Dependendo do estilo de vida que você leva, com o tempo seus dentes podem sofrer e ficar amarelados. Ter de volta dentes branquinhos é o desejo de muita gente para recuperar o sorriso e a autoestima, né? Pensando nisso, convidamos o dentista Willian Kabbach para falar sobre como funciona o tratamento de branqueamento dos dentes e os benefícios dessa técnica. Lembrando que qualquer procedimento odontológico deve ser feito acompanhado de um profissional.

Como funciona o tratamento

Branqueamento nos dentes é o nome popular que se dá para a técnica de clareamento dental, realizado pelo dentista em seus pacientes. "Esse procedimento consiste em utilizar produtos a base de peróxido de hidrogênio que em contato com a superfície dental tem a capacidade de quebrar as longas moléculas de pigmentos que se dissociam em moléculas menores e tornam o dente mais claro", explica o dentista. Aquele sorriso tão clarinho que você deseja é possível.

Chances de sucesso

É difícil prever o quanto o dente vai clarear, já que isso varia de pessoa para pessoa, mas a boa notícia que Willian nos dá é que sim, todo dente fica mais claro quando submetido à técnica do branqueamento. Entretanto, o dentista lembra que é importante fazer o clareamento dental antes de qualquer outra técnica de restauração estética, como o uso de lentes de contato dental ou facetas. Os hábitos de higiene e alimentação do paciente também contribuem muito para o sucesso da técnica.

Branqueamento dental devolve sua autoestima

A sua autoestima e a beleza de seus dentes certamente serão revigoradas. Além disso, você vai desfilar aparência de saudável por aí. "Dentes claros, bem contornados e alinhados são considerados esteticamente agradáveis", comenta Willian. Quem não quer isso, né?

Os dentes ficam sensíveis?

É comum o paciente apresentar sensibilidade durante o clareamento dental, mas é diferente da sensibilidade causada por uma retração gengival, por exemplo. Com a técnica de branqueamento, uma pequena sensibilidade pode ser sentida, porém, é passageira, por isso o procedimento deve ser supervisionado por um profissional capacitado. "O dentista deve adequar concentração, frequência e período de aplicação do produto clareador", esclarece o especialista.

Cuidados após o tratamento

Para que o investimento feito no tratamento não seja jogado fora, é importante manter os hábitos de higiene no dia a dia, reduzindo principalmente a ingestão de alimentos com muito corantes. Faça visitas periódicas ao seu dentista e peça para ele indicar produtos de uso diário para manter os dentes claros e saudáveis por mais tempo.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
William Kabbach - Especialista em Dentística
São Carlos - SP
CRO-SP 88637