Embora seja atípico, o quadro de dente de siso incluso pode, sim, ocorrer, causando muita dor e desconforto ao paciente. Você sabe o que isso significa? Quem explica é o ortodontista especializado em radiologia,  ortopedia funcional dos maxilares, ortodontia removível e implantodontia, Alexis Osthoff. Confira!

Quais os motivos que podem provocar a inclusão de um dente?

Segundo Alexis, o principal motivo da inclusão de um dente é a falta de espaço nas arcadas - por conta disso, ele não consegue erupcionar. No entanto, ele esclarece também que questões hereditárias vêm em seguida na lista dos motivos que provocam a inclusão de um dente, e por último, por traumas quando criança.

Entenda a diferença entre a extração do siso em estado normal para o siso incluso

A diferença entre a extração de um siso incluso para um em estado normal, é que o siso em estado normal erupciona na cavidade oral ficando visível ao exame clínico. “Porém, nos casos dos sisos inclusos, só se tornam visível em exames complementares”, explica Alexis ao concluir: “Isso acontece porque eles não estão presentes na cavidade oral”.

Saiba como é a extração desse dente quando incluso

Segundo Alexis, quando localizado na fase de diagnóstico, o cirurgião-dentista planejará a cirurgia, e definirá se será necessário realizar a osteotomia (cortar osso), por exemplo e a necessidade de cuidados trans-operatórios, como o cuidado com nervos ou outras estruturas nobres próximas ao elemento dentário.

Cuidados pós-cirúrgicos da extração do siso e sisos inclusos

Os cuidados pós-operatórios de uma extração de siso em posição normal na arcada, requer os mesmos cuidados de qualquer outro elemento dentário da cavidade oral, porém, quando ele se encontra incluso, há uma necessidade maior de um protocolo medicamentoso mais rigoroso, como a utilização de corticoides para evitar as inflamações, por exemplo.

Se o paciente não tiver os cuidados higiênicos adequados, que problemas bucais podem aparecer na região?

Alexis explica que a falta de higiene causará o acúmulo de bactérias na cavidade oral. “Como o dente siso se localiza em uma região de difícil acesso, ele costuma a ser um dos primeiros a serem acometidos pela doença cárie”, explica Alexis ao concluir: “Quando há essa mesma falta de higiene no pós-operatório, a condição mais comum que acontece é o alvéolo seco, também conhecido como alveolite, causadora de uma grande dor pós-operatória que só cessará após a curetagem e medicação do alvéolo”.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Alexis Osthoff - Ortodontista, radiologista, atualização em Ortopedia funcional dos maxilares, ortodontia removível e implantodontia
Rio de Janeiro - RJ
CRO RJ 27424