Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
21.03.2019

Escovar os dentes ao acordar ou depois do café da manhã: qual é o mais indicado?

Expert

Viviane Fellows

Viviane Fellows

CRO: 42816

CEO do Atelier Odonto Rio, cirurgiã-dentista e pós-graduada em próstese dentária. Possui atualização em cirurgia Oral pela Associação Brasileira de Odontologia e Smile Desinger – DSD Team Acrreditation.

Escovar os dentes antes ou depois do café da manhã? Você com certeza já esbarrou com alguém que não tinha o mesmo costume que você quanto a isso. Se você prefere escovar os dentes depois do café, por exemplo, deve ter ouvido que estaria engolindo as bactérias da boca. Mas será que isso realmente acontece? Para tirar essa dúvida e finalmente acabar com as discussões, perguntamos para a cirurgiã-dentista Viviane Fellows qual dos dois casos é o mais indicado!

Escovar os dentes antes ou depois do café da manhã?

Na verdade, tanto faz! O importante aqui é não esquecer de realizar essa higienização. Mas tudo depende dos hábitos do paciente. Quando o costume é escovar os dentes antes do café da manhã, é importante repetir a higienização. “Se o paciente que escovar antes do café da manhã se comprometer que, após o café, também irá escovar, daí tudo bem”, comenta. Os pacientes que gostam de realizar apenas uma higienização pela manhã, devem optar por fazê-la depois do café, evitando que restos alimentares fiquem na região, acumulando bactérias.

Tomar o café da manhã sem escovar os dentes faz engolir as bactérias da boca?

Um principal obstáculo para muitos pacientes deixaram a escovação para depois do café da manhã é a ideia de que estariam ingerindo, junto do alimento, as bactérias que ficaram acumuladas durante toda a noite pela região bucal. E eles estão certos. De fato, ingerimos a saliva em que as bactérias estão presentes. Mas a profissional esclarece que não há problema nenhum nisso. “Durante todo o dia, engolimos salivas, lotadas de bactérias. Elas vão parar no trato digestivo, onde não irão conseguir sobreviver”, explica. Então, se era isso que te impedia de higienizar os dentes depois do café da manhã, não há mais com que se preocupar!

Prefiro escovar os dentes depois de café da manhã. Tem problema?

Nenhum! Mas uma coisa que você deve se atentar é na hora de escovar os dentes. Acontece que quando tomamos o café da manhã, o pH bucal pode se tornar mais ácido, por conta da presença dos alimentos. “O ácido deixa seu esmalte fraco e escovar o dente logo depois de comer uma refeição bem ácida poderá danificar o dente mais ainda com o atrito mecânico da escova”, explica. Por isso, o paciente deve, além de manter uma dieta menos ácida, esperar 30 minutos, após de comer, para então realizar a higiene adequada. Assim, ele permite que a saliva possa neutralizar parte considerável do excesso de acidez, controlando o pH.

Devemos escovar os dentes, no mínimo, 3 vezes ao dia

A escovação é muito importante para eliminar diariamente a placa bacteriana. Essa placa provoca o acúmulo de bactérias na região bucal, propiciando o aparecimento de diversos problemas bucais, como a gengivite. Com a devida higienização bucal, o paciente consegue prevenir muitas dessas complicações. Por isso, a recomendação dos profissionais é que todos os pacientes sempre escovem os dentes 30 minutos após qualquer refeição, ou, pelo menos, 3 vezes ao dia. Complementando isso, também devemos usar o fio dental para limpar onde a escova de dente não consegue alcançar. Em alguns casos, o enxaguante bucal e o limpador de língua também pode ser recomendados. Para saber quais produtos de higiene bucal são os mais indicados para o seu caso, não se esqueça de se consultar com um dentista de confiança.

Este artigo tem a contribuição do especialista: 
Viviane Fellows - Cirurgiã-dentista
Rio de Janeiro - RJ
CRO: 42816

Mais Matérias: Higiene Bucal
5 dicas de como preservar a sua escova de dentes elétrica por muito mais tempo
Higiene Bucal
5 dicas de como preservar a sua escova de dentes elétrica por muito mais tempo
A escova de dentes elétrica já provou ser uma opção tecnológica que facilita (e...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448
Enxaguante bucal pode substituir a escovação dos dentes?
Higiene Bucal
Enxaguante bucal pode substituir a escovação dos dentes?
A higiene bucal é um autocuidado que não pode ser substituído por nada! Através desse...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Profilaxia dental: por que fazer? 6 problemas bucais que o procedimento é capaz de prevenir
Higiene Bucal
Profilaxia dental: por que fazer? 6 problemas bucais que o procedimento é capaz de...
Ir ao dentista tem uma porção de vantagens. Desde tratar uma incômoda dor de dente , até...
com a participação de:
Sandra Regina de Oliveira Torres
CRO-SP:113237
Limpeza do aparelho ortodôntico: como limpar cada modelo? Quais produtos de higiene devo usar? Saiba tudo sobre essa limpeza
Higiene Bucal
Limpeza do aparelho ortodôntico: como limpar cada modelo? Quais produtos de higiene devo usar?...
Você colocou aparelho ortodôntico recentemente e ainda está um pouco perdido com relação aos cuidados da higiene bucal. Fique sabendo que a limpeza é bem parecida com a que você fazia nos dentes antes do tratamento ortodôntico, mas com algumas etapas extras e produtos de higiene personalizados. Para...
"Devo limpar a boca do bebê após a amamentação?" Especialista explica quando a higiene bucal deve ser inserida na rotina da criança
Higiene Bucal
"Devo limpar a boca do bebê após a amamentação?" Especialista explica quando a higiene...
A higiene bucal é um cuidado que está presente desde os primeiros dias de vida de cada paciente....
com a participação de:
Aline Giampietro
CRO/SP: 83.818
Perdi um dente: o que fazer? É possível reimplantar? Como isso pode acontecer e como prevenir o problema?
Higiene Bucal
Perdi um dente: o que fazer? É possível reimplantar? Como isso pode acontecer e como prevenir o...
Engana-se quem pensa que perder um dente é algo incomum. Na verdade, existe uma série de fatores que podem contribuir para a perda dentária, como má higiene bucal, doenças periodontais e traumas. Mas, independente do fator causador, uma coisa é certa: conversar com um dentista para avaliar a...