Ninguém gosta de ficar doente, mas muita gente acaba pegando uma gripe por não ter praticado aqueles atos simples de prevenção. O mesmo acontece com a doença periodontal. Tudo começa com a falta de uma boa higiene bucal e o consumo excessivo de alimentos açucarados, que ocasionam o acúmulo do placa bacteriana nos dentes e gengivas. Ainda bem que existem hábitos simples capazes de proteger sua boca. Você está praticando-os corretamente? O especialista Clébio Ferreira Júnior listou alguns deles aqui no Sorrisologia.

1 - Não esquecer do fio dental

Toda higiene bucal deve começar com o fio dental. Só ele tem o poder de retirar aquelas sujeirinhas incômodas do seu sorriso e abrir espaço para as cerdas da escova de dentes. "Depois das refeições muitos resíduos alimentares ficam entre os dentes e interagem com as bactérias, formando a placa bacteriana", esclarece o profissional. Toda essa interação é um perigo para sua boca e pode ser o início de uma doença periodontal. Usando o fio dental com frequência, as bactérias ruins serão incapazes de invadir o seu sorriso saudável.

2 - Escovar os dentes

Uma escova macia e um creme dental adequado é o próximo passo. A escovação é o hábito mais tradicional de tratar do sorriso, mas para que todo o trabalho não seja em vão é necessário praticar todos os dias após as refeições. "A ausência de uma correta higienização bucal é o principal fator responsável pelo aparecimento da gengivite e da periodontite", explica Clébio. Não dê passagem para essa doença e mantenha sua boca sempre protegida.

3- Evitar os doces

Bolo, churros, caramelo... Sabem o que essas guloseimas têm em comum, além de serem gostosas? Açúcar. E acredite, não é pouco! Você não faz ideia do quanto de placa bacteriana pode se esconder entre os nossos dentes ao comer um desses docinhos todos os dias. Uma boa saúde bucal precisa ser aliada à uma dieta saudável. Evite todos esses vilões ou reduza seu consumo. Troque os alimentos industrializados pelos naturais. Toda essa mudança de hábitos fará você sorrir ainda mais para a vida.

4- Ir ao dentista regularmente

Em uma consulta podemos evitar um monte de doenças bucais, inclusive a periodontite, e manter os dentes bem branquinhos e saudáveis por um bom tempo. Dependendo da sua situação bucal, você pode visitar o profissional a cada ano ou de seis em seis meses. Não dê desculpas para evitar uma visita ao dentista e cuide do seu cartão de visitas.

5- Cuidar da saúde geral

Pode não parecer, mas existem muitas doenças sistêmicas que têm relação com a saúde dos dentes. Isso pode acontecer por alterações hormonais até consumo de medicações fortes, como destaca Clébio. "Investigações recentes associam a doença periodontal como um possível fator de risco para doenças autoimunes como a artrite reumatóide, o lúpus e até o alzheimer". Por isso, mantenha não só os dentes como toda a saúde geral em dia para evitar problemas futuros.

6- Usar um creme dental preventivo

A periodontite é a evolução de uma doença gengival não tratada. Para não ter uma, muito menos as duas, é importante prevenir. Use um creme dental que deixa as gengivas saudáveis, interrompe os primeiros sinais da gengivite e fornece proteção contra as bactérias. Ele também deixa seus dentes livres das cáries, tártaro, mau hálito e sensibilidade. São muitos benefícios. Invista nesses cuidados.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Clébio Ferreira Jr. - Especialista em Periodontia e Pós-graduado em Implantodontia
Niterói - RJ
CRO-RJ: 30156