Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
13.11.2017

Etapas do clareamento dental: você sabe quais são?

Está pensando em fazer clareamento dental? Conheça as etapas do tratamento!
Está pensando em fazer clareamento dental? Conheça as etapas do tratamento!

Expert

Leonardo Costa

Leonardo Costa

CRO-BA: 5935

Especialista em Implantodontia - BAHIANA; Especialista em Periodontia - ABO-BA; Mestre em Clínica Odontológica - FOUFBA; Professor do Curso de Odontologia da EBMSP - BAHIANA; Embaixador e Coordenador da Turma do Bem - Salvador; Conceito - Instituto de Saúde e Estética em Odontologia.

Segundo o dentista Leonardo Costa, o clareamento dental é o tratamento odontológico mais procurado pelos pacientes. A busca por um sorriso perfeito não é nova, mas hoje em dia os meios de consegui-lo já são muito mais avançados. Quando se percebe que os dentes estão amarelados ou manchados, caprichar na higiene bucal é a primeira atitude a ser tomada. Em alguns casos, no entanto, apenas a limpeza adequada já não é capaz de deixar os dentes brancos. Nessa situação, o clareamento pode ser a solução perfeita! Você pensar em realizar esse tratamento? Conheça mais sobre as etapas dele.

Por que clarear os dentes?

Dentes brancos e saudáveis podem fazer grande diferença na vida de uma pessoa. Além de um belo sorriso aumentar a autoestima, quando as pessoas realizam o procedimento costumam passar a se preocupar mais com a higiene bucal, pois querem conservar os resultados. “Desde que realizado por profissionais habilitados, o clareamento não traz prejuízos à saúde, apenas alegrias”, afirma o dentista.

Conheça as etapas do clareamento dental

Quando você decide que precisa clarear seus dentes, existe mais de uma opção disponível para atingir o resultado desejado. Uma das alternativas é a técnica de Clareamento de Auto-aplicação Assistida, conhecida normalmente como clareamento caseiro. “Nesse processo, uma moleira é confeccionada a partir de moldes dos dentes do paciente e o gel clareador é aplicado nela”, explica ele. O dentista indicará o tempo pelo qual ela deverá ser utilizada, mas o tratamento costuma durar em torno de quatro semanas.

Já no clareamento realizado no consultório, as etapas são diferentes. “Nesse caso, após a proteção da gengiva com uma barreira gengival o gel é aplicado sobre os dentes”, esclarece o profissional. Segundo ele, normalmente são necessárias três sessões em média para completar o procedimento.

Alguns cuidados precisam ser tomados antes do tratamento

Antes de começar o tratamento, é preciso tomar alguns cuidados. Primeiramente, a saúde bucal deve ser avaliada. Cáries e infiltrações em restaurações não podem existir, além disso é necessário apresentar saúde gengival. “Fissuras no esmalte, infiltrações, dentina exposta e outros fatores que possam comprometer o clareamento devem ser solucionadas antes de se iniciar o tratamento”, afirma.
Caso não seja possível solucionar esses problemas, o procedimento não deve ser realizado nesse indivíduo. Em mulher grávidas ou amamentando, o procedimento também é contraindicado. “O clareamento também não é recomendado para pessoas que tenham feito recentemente cirurgia de gengiva, esteja com inflamação do tecido gengival ou que tenham reações alérgicas ao produto”, completa.


Nada de bebidas com corante durante o tratamento


Após passar por essa etapa sem encontrar nenhuma restrição, o tratamento pode ser iniciado. Mas durante o processo algumas recomendações também precisam ser seguidas! Elas serão indicadas pelo dentista que estiver realizando ou acompanhando o clareamento. Entre elas, Leonardo cita “evitar um alto consumo de substâncias com corantes, como café, vinho tinto, refrigerantes a base de cola, açaí entre outros”.

Mais Matérias: Clareamento Dental
Clareamento dental com moldeira elétrica de luz de LED: é seguro? Especialista revela os perigos dessa tecnologia e explica porque não é recomendada
Clareamento Dental
Clareamento dental com moldeira elétrica de luz de LED: é seguro? Especialista revela...
Os dentes amarelados podem ser um verdadeiro incômodo para quem preza pela estética e saúde...
com a participação de:
Vinícius Barçal
CRO-RJ: 3979-7
Escova de dentes elétrica + creme dental clareador: veja como essa dupla ajuda no tratamento de manchas e na manutenção do clareamento
Clareamento Dental
Escova de dentes elétrica + creme dental clareador: veja como essa dupla ajuda no tratamento de...
Não é novidade para ninguém que ter um sorriso branco e saudável é o desejo da maioria dos pacientes. No entanto, poucas pessoas sabem que é possível conquistar esse objetivo com a ajuda de algumas ferramentas simples: a escova de dentes elétrica e o creme dental clareador . Sim, isso mesmo! Pode...
Como clarear os dentes rapidamente: dentista revela o segredo do clareamento dental eficaz
Clareamento Dental
Como clarear os dentes rapidamente: dentista revela o segredo do clareamento dental eficaz
Você está com os dentes amarelados e isso te incomoda bastante? A má...
com a participação de:
Vinícius Barçal
CRO-RJ: 3979-7
Clareamento dental caseiro funciona? Especialista revela técnicas que devem ser evitadas e qual é a mais segura para alcançar um sorriso branco
Clareamento Dental
Clareamento dental caseiro funciona? Especialista revela técnicas que devem ser...
Ter um sorriso branco é o objetivo de muitas pessoas. A forma mais eficaz e segura de alcançar esse...
com a participação de:
Igor Puga
CRO-RJ 28418
Como preservar o clareamento dental: cuidados, o que não fazer, dicas de higiene bucal e manutenção do tratamento
Clareamento Dental
Como preservar o clareamento dental: cuidados, o que não fazer, dicas de higiene bucal e...
Você fez clareamento dental e finalmente conquistou aquele sorriso branco que tanto queria. Agora, as preocupações acabaram e não é mais necessário ter aqueles cuidados minuciosos com os dentes, certo? Errado! Muita gente pensa que depois do clareamento não precisa mais se preocupar com a saúde...
Clareamento dental: usar pasta de dentes com efeito whitening ajuda a manter os dentes brancos por mais tempo?
Clareamento Dental
Clareamento dental: usar pasta de dentes com efeito whitening ajuda a manter os dentes...
Engana-se quem pensa que basta fazer  clareamento dental para conquistar dentes brancos por toda a vida. Na...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947