Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
09.03.2018

Extração de dente em pacientes diabéticos. Veja as principais recomendações de profissionais

  Entenda qual a relação e quais são os tratamentos especiais que um paciente com diabetes deve ter quando     precisar passar por alguma extração de dentes.
Entenda qual a relação e quais são os tratamentos especiais que um paciente com diabetes deve ter quando precisar passar por alguma extração de dentes.

Expert

Murilo Perrella

Murilo Perrella

CRO-SP 70.858

Formado pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e possui vários cursos de prótese, reabilitação oral estética e ATM.

Diabetes e saúde bucal: qual é a sua relação? Pode não parecer, mas pacientes diabéticos devem ter cuidados redobrados com a saúde da boca. Isso porque, quando os níveis de glicose no sangue não estão bem controlados, a pessoa aumenta o seu risco de desenvolver problemas bucais, em especial, relacionados à gengiva. Contudo, em alguns casos, para que exista um controle da saúde bucal alguns pacientes precisam extrair um dente. O que parece ser um procedimento simples, para diabéticos a realidade pode não ser a mesma. Conversamos com o dentista Murillo Perrella para entender as principais recomendações para esse momento.

Qualquer paciente pode realizar extração de dente?

Sim. Qualquer paciente pode ser submetido a um procedimento de extração dentária. Porém, para que isso aconteça é necessário que ele faça uma avaliação pré-operatória adequada. Feito isto, o dentista responsável irá considerar as possíveis doenças pré-existentes e, quando necessário, solicitar exames. Em geral, o procedimento é seguro e sem riscos ao paciente.

Para portadores de diabetes, no entanto, alguns cuidados podem ser essenciais. “Antes de qualquer coisa, a doença deve estar bem controlada e o paciente em questão precisa informar todas as medicações de uso diário ao cirurgião-dentista”, adverte Murillo. Fazendo isso, o profissional irá saber qual a melhor forma de realizar o procedimento e, se necessário, uma avaliação médica pode ser solicitada para o controle do quadro.

Quais as recomendações para diabéticos que vão realizar extração?

Os pacientes que são acometidos por esse problema precisam de algumas recomendações para garantirem o sucesso do procedimento. Manter uma alimentação equilibrada próximo a data da cirurgia e tomar as medicações de maneira correta fazem com que a glicemia não sofra alterações exacerbadas e, no final, são essas medidas que tornam o procedimento seguro. "Além de realizar um acompanhamento médico frequente, que é de extrema importância, esse paciente, por possuir algumas restrições alimentares, precisa tomar cuidado na hora de consumir certos alimentos antes e depois da cirurgia”, explica o dentista.

Quais são os cuidados necessários para esses pacientes antes e depois da extração?

No dia da cirurgia, alimentar-se bem é algo fundamental. Realizar uma dieta leve permitirá um controle adequado da glicemia durante todo o procedimento. Além disso, é necessário tomar as medicações diárias. Para Murillo, a tranquilidade do paciente contribui diretamente para que toda a cirurgia saia como planejado. "Caso ache necessário, o cirurgião-dentista pode prescrever alguma medicação adicional antes da cirurgia, não é algo que o paciente deva estranhar”, completa o dentista.

Os cuidados do pós-operatório incluem alimentação leve e fria, além de compressas geladas no local da extração. “Não cuspir e comprimir a região com gaze em caso de pequenos
Sangramentos”, alerta Murilo. Além disso, manter uma boa higienização oral também é fundamental para uma recuperação rápida e sem problemas. “Se o paciente tiver qualquer dúvida ele deve entrar em contato com o profissional que realizou o procedimento, assim, ele o orientará adequadamente”, finaliza o dentista.

Mais Matérias: Dentes
Piercing labial: quais os danos para a saúde do dente?
Dentes
Piercing labial: quais os danos para a saúde do dente?
Se você está pensando em investir em um piercing labial, é importante ligar o sinal de alerta. Embora seja considerado um item de grande estilo, existe um fator que pode ser afetado pelo uso do acessório: a sua saúde bucal . Sim, isso mesmo! Dependendo dos cuidados e, principalmente do material utilizado na...
O que pode causar infiltração no dente?
Dentes
O que pode causar infiltração no dente?
A infiltração no dente é um quadro mais comum do que se imagina e pode estar associado a problemas na restauração dentária. Capaz de provocar uma série de incômodos, como sensibilidade e até mesmo cáries, a condição requer um tratamento imediato para evitar danos mais...
Como é feito o bloco dentário? Veja o passo a passo!
Dentes
Como é feito o bloco dentário? Veja o passo a passo!
Você tem lidado com danos causados por cárie ou fratura no dente ? Isso pode ser um sinal de que...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Blocos onlay e inlay: qual a diferença entre essas próteses?
Dentes
Blocos onlay e inlay: qual a diferença entre essas próteses?
O bloco dentário é um dos procedimentos mais comuns dentro de um consultório...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Dor após a manutenção do aparelho fixo: por que isso acontece?
Dentes
Dor após a manutenção do aparelho fixo: por que isso acontece?
Lidar com a dor causada pela manutenção do aparelho fixo é certamente uma das piores partes...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO-RJ: 38947
Como saber se o bloco no dente está alto? Aprenda a identificar o problema na prótese dentária
Dentes
Como saber se o bloco no dente está alto? Aprenda a identificar o problema na prótese...
O bloco no dente é um dos procedimentos mais recomendados pelos dentistas para recuperar um elemento...
com a participação de:
Juliana Portes
CRO-RJ: 43653