Existem coisas na vida que não mudam. Todos os dias, uma das primeiras tarefas que fazemos é a higiene bucal. Este hábito é o mais recomendado pelos dentistas para manter a saúde bucal equilibrada e um sorriso sempre bonito. Mas será que é o único meio de prevenir todos os problemas bucais? O cirurgião-dentista Max Ferreira ajuda o Sorrisologia a descobrir e conta como um profissional no assunto pode auxiliar o paciente neste caso.

Só a escovação resolve?

Não dá pra negar os benefícios da higiene bucal para a saúde dos nossos dentes e do organismo. Realizando corretamente, ela é capaz de prevenir doenças bucais como o tártaro, gengivite, cárie, e até outros problemas gerais, como doenças cardíacas. “A higienização diária mantém os tecidos bucais (dentes e gengivas) livres da placa bacteriana que, quando não controlada, inicia e desenvolve os processos patológicos”. Porém, a limpeza diária dos dentes não é a única garantia de que você está livre de todos os problemas bucais.

Existem outras medidas que podem ajudar

Max explica que um fator extremamente relevante para a saúde bucal é a alimentação. “A dieta deve ser balanceada, rica em nutrientes, para que os tecidos bucais, principalmente as gengivas, sejam fortalecidos e mantenham um metabolismo adequado”. A saúde começa pela boca e tudo o que comemos também reflete no bem-estar dessa região.

Sabe-se, por exemplo, que a baixa ingestão de vitamina C está relacionada com doenças gengivais. Outro ponto é que alimentos como a maçã, brócolis e a cenoura são considerados detergentes e colaboram muito para uma limpeza superficial dos dentes e para a produção de saliva. Motivos para comer bem é o que não faltam!

O dentista também colabora

Se mesmo com todas as ferramentas em mãos você ainda tem dúvidas sobre como realizar a higiene de forma correta e como se prevenir de problemas, o profissional é a pessoa certa para ajudar. “O dentista deve orientar seus pacientes quanto a técnicas de higienização bucal (escovação e uso do fio dental), recomendar uma alimentação balanceada, uma dieta não cariogênica, além de incentivar visitas regulares ao consultório para manutenção e limpeza profissional”.