Os dentes são estruturas importantes que compõem o nosso sorriso. Eles precisam ser bem cuidados, com bons hábitos de higiene bucal e acompanhamento profissional, para que se mantenham saudáveis e bonitos. No entanto, pouca gente sabe diferenciar as partes pelas quais são compostos, e o esmalte dental é uma delas. Localizado externamente, ele tem um papel fundamental na proteção desses elementos, e seu desgaste pode trazer muitos prejuízos para a região bucal. Saiba mais sobre ele e aprenda a protegê-lo!

Características do esmalte dental

O esmalte é uma das principais estruturas formadoras do dente, além da dentina e polpa. Ele é o tecido mais mineralizado e resistente do corpo humano, sua composição apresenta, aproximadamente, 97% de minerais. Em pacientes com a saúde bucal em dia, o esmalte dental é a parte vista, por ser a mais externa. É ele quem concede a cor ao dente, podendo ser um amarelo claro ao branco acinzentado.

Entenda a função do esmalte dental

Essa estrutura fundamental é responsável por proteger todo o dente. O esmalte é a camada mais dura e, por isso, consegue servir de barreira para a dentina e nervos. Dessa maneira, sua função é prevenir esses elementos internos de algum problema, como por exemplo a cárie e sensibilidade. O esmalte dental é a camada que está em constante contato com os alimentos e a saliva.

Quais são os problemas do desgaste dessa estrutura?

Assim como foi explicado acima, a manutenção do esmalte dental em boas condições é de suma importância para a saúde bucal. No entanto, essa estrutura pode sofrer com alguns problemas, como a erosão ácida. Ou seja, é quando acontece a perda dessa camada do dente, causando sensibilidade.

Além disso, esse desgaste acaba deixando os dentes amarelados, transparentes e mais finos. O aparecimento de cáries também é uma complicação recorrente, que acaba corroendo essa parte por conta da ação de ácidos. E ainda, alguns hábitos errados podem contribuir para a desmineralização, como usar escovas de dente duras, cremes dentais abrasivos ou fazer uso de muita força durante a escovação.

Saiba como proteger o esmalte dental

Para proteger o esmalte dos dentes, é preciso seguir alguns cuidados. A melhor solução é manter os hábitos de higiene bucal, respeitando cada etapa: fio dental, escovação com uso de um creme dental com flúor e, para finalizar, o enxaguante bucal. O elemento consegue fortalecer o esmalte dental, protegendo-o principalmente das cáries. Para completar, evite o consumo de bebidas ácidas, como refrigerantes, para ajudar no combate ao desgaste dental.