Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB

Estomatite infantil: o que é? Quais os sintomas? Dá para prevenir?

A estomatite infantil é bastante comum e pode afetar a saúde bucal do seu filho. Você já ouviu falar nesse probleminha? Vem que a gente te explica!
A estomatite infantil é bastante comum e pode afetar a saúde bucal do seu filho. Você já ouviu falar nesse probleminha? Vem que a gente te explica!

Expert

Flávia Macedo Couto

Flávia Macedo Couto

CRO-RJ: 39.770

Graduada e Mestre em Clínica Odontológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Especialista e Doutoranda em Odontopediatria pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

A estomatite, também conhecida como afta, é um problema bastante comum e que também pode acometer crianças e bebês, gerando muita dor e desconforto para os pequenos. Essas pequenas inflamações que aparecem na mucosa bucal podem dificultar bastante a alimentação e amamentação, já que qualquer mínimo contato com a lesão já é o suficiente para incomodar. Para entender mais sobre esse quadro e como ele pode afetar o seu filho, entrevistamos a odontopediatra Flávia Macedo. Confira!

O que é a estomatite infantil?

De acordo com a especialista, estomatite é o termo amplo utilizado para inflamações ocorridas na boca. A mais comum delas é a estomatite aftosa - que pode ser recorrente ou não -, que consiste em ulcerações dolorosas e também são conhecidas como aftas. “Outros exemplos são a gengivoestomatite herpética primária e a doença mão-pé-boca são infecções virais que ocorrem entre os 6 meses e 5 anos de idade”, completa.

As causas para a estomatite podem ser variadas. Segundo Flávia, a estomatite aftosa pode ser causada por alergias e traumas locais, por exemplo; já a gengivoestomatite herpética primária e a doença mão-pé-boca são causadas por vírus.

Os principais sintomas da estomatite infantil

A inflamação normalmente é caracterizada por lesões na cavidade bucal no geral. Isto é, machucados avermelhados e/ou esbranquiçados nas regiões de lábios, língua, gengiva, bochechas e céu da boca, segundo a especialista.

“Como 'estomatite' é um termo que engloba diferentes condições, os sintomas gerais associados às lesões bucais variam”, esclarece. Por isso que as estomatites virais, por exemplo, costumam apresentar sintomas na saúde geral. Já no caso de uma gengivoestomatite herpética, a odontopediatra destaca o que acontece: “Essa é uma infecção primária causada pelo herpesvírus simples e pode ocorrer: febre, irritabilidade e dor. Já na doença mão-pé-boca ocorre febre, diarreia, náuseas e vômitos.

É possível prevenir a estomatite?

Como a estomatite pode ser causada por diferentes fatores, a prevenção deve estar relacionada principalmente a bons hábitos alimentares e de higiene, conforme a especialista explica. “O cuidado com a saúde geral, incluindo a saúde física, mental e bucal, pode auxiliar nesta prevenção”, conta. De qualquer forma, é indispensável que o paciente sempre procure acompanhamento e orientação profissional, pois um odontopediatra é capaz de diagnosticar o problema e então encaminhar o pequeno paciente para o tratamento mais adequado.

Este artigo tem a contribuição da especialista:
Flávia Macedo Couto - Odontopediatra
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 39.770

Mais Matérias: Saúde Bucal Infantil
Tratamento de bruxismo infantil: a placa de proteção pode ser usada nessa idade?
Saúde Bucal Infantil
Tratamento de bruxismo infantil: a placa de proteção pode ser usada nessa idade?
Você já ouviu falar em bruxismo infantil ? Caracterizado pelo hábito de ranger e apertar os dentes, esse problema atinge principalmente crianças de até 6 anos - justamente o período em que há um maior desenvolvimento da arcada dentária. E, para evitar problemas maiores, é muito importante...
Dente de leite que não amolece: odontopediatra explica o que é e todos os cuidados com a saúde bucal da criança nessa época
Saúde Bucal Infantil
Dente de leite que não amolece: odontopediatra explica o que é e todos os cuidados com...
A troca entre os dentes de leite para os permanentes ocorre por volta dos 6 anos de idade e se estende até...
com a participação de:
Joaquina Santos Diniz
CROSP 115.367
Higiene bucal do dente de leite mole: como fazer? Todos os cuidados para evitar sangramento na gengiva
Saúde Bucal Infantil
Higiene bucal do dente de leite mole: como fazer? Todos os cuidados para evitar sangramento na...
O cuidado com os dentes de leite é um assunto que gera muitas dúvidas, afinal, eles são temporários e logo deixarão de existir para dar lugar aos dentes permanentes . Quando os dentes estão em fase de troca, ou seja, quando estão moles, é mais difícil ainda lidar com a higiene bucal dos...
Limpador de língua infantil: o que é? Como usar? A importância dessa higiene bucal desde a primeira idade
Saúde Bucal Infantil
Limpador de língua infantil: o que é? Como usar? A importância dessa higiene bucal...
O limpador de língua é uma ferramenta fundamental para a higiene bucal. Embora seja pouco conhecido,...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Escova de dentes elétrica: veja 4 vantagens do acessório para higiene bucal infantil
Saúde Bucal Infantil
Escova de dentes elétrica: veja 4 vantagens do acessório para higiene bucal infantil
Não é novidade para ninguém que a escova de dente elétrica pode trazer diversos benefícios para saúde bucal. Mas você sabia que esse acessório também pode ser um grande aliado na hora de cuidar do sorriso das crianças? Além de ser uma opção mais atrativa para os...
Dentes de leite: 5 dicas de como aliviar os sintomas do nascimento da primeira dentição
Saúde Bucal Infantil
Dentes de leite: 5 dicas de como aliviar os sintomas do nascimento da primeira dentição
 O nascimento dos primeiros dentes de leite da criança é um momento marcante na vida de toda...
com a participação de:
Francielli Brito
CRO-MT: 6490