Férias são momentos muito esperados pela criançada, não é? Mas é preciso muita atenção dos pais para não deixar que esse período acabe prejudicando os pequenos. Os horários das refeições mudam, a alimentação por si só, também, e a criança começa a dormir e acordar mais tarde. "Essa descontração que começa no abandono dos horários escolares, muitas vezes acaba se estendendo também à ausência dos hábitos saudáveis de higiene dental”, afirma o odontopediatra Pedro Garcia.

1. Protetor bucal ajuda durante as atividades físicas

Brincadeira de criança é muito bom. Mas ela também pode se tornar um risco para o sorriso do seu filho e, por isso, precisa de cuidados. "As crianças passam a maior parte do dia brincando, correndo, andando de bicicleta, em situações que as deixam mais propensas a caírem e se machucarem", diz. Como na maior parte do tempo os pais não estão por perto, é importante orientar e prevenir futuros traumatismos dentários."Se seu filho pratica esportes radicais, lembre-o de usar sempre protetor bucal e capacete ".

2. Os primeiros socorros para um traumatismo dentário

Caso o seu filhote sofra algum traumatismo dentário é importante agir rápido nas primeiras horas. "Ligar imediatamente para o dentista da criança, avisar o ocorrido e levá-la ao consultório". Se o acidente foi grave, como a quebra de um dente, a ação deve ser mais detalhada. "Pegue o fragmento do dente e coloque-o num frasco com água ou leite. Essa conduta ajuda deixá-lo hidratado até chegar ao consultório”. Essas primeiras providências mantêm a vitalidade do dente prevenindo futuras complicações.

3. Não abuse de doces e alimentos gordurosos

A alimentação também pode virar uma bagunça nas férias. A ingestão de carboidratos e guloseimas, como refrigerantes, salgadinhos e doces aumentam. Misturado com a falta de escovação é uma boa oportunidade das bactérias fazerem a festa. Para não impor uma rotina severa demais nesta época, combine com o seu filho apenas um dia da semana para sair e comer uma pizza, por exemplo. Mas, claro, com a condição de escovar os dentes em seguida.

4. A saúde bucal deve permanecer durante todo o ano

É importante que todos os cuidados sejam mantidos não só nas férias, como o ano inteiro. "Seja nas férias ou durante o período de aulas é importante sempre manter a higiene bucal em dia para ter dentes e gengiva saudáveis", finaliza Pedro. Além disso, uma visita a um odontopediatra na volta as aulas é sempre muito indicada.

5. Um creme dental refrescante e divertido pode ajudar na escovação

Para deixar a boca do seu filho com um gostinho de férias, nada melhor do que utilizar um creme dental infantil que contém embalagens com temas divertidos para a criançada e que não arde na boca. Esses cremes têm a quantidade correta de flúor que aumenta a taxa de minerais do esmalte dentário ajudando a combater as cáries. Desta forma, fica mais fácil manter aquele sorrisão sempre saudável.