Perdi um dente, o que fazer? Não é só trauma que causa perda de dente! Segundo a especialista em prótese dentária Elis Regina, cárie e periodontite também podem estar nessa lista. Por isso que a falta de higiene bucal pode influenciar muito nesse momento. E isso vai muito além de apenas escovar os dentes ao acordar. Para entender a relação dos cuidados orais com a perda de dente, conversamos ainda mais com a especialista. Confira como fazer uma boa higiene na boca e por que essas doenças podem ocasionar a perda de um dente.

Cárie e periodontite podem causar perda dentária

Tanto cárie quanto a periodontite começam dando pequenos sinais e que nem sempre são tão perceptíveis para o paciente. Acontece que não tratadas o quanto antes vão avançando e representando verdadeiros perigos ao sorriso. A cárie em um estágio avançado é caracterizada por muitas dores e manchas brancas no dente. “Ela pode gerar perda de estrutura dentária a ponto de não ser recuperável por restauração nem prótese, bem como pode gerar uma fratura”, explica ela.

A periodontite é bem parecida. Ela começa inocentemente como uma gengivite e, aos poucos e sem os devidos cuidados, avança pela região oral. Pequenos agentes bacterianos inflamam as gengivas e depois se proliferam. “Essas bactérias, que foram produzidas e proliferadas, chegam ao periodonto, que é o tecido de suporte, rompendo o ligamento do dente a ele e assim o deixando mole”, completa a profissional. Dessa forma, o dente pode cair sozinho. Além dessas doenças, um dente também pode cair por algum trauma. Isso pode ser uma queda ou batida, rompendo os ligamentos dentários.

Como fazer uma higiene bucal correta?

Uma pequena alteração na sua rotina pode fazer toda a diferença para evitar uma avulsão dentária. É importante lembrar que tanto a cárie quanto a periodontite são causadas pelo acúmulo da placa bacteriana. Uma fina camada que reveste os dentes composta de restos alimentares e bactérias naturais que ficam na região. Mas, se não retiradas diariamente, com a escovação e o fio dental, elas se acumulam e podem caracterizar esses problemas. “A higiene bucal deficiente pode gerar problemas no periodonto, gerando mobilidade e consequentemente a perda”, comenta a especialista.

Para ter uma higiene saudável, separamos, junto com a profissional, as principais dicas:

- Faça a limpeza bucal, no mínimo, 3 vezes ao dia;
- Utilize uma escova com cerdas macias;
- Após a escovação, use o fio dental, pelo menos, uma vez ao dia, passando por todos os dentes;
- Lembre de trocar a escova a cada 3 meses;
- Vá ao dentista, pelo menos, duas vezes ao ano.

Seguindo essas dicas, é difícil de apresentar qualquer problema bucal ;)

Cuidados com um dente implantado

Ok, você perdeu um dente por falta de cuidados higiênico e agora está com o sorriso restaurado com um dente implantado! Mas é muito importante entender o que faltou na sua rotina de limpeza para evitar que o novo dente tenha problemas. Os cuidados são praticamente os mesmo de um dente natural. “Ele deve ser higienizado assim como os outros elementos e deve ser feita uma manutenção de pelo menos 6 em 6 meses para uma raspagem mais técnica”, completa a especialista. Por isso, não esqueça de manter em dia suas consultas com o dentista e evitar qualquer desconforto.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Elis Regina Almeida - Especialista em Prótese dentária
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 40996