Durante a gravidez, as futuras mamães vão passar por diversas descobertas e mudanças no seu estado físico e emocional. Tudo isso está dentro da normalidade, mas nada invalida o acompanhamento profissional durante essa fase, incluindo consultas com sua dentista, já que sua saúde bucal também pode passar por alterações. O excesso de saliva, por exemplo, pode ser notado durante a gestação. O que isso pode indicar? Conversamos com a dentista Christine Russi para entender melhor esse quadro e o que fazer nestes casos.

Qual é a importância da saliva para a saúde bucal?

Antes de tudo é importante entender o papel da saliva na nossa saúde. Ela possui algumas funções fundamentais e tem papel determinante na lavagem da cavidade oral. A profissional destacou alguns pontos. “A saliva ajuda na manutenção do ph bucal, evitando a desmineralização dos dentes, na lubrificação da boca e da mucosa orofaríngea, na conservação da umidade bucal, e possui efeito bactericida e bacteriostático, facilitando na mastigação e formação do bolo alimentar”.

O excesso de saliva na gravidez é normal?

Se você acompanha o Sorrisologia, sabe que já tratamos aqui de alguns assuntos sobre a saliva. Tanto casos de excesso como redução do líquido podem indicar algum desequilíbrio na saúde, contudo, Christine explica que durante a gravidez a mulher se prepara para a chegada do novo bebê, com isso, as respostas do seu organismo também irão alterar. “Em alguns casos, pode acontecer de intensificar o olfato, ficando mais aguçado, o paladar, deixando mais sensível, e isso pode estimular as glândulas salivares a produzirem mais saliva”, explica.

Desta forma, para manter qualquer futura mamãe sem preocupações, esse quadro não é, necessariamente, um problema. A profissional afirma que o excesso de saliva na gravidez não trará nenhum prejuízo para a saúde do bebê. “As mães que passarem por essa situação podem ficar descansadas que não haverá nenhuma interferência em seu filho”, tranquiliza a dentista.

A gravidez pode trazer outros problemas para a saúde bucal?

Sim, a gravidez pode trazer diversos novos sintomas para o corpo, que podem variar de intensidade e período de gestação de mulher para mulher. Entre eles podemos destacar as náuseas e enjoos. Além disso, a profissional chama a atenção para os cuidados com a saúde oral nesta fase. “Cuidando muito da higiene bucal, fazendo um check-up clínico odontológico para avaliar as necessidades e ter bastante saúde durante este período, reduzimos as complicações da gestação e preservamos a saúde do futuro bebê”, diz. Para evitar o quadro de saliva em excesso, contudo, Christine indica. “Mantenha sempre uma dieta saudável, faça refeições pequenas e mais frequentes. Na presença de uma salivação excessiva e descontrolada, procure o dentista de sua confiança”, finaliza.