Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
19.09.2016

Esmalte, dentina e polpa: você conhece cada parte do seu dente?

Expert

Fernando Luiz Tavares Vieira

Fernando Luiz Tavares Vieira

CRO-PE 2114

Doutor em Dentística Restauradora pela FOP/UPE, Mestre em Dentística e Endodontia pela UFPE, especialista em Metodologia do Ensino Superior para área da Saúde e professor adjunto IV do Departamento de Prótese e Cirurgia Buco Facial da UFPE.

A maior relação de cuidado que temos com o nosso sorriso é durante a higiene bucal. Neste momento é possível notar muitas coisas, como a tonalidade dos dentes, estado e saúde. Mas tudo o que visualizamos é a parte superficial deles, pois no interior de cada dente existe toda uma estrutura que afeta diretamente a saúde da boca. O esmalte, a dentina e a polpa são elementos que fazem o seu cartão de visitas ser o que é. Você conhece o papel de cada um deles? O endodontista Fernando Luiz Tavares apresenta.

O esmalte dentário

A primeira parte que vem é o esmalte. Ele é a camada que envolve e protege todo o dente, prevenindo seus elementos internos de problemas, como a sensibilidade e a cárie dentária. "Por ser a parte mais mineralizada do elemento dental tem a função não só de entrar em contato mais direto com os alimentos ingeridos, como também de proteger as estruturas internas como a dentina e a polpa".

Por isso ele merece todo cuidado. E a melhor forma de fazer isso é praticando hábitos saudáveis. "Escovação dental, utilizando todos os recursos disponíveis, como um creme que contenha flúor em sua composição, e com o uso de fios dentais e enxaguantes bucais, pelo menos, 3 vezes ao dia". Todo capricho neste momento é necessário, mas tome cuidado com os exageros. Nada de colocar força e muito creme dental na hora de escovar os dentes. Gestos assim só desgastam toda a proteção.

A dentina

Essa parte fica logo atrás do esmalte e apresenta uma estrutura menos dura. Sua principal função é defender a primeira camada protetora, absorvendo impactos externos causados por alimentos ou desgastes. Ela também é responsável pela área sensitiva do dente que é totalmente ligada à polpa, a parte nervosa. Por isso, o endodontista pede atenção, mais uma vez, à higiene bucal. "Por ser um tecido menos mineralizado e composto de uma parte maior de matéria orgânica, a dentina ficará mais susceptível à ação das bactérias causadoras da cárie".

A polpa dentária

Essa é considerada a peça mais viva do dente, como se fosse o coração de toda a estrutura. "Em seu interior existem vasos sanguíneos e terminações nervosas encarregadas da manutenção da vitalidade do elemento dental". É com a ajuda da polpa que sentimos todos os incômodos e alertas de problemas bucais como a cárie e a sensibilidade dentária. Por isso, Fernando ressalta que é de extrema importância preservá-la. E todo cuidado começa com a higiene bucal. Deu pra notar que o esmalte, a dentina e a polpa funcionam em conjunto. Um depende do outro para viver em harmonia e tornar seu sorriso mais saudável.

Mais Matérias: Dentes
Fechamento do diastema: a frenectomia pode tratar o espaço entre os dentes? Saiba mais sobre o procedimento
Dentes
Fechamento do diastema: a frenectomia pode tratar o espaço entre os dentes? Saiba mais...
O diastema não é uma doença bucal , como a cárie, a gengivite ou a periodontite. Na...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Escaneamento intraoral: o que é? Para que serve? Conheça mais sobre essa tecnologia na odontologia
Dentes
Escaneamento intraoral: o que é? Para que serve? Conheça mais sobre essa tecnologia na...
A tecnologia e a odontologia andam lado a lado. As novas técnicas podem ser usadas para tratar uma...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448
Cirurgia guiada odontológica: dentista esclarece 5 dúvidas sobre o procedimento tecnológico
Dentes
Cirurgia guiada odontológica: dentista esclarece 5 dúvidas sobre o procedimento...
Você já ouviu falar em cirurgia guiada? Na odontologia, qualquer tipo de procedimento cirúrgico...
com a participação de:
Daniele Machado
CRO-RJ 26.953
Diastema precisa ser corrigido? Entenda em quais casos é necessário o ajuste desse espaço entre os dentes
Dentes
Diastema precisa ser corrigido? Entenda em quais casos é necessário o ajuste desse...
O diastema é uma característica bem marcante e conhecida no sorriso de muita gente, inclusive de...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Perdi um dente: o que fazer? É possível reimplantar? Como isso pode acontecer e como prevenir o problema?
Dentes
Perdi um dente: o que fazer? É possível reimplantar? Como isso pode acontecer e como prevenir o...
Engana-se quem pensa que perder um dente é algo incomum. Na verdade, existe uma série de fatores que podem contribuir para a perda dentária, como má higiene bucal, doenças periodontais e traumas. Mas, independente do fator causador, uma coisa é certa: conversar com um dentista para avaliar a...
5 anos cuidando do seu sorriso! Reveja alguns dos conselhos mais valiosos sobre saúde bucal que você aprendeu com o Sorrisologia
Dentes
5 anos cuidando do seu sorriso! Reveja alguns dos conselhos mais valiosos sobre saúde bucal que...
Cuidar bem dos seus dentes vai muito além da higiene bucal . É claro que um sorriso saudável precisa de escovação, fio dental e o uso de um bom enxaguante, mas isso não é tudo! Também é importante se atualizar sobre essas técnicas e buscar novas tecnologias e tratamentos no meio...