Colocar facetas dentárias é uma técnica que está crescendo, e até mesmo competindo com as lentes de contato dentais, assim como diversos métodos que chegam para dar aquele brilho nos seus dentes. “Com os avanços da odontologia, existem inúmeros recursos e diferentes materiais para dar a aparência perfeita ao seu sorriso”, afirma o especialista em implantodontia e estética Fernando Reis. Confira o que o profissional tem a dizer sobre a técnica das facetas dentárias e o seu resultado.

Entenda a função das facetas dentárias

As facetas são laminados de cerâmica realizadas indiretamente no laboratório dentário ou podem ser de resinas realizadas diretamente na boca do paciente, de acordo com o especialista. Normalmente, a cerâmica é indicada para quem deseja melhorar a forma ou coloração dos dentes, podendo também ser uma maneira de corrigir pequenas imperfeições. “Sua forma, textura e brilho poderão se manter por anos, desde que sejam realizadas manutenções preventivas”, conta.

Facetas x lente de contato dental

Apesar de tanto as facetas quanto as lentes de contato dentais serem feitas de porcelana e coladas na frente do dente, o que diferencia uma da outra é a necessidade de desgaste dental e a espessura, segundo Fernando. “As facetas requerem maior desgaste dos dentes, sendo indicada para dentes que possuem múltiplas restaurações, ou que a cor esteja muito alterada, escurecida. Já as lentes de contato dentais são ultrafinas e requerem pouco desgaste”, indica.

Como é feita a aplicação das facetas dentárias?

Sobre as facetas, o profissional comenta: “Elas funcionam como pequenas capas para os dentes”. Dessa forma, o procedimento é realizado da seguinte forma: o especialista remove uma pequena quantidade da superfície do dente, permitindo a colocação das lâminas. Após isso, é tirado o molde dos dentes e enviado a um laboratório de prótese. “As facetas são feitas de modo que se encaixem perfeitamente e não fiquem em evidência, sendo colocadas com cimento resinoso.” Quanto à dor, o especialista afirma que é relevante, de acordo com cada um, mas que isso vai depender também de vários fatores relacionados à estrutura dentária.

O que esperar do resultado?

“O procedimento vai depender muito do paciente, da sua estrutura bucal e da manutenção das lentes ou facetas”, alerta. A maioria das pessoas se sente bastante satisfeita com o resultado final, mas é importante que o paciente siga as orientações de um profissional e que os cuidados com a higiene bucal sejam mantidos. “As manutenções são direcionadas para cada caso. Em média são realizadas a cada quatro meses.”

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Fernando Reis - Especialista em Implantodontia e Estética
São Paulo, SP
CRO-SP: 79182