É um procedimento que muita gente teme, mas que é necessário para a recuperação de um dente. O tratamento de canal, normalmente é recomendado para pessoas que estão com uma cárie bem profunda ou que sofreram um trauma dentário. Nessas situações, o canal consegue reverter tal problema e, na maioria das vezes, manter o dente com toda sua vitalidade. Apesar de tantos benefícios, será que existem outras alternativas de tratamento além do procedimento de canal? Quem esclarece é a endodontista Heloísa Crisóstomo.

Quando tratamento de canal é necessário?

A necessidade de um tratamento de canal ocorre quando a polpa, o nervo do dente, sofre alguma agressão, que podem ser várias, como uma pancada, fratura ou até mesmo uma lesão de cárie bem avançada. A dentista conta que quando isso acontece, pode ser de maneira reversível ou irreversível. “Quando a polpa não responde bem ao tratamento, classificamos como um tipo de pulpite irreversível”, explica. Isso significa que o paciente perde a polpa, pois é necessário remover todo o nervo, descontaminar o local e preencher com uma restauração dentária.

Heloísa explica por que isso acontece. “Casos que já possuem processo de infecção ou que o dente não responda mais ao teste de vitalidade (quando o paciente não sente nada ao colocar calor ou frio sobre o dente), é considerado um cenário irreversível”. Ou seja, que não tem outra alternativa além do procedimento de canal.

Existe também outra opção

Muita gente evita até pensar no tratamento de canal, não é mesmo? Quando os sinais e sintomas desse trauma podem ser reversíveis, o profissional realiza uma terapia expectante, que seria uma alternativa para o tratamento de canal. "Neste tratamento, colocamos uma medição e curativo por cerca de 45 dias e aguardamos a resposta da polpa. Caso seja positiva, removemos o curativo e fazemos apenas a restauração”, garante. Isso significa que o quanto antes você procurar ajuda profissional, mais tranquilo será a sua opção de tratamento.

Não fuja do procedimento

Deu para notar que a necessidade do tratamento de canal vai depender de cada caso. E mesmo que esta seja a única e melhor alternativa, é importante encarar o procedimento da melhor maneira possível. A especialista garante que seu sorriso só tem a ganhar. "Esta terapia é muito importante, pois bactérias podem ficar alojadas na raiz do dente e causar abscessos maiores ou até problemas sistêmicos”. Viu só? Não tente adiar esse compromisso. Marque logo o seu dentista e encontre a solução para todo esse incômodo.