com a roupa, cabelo e, claro, seus dentes. Daí realizou uma escovação rápida e foi cumprir seu dever. A apresentação foi um sucesso, mas, ao final, aquele amigo chegou para te dar um toque: tinha um pedacinho de espinafre do almoço preso no seu dente.

Apesar de engraçada, a situação pode ser real e pegar muitas pessoas. É nesse momento que entendemos a importância do fio dental na escovação. Profissionais explicam que a higiene ideal concentra 50% da responsabilidade na escova, e os outros 50% com o fio. "O fio dental serve para remover os resíduos de alimentos e placas que ficam na face lisa entre os dentes. Ele elimina justamente tudo aquilo que a escova não consegue remover", explicou a Mestre em Dentística e especialista em Endodontia, Paula Soldani.

Em que momento devo usar o fio dental?

Muita gente tem essa dúvida. Embora não exista uma regra, sendo muitas vezes questão de preferência, a profissional recomenda. "O fio dental deve ser usado antes da escovação, assim a gente consegue remover toda a placa que fica entre os dentes e depois a escova complementa a limpeza", disse. A tática vale mais para garantir o uso das duas ferramentas: escova e fio. Pois, quem escova os dentes primeiro, muitas vezes, acaba deixando o fio dental pra lá, achando que a higiene já está feita.

O mais importante é não deixar de usá-lo diariamente. "O ideal é que tanto a escovação quanto o fio dental sejam usados todos os dias após a alimentação. Isso é que, de fato, garante a saúde da boca. Mas, se tratando de fio dental apenas, se a pessoa conseguir manter o uso ao menos uma vez por dia, já consegue manter uma boa saúde gengival", orienta Paula.

Tipos de fio dental

"O mais comum e conhecido é o fio dental que possui vários filamentos e que são suaves para a gengiva. O de filamento único, também chamado de fita dental, é bem resistente e indicado para pessoas com a arcada mais fechada e que têm dificuldade para usar o acessório", explica a profissional.

Além disso, existem algums modelos interessantes para fins específicos. O fio dental com haste é uma ferramenta de plástico com a ponta curvada para segurar o fio dental e dar mais praticidade na sua higiene. Já na outra ponta desse acessório há um pequeno palito de plástico que é indicado para substituição do palito de dente de madeira. Ele ajuda a remover grandes partículas de comida na linha da gengiva ou entre os dentes de forma saudável, sem correr o risco de machucar.

O fio dental para quem usa aparelho ortodôntico ou prótese também é interessante e facilita muito a limpeza, já que possui uma ponta rígida e facilita a passagem por debaixo do fio ortodôntico ou entre a prótese fixa quando os dentes são unidos. E claro, dentro dessas opções os fios dentais ainda possuem cobertura de menta, deixando a sensação de refrescância ideal para uma boca saudável.