Uma grande tentação dos últimos tempos são os procedimentos estéticos que prometem deixar o seu sorriso ainda mais bonito. Afinal, quem não sonha em sorrir com a certeza de que seus dentes estão do jeito que você sempre quis? Pois saiba que as facetas dentárias são uma alternativa que está ficando cada vez mais popular e que pode ser exatamente o que você estava procurando para exibir seus dentinhos por aí. Conheça um pouco mais sobre essa técnica e tudo que ela pode fazer pelo seu sorriso.

O que são facetas dentárias?

As facetas são uma espécie de revestimento em forma de “capa” para os dentes. Capazes de transformar o sorriso do paciente, as facetas são restaurações que podem ser de dois tipos: de cerâmica (porcelana) ou de acrílico (resina composta). Elas normalmente são muito confundidas com a técnica das lentes de contato, e, apesar de ambas serem bem parecidas, há diferenças entre cada tipo de procedimento: a espessura e a forma de preparo para o dente não são as mesmas.

Como elas são colocadas sobre o dente?

Uma das maiores preocupações na hora de iniciar qualquer procedimento é saber se ele será doloroso ou pode incomodar de alguma forma. Porém, para quem pensa em incluir as facetas em seu sorriso, pode ficar tranquilo! A colocação dessas capinhas é praticamente indolor e, por mais que haja certo desgaste no elemento dental, ele é muito superficial, portanto não é nada realmente invasivo. Além do mais, tanto o processo de preparação dos dentes quanto o de cimentação das facetas é feito com auxílio de anestesia local, então não precisa se preocupar.

Conheça os benefícios dessa técnica

Geralmente as pessoas associam as facetas à um sorriso mais branco, e isso é parcialmente verdade, pois as facetas de fato tem o poder de alterar a coloração dos dentes. O que poucos sabem é que, além da cor, essa técnica também pode trazer outras mudanças significativas para o seu sorriso, como alterar a forma e o tamanho de cada dente. Outros benefícios que também podem ser destacados são quanto a rapidez do procedimento e a longevidade, pois normalmente as facetas costumam durar de 10 a 15 anos - mas é importante ressaltar que isso dependerá também de uma boa saúde bucal por parte do paciente.

Alguns cuidados são necessários após a colocação das facetas

Não é novidade que uma boa higiene é parte fundamental para que qualquer procedimento estético na região bucal se mantenha por mais tempo, né? E por mais que esses cuidados sejam necessários, eles também não são nada de outro mundo, então não há desculpas para deixá-los de lado! Escovar os dentes regularmente com o auxílio do fio dental após as refeições é uma prática que precisa ser mantida em qualquer situação, além de vez ou outra dar aquele pulinho no consultório do seu dentista para se certificar de que a saúde dos seus dentes estão em dia.