Na hora da higiene bucal a escova de dentes é a companheira inseparável. Pular as etapas do fio dental ou enxaguante pode até ser comum na rotina de algumas pessoas, mas a escovação precisa ser repetida, pelo menos, três vezes ao dia sem desculpa. Para isso, é importante ter em mãos uma ferramenta que limpe seu sorriso da melhor forma possível, retirando todo acúmulo de placa bacteriana, manchas e outras sujeiras que ficam na superfície dos dentes. Será que a escova de cerdas finas seria a mais indicada? Muitas pessoas duvidam da eficácia desse modelo. Por este motivo, conversamos com quem entende do assunto para desvendar essa dúvida.

Desvendando o mistério

As escovas costumam variar de tamanho, formato e comprimento das cerdas. Muitas pessoas acreditam que quanto mais duros forem os tufos, melhor e mais eficaz será a higiene. Mas engane-se quem acredita nisso. O dentista Johnathan Marcondes explica que o uso de escovas duras está associado à sensibilidade dentária, ferimento na gengiva e retrações gengivais, quando a raiz do dente fica exposta e acaba gerando muita dor. “As escovas com cerdas finas e macias são mais flexíveis, limpam melhor abaixo da margem gengival e também proporcionam uma limpeza mais profunda das áreas entre os dentes”, afirma. A escovação, portanto, deve ser sempre feita com ferramentas de cerdas finas, sem pressa e sem força.

Funções da escova na higiene bucal

Quem troca a escova de cerdas duras por uma macia já sente a diferença na primeira higiene bucal. Isso porque além de proporcionar uma escovação mais suave, os tufos finos e macios garantem uma limpeza mais profunda para os dentes e os espaços entre eles, alcançando até a região abaixo da linha da gengiva. Este modelo também é indicado para prevenir casos de retrações gengivais e outros problemas como a gengivite. “Cenários em que o paciente já possui o problema, a escova é perfeita para evitar que a doença se agrave”, explica Johnathan. Além de todas essas vantagens, a ferramenta de cerdas finas é o modelo mais indicado para as crianças.

Não se esqueça das outras ferramentas

Agora você já sabe que a escova com cerdas finas é a melhor para limpar seu sorriso. Mas mesmo fazendo uma limpeza tão profunda, é importante acrescentar os outros itens do kit na sua higiene bucal. Antes da escovação, que tal passar logo o fio dental? É bom fazer esse ritual primeiro para tirar todos as sujeiras e restos de alimentos que ficam grudados entre os dentes. Assim, fica mais fácil das cerdas da escova acessarem a área interdental e deixar seu cartão de visitas ainda mais bonito. Por último, é só usar o enxaguante sem álcool e fazer aquele bochecho por 30 segundos.