Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
26.02.2016

Evitar os doces, usar o fio dental e fazer uma boa escovação: 5 passos para evitar a cárie

Tenha uma boa alimentação. Deixe os doces e alimentos cítricos de lado e prefira aqueles alimentos mais fibrosos que demoram um tempo para serem mastigados
Acompanhe o passo a passo 1/5
1 Tenha uma boa alimentação. Deixe os doces e alimentos cítricos de lado e prefira aqueles alimentos mais fibrosos que demoram um tempo para serem mastigados
 Antes de escovar os dentes use o fio dental. Só ele limpa onde a escova não chega e é capaz de evitar a cárie entre os seus parceiros bucais.
Acompanhe o passo a passo 2/5
2 Antes de escovar os dentes use o fio dental. Só ele limpa onde a escova não chega e é capaz de evitar a cárie entre os seus parceiros bucais.
Deixe a preguiça de lado e pratique uma boa escovação. Assim conseguimos remover o acúmulo de placa bacteriana, início de uma cárie, do nosso sorriso.
Acompanhe o passo a passo 3/5
3 Deixe a preguiça de lado e pratique uma boa escovação. Assim conseguimos remover o acúmulo de placa bacteriana, início de uma cárie, do nosso sorriso.
Vá ao dentista. Visitar esse profissional é essencial para evitar o surgimento de alguma lesão cariosa ou tratá-la logo no início.
Acompanhe o passo a passo 4/5
4 Vá ao dentista. Visitar esse profissional é essencial para evitar o surgimento de alguma lesão cariosa ou tratá-la logo no início.
 Beba bastante água. Ela mantém sua boca hidratada, protege as estruturas orais e ajuda a limpar a boca superficialmente.
Acompanhe o passo a passo 5/5
5 Beba bastante água. Ela mantém sua boca hidratada, protege as estruturas orais e ajuda a limpar a boca superficialmente.
  • Tenha uma boa alimentação. Deixe os doces e alimentos cítricos de lado e prefira aqueles alimentos mais fibrosos que demoram um tempo para serem mastigados
  •  Antes de escovar os dentes use o fio dental. Só ele limpa onde a escova não chega e é capaz de evitar a cárie entre os seus parceiros bucais.
  • Deixe a preguiça de lado e pratique uma boa escovação. Assim conseguimos remover o acúmulo de placa bacteriana, início de uma cárie, do nosso sorriso.
  • Vá ao dentista. Visitar esse profissional é essencial para evitar o surgimento de alguma lesão cariosa ou tratá-la logo no início.
  •  Beba bastante água. Ela mantém sua boca hidratada, protege as estruturas orais e ajuda a limpar a boca superficialmente.

Expert

Thalita Costa

Thalita Costa

CRO-SP: 113895

Seja entre os dentes ou na superfície deles, a cárie é uma doença temida em qualquel lugar do sorriso. Com o surgimento dela pode haver dor, mau hálito e, se não for tratada, a perda parcial ou total do dente afetado. Ninguém quer passar por isso, não é mesmo? Para evitar esse problema bucal, precisamos ficar atentos às dicas de cuidados. Com a ajuda da dentista Thalita Costa, o Sorrisologia mostra 5 passos capazes de evitar o aparecimento da cárie.

É preciso evitar alguns alimentos

Alimentos doces, cítricos e industrializados tendem a fazer mal para os dentes. Isso não quer dizer que devemos nos privar, mas se isso ocorrer frequentemente e a higiene bucal não for feita adequadamente, há acúmulo de placa e lesões cariosas podem surgir no seu sorriso. A dentista indica uma dieta balanceada para seu sorriso. "Prefira alimentos fibrosos, como folhas, sementes e alimentos integrais, pois estes levam um tempo para serem mastigados, o que faz as nossas glândulas produzirem mais saliva", orienta ela.

O fio dental é sempre importante

A profissional explica que tudo começa com o uso do fio dental. "Ele limpa onde a escova não chega, ou seja, entre os dentes". O fio deve ser passado em todos os dentes, sem exceção, e precisa entrar na gengiva e sair, com movimentos de vai e vem, removendo toda a placa. A dentista ainda explica para não usar o mesmo fio para todos os dentes, por isso, desenrole sempre um novo pedaço quando passar para o próximo dente. "Não se incomode com o tanto de fio gastado, pois é melhor um dente e gengivas saudáveis, que infeccionadas por placa", alerta a especialista.

Escove os dentes com uma boa escova

"Ao escovarmos os dentes e línguas estamos removendo a placa de bactérias (aquela massinha branca que sai no fio dental e que deve ser sempre removida)", explica. Ela ainda orienta que devemos ter mais atenção nas áreas de difícil acesso. "Focar a escovação naquelas regiões onde se acumulam as placas e não saem com saliva, fala e mastigação (linha da gengiva e dente, região que se mastiga e entre os dentes)", completa Thalita. Para facilitar, use uma escova com cerdas CrissCross. Ela é capaz de limpar todos os lugares mais escondidos do seu sorriso, fazendo um carinho nos seus dentes com cerdas macias e suaves.

