Nada em excesso é bom para a saúde, inclusive quando se trata da saúde dos seus dentes. Você pode até achar que escová-los muitas vezes ao longo do dia é sinônimo de uma limpeza mais profunda, mas a verdade é que esse tipo de atitude também pode trazer consequências para o seu sorriso. “A escovação deve acontecer pelo menos de 2 a 3 vezes ao dia, e deve ser realizada durante 2 minutos após a refeição principal, ao acordar e antes de dormir com escovas macias e pastas menos abrasivas”, orienta a profissional Camila Stofella Sodré. Veja outras orientações que a especialista deu sobre o assunto a seguir!

Escovar os dentes várias vezes ao longo do dia pode prejudicar a saúde bucal

De acordo com a dentista, o excesso de escovação pode acarretar em problemas no esmalte dentário e na gengiva do paciente, prejudicando a sua saúde bucal. Isso acontece porque existem cremes dentais muito abrasivos que podem favorecer o desgaste do substrato dentário, conforme Camila explica. Esse desgaste, conhecido como erosão, afeta a camada protetora do dente, tornando o elemento muito mais vulnerável a outros problemas, como a sensibilidade. A gengiva, por sua vez, pode inflamar com o excesso de atrito durante a escovação.

Erosão dentária também pode ser provocada por outros fatores

A erosão dentária envolve o desgaste do esmalte dentário ou sua redução causada por ácidos, segundo a especialista. “A erosão intrínseca é causada por ácido gástrico ou sua regurgitação (problemas de refluxo gástrico, anemia ou bulimia por exemplo)”, conta. Já a erosão extrínseca está relacionada a alimentação, como o consumo de refrigerantes, por exemplo, mas também pode estar relacionada ao excesso de escovação dos dentes. As consequências desse quadro envolvem a exposição da dentina, sensibilidade dentinária e transparência das pontas dos dentes da frente.

Outros hábitos devem ser evitados na higiene bucal

Para uma higiene bucal correta, a especialista destaca que é importante medir a força utilizada durante a escovação, já que o seu excesso pode provocar a retração gengival e causar sensibilidade. Além disso, ela acrescenta: “Atenção ao utilizar pastas abrasivas e escovas de cerdas duras, o que pode acarretar em sensibilidade e retração gengival também”. Antes de escovar os dentes, sempre preste muita atenção a esses fatores para que a sua saúde bucal não seja prejudicada!

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Camila Stofella Sodré - Especialista em prótese dentária
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 40419