Vá ao dentista regularmente 

Ir ao dentista não é um sinônimo de obrigação. Precisamos lidar com esse momento como se fosse um ritual para o bem do nosso sorriso. Por isso, a visitação regular ao dentista se faz tão importante. “É o dentista que irá te dizer aonde você falha na escovação, onde há maior acúmulo de alimentos, placas de bactérias, negligências e assim você poderá completar sua escovação de forma correta, obtendo a sua saúde bucal”, diz a dentista. Isso ajuda muito na prevenção de doenças, como a cárie, e a tratá-las ainda no estágio inicial.

Beber água faz bem para o sorriso

Praticar atos simples e necessários, como beber água, ajuda a manter seu sorriso longe das cáries. "Além de manter a boca hidratada, ela também protege todas as estruturas orais através da nossa saliva. Ao ingerirmos água, limpamos nossos dentes e língua dos restos alimentares ingeridos recentemente, apesar de muito superficialmente", assegura Thalita.

O passo a passo para viver longe das cáries:

1) Tenha uma boa alimentação. Deixe os doces e alimentos cítricos de lado e prefira aqueles alimentos mais fibrosos que demoram um tempo para serem mastigados

2) Antes de escovar os dentes, use o fio dental. Só ele limpa onde a escova não chega e é capaz de evitar a cárie entre os seus parceiros bucais.

3) Deixe a preguiça de lado e pratique uma boa escovação. Assim conseguimos remover o acúmulo de placa bacteriana, início de uma cárie, do nosso sorriso.

4) Vá ao dentista. Visitar esse profissional é essencial para evitar o surgimento de alguma lesão cariosa ou tratá-la logo no início.

5) Beba bastante água. Ela mantém sua boca hidratada, protege as estruturas orais e ajuda a limpar a boca superficialmente.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Thalita Costa - Cirurgiã-dentista
Rio de Janeiro-RJ
CRO-SP: 113895

Mais Matérias: Cárie
Cárie de mamadeira: o que é, como pode afetar a saúde bucal do bebê, tratamento e as principais dúvidas sobre a doença
Cárie
Cárie de mamadeira: o que é, como pode afetar a saúde bucal do bebê, tratamento e as...
A cárie é uma doença bucal que atinge todas as idades . Mas, por sua principal causa ser o...
com a participação de:
Simone Rocha de Moraes Bastos
CRO-RJ: 40813
Cuidados após o tratamento de canal: o que comer? O que evitar? O dente perde a sensibilidade? Entenda o que muda depois do procedimento
Cárie
Cuidados após o tratamento de canal: o que comer? O que evitar? O dente perde a sensibilidade?...
O tratamento de canal é, certamente, um dos procedimentos odontológicos mais conhecidos entre os pacientes. Acontece que, como qualquer outra cirurgia delicada, o tratamento de canal também exige alguns cuidados específicos durante o pré e pós-operatório, que podem variar de acordo com cada paciente e...
Tratamento de canal: 5 dúvidas mais comuns sobre o procedimento odontológico
Cárie
Tratamento de canal: 5 dúvidas mais comuns sobre o procedimento odontológico
Você foi ao dentista e descobriu que precisa fazer um tratamento de canal . Na hora em que recebeu a notícia, rolou aquela preocupação quanto ao procedimento, que costuma ser temido por muitos pacientes. Mas não há com o que se amedrontar, o método em si é bem tranquilo: o dentista remove a...
Profilaxia dental: por que fazer? 6 problemas bucais que o procedimento é capaz de prevenir
Cárie
Profilaxia dental: por que fazer? 6 problemas bucais que o procedimento é capaz de...
Ir ao dentista tem uma porção de vantagens. Desde tratar uma incômoda dor de dente , até...
com a participação de:
Sandra Regina de Oliveira Torres
CRO-SP:113237
Dia mundial do sorriso: dentista ressalta a importância de cuidar da saúde bucal e prevenir doenças, como a cárie
Cárie
Dia mundial do sorriso: dentista ressalta a importância de cuidar da saúde bucal e...
Seu sorriso merece todo cuidado do mundo. Por isso, é tão importante manter uma rotina de higiene...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Leite materno pode causar cárie nos dentes de leite? Profissional esclarece o assunto
Cárie
Leite materno pode causar cárie nos dentes de leite? Profissional esclarece o assunto
Os dentes de leite são grandes alvos da cárie dentária. Isso porque muitos os bebês e...
com a participação de:
Larissa Neves
CRO-SP: 136327