Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
17.05.2019

Escovação, uso do fio dental... Confira o passo a passo de como cuidar da saúde bucal perfeitamente

    Consultar o seu dentista a cada seis meses é o primeiro passo para você descobrir como anda sua saúde bucal. Com ele, você vai descobrir suas principais necessidades e como tratá-las da maneira correta.
Acompanhe o passo a passo 1/5
1 Consultar o seu dentista a cada seis meses é o primeiro passo para você descobrir como anda sua saúde bucal. Com ele, você vai descobrir suas principais necessidades e como tratá-las da maneira correta.
   Praticar uma boa higiene! Esse ritual deve ser feito com uma escova macia, um creme dental apropriado, sem esquecer do fio dental e enxaguante.
Acompanhe o passo a passo 2/5
2 Praticar uma boa higiene! Esse ritual deve ser feito com uma escova macia, um creme dental apropriado, sem esquecer do fio dental e enxaguante.
   A higiene deve ser feita pelo menos três vezes ao dia, após todas as refeições!
Acompanhe o passo a passo 3/5
3 A higiene deve ser feita pelo menos três vezes ao dia, após todas as refeições!
      Adotar uma alimentação saudável, controlando principalmente o consumo do açúcar. Assim, você vai diminuir o risco de ter cáries, gengivite, periodontite e outras doenças bucais.
Acompanhe o passo a passo 4/5
4 Adotar uma alimentação saudável, controlando principalmente o consumo do açúcar. Assim, você vai diminuir o risco de ter cáries, gengivite, periodontite e outras doenças bucais.
  Procurar o dentista sempre que precisar. Se você estiver sentindo algum desconforto na boca ou desconfiando de alguma cárie, consulte esse profissional antes mesmo de completar seis meses da última consulta.
Acompanhe o passo a passo 5/5
5 Procurar o dentista sempre que precisar. Se você estiver sentindo algum desconforto na boca ou desconfiando de alguma cárie, consulte esse profissional antes mesmo de completar seis meses da última consulta.
  •     Consultar o seu dentista a cada seis meses é o primeiro passo para você descobrir como anda sua saúde bucal. Com ele, você vai descobrir suas principais necessidades e como tratá-las da maneira correta.
  •    Praticar uma boa higiene! Esse ritual deve ser feito com uma escova macia, um creme dental apropriado, sem esquecer do fio dental e enxaguante.
  •    A higiene deve ser feita pelo menos três vezes ao dia, após todas as refeições!
  •       Adotar uma alimentação saudável, controlando principalmente o consumo do açúcar. Assim, você vai diminuir o risco de ter cáries, gengivite, periodontite e outras doenças bucais.
  •   Procurar o dentista sempre que precisar. Se você estiver sentindo algum desconforto na boca ou desconfiando de alguma cárie, consulte esse profissional antes mesmo de completar seis meses da última consulta.

Expert

Breno Alex Osthoff

Breno Alex Osthoff

CRO RJ 47512

Cirurgião-dentista. Atua também como clínico geral.

Você cuida bem da sua saúde bucal? É muito comum dentistas fazerem essa pergunta para os seus pacientes. Ela pode ser resumida em praticar alguns hábitos simples, mas que mudam o seu sorriso para melhor! Entre esses cuidados, podemos ressaltar uma boa rotina de higiene (com escovação, fio dental e o uso de enxaguante), idas regulares ao odontologista, além de praticar uma alimentação saudável. Mas, para simplificar todas essas tarefas, o Sorrisologia conversou com o cirurgião-dentista Breno Osthoff e montou um passo a passo de como cuidar perfeitamente dos seus dentes.

Cárie, gengivite, periodontite: fique de olho e evite as doenças bucais mais comuns!

Embora a cárie seja mais comum durante a infância, essa e outras doenças bucais também acabam surgindo na adolescencia e ao longo da vida adulta. Isso acontece devido à negligência do próprio paciente que, com o passar dos anos, acaba deixando a higiene bucal um pouco de lado ou fazendo esse ritual usando escovas gastas e outras ferramentas de forma inadequada, como o próprio fio dental, por exemplo.

Com esse cenário, o dentista faz um alerta e diz que essa limpeza precária só favorece o acúmulo de placa bacteriana, a retração gengival e, consequentemente, a formação de outros problemas bucais: “Entre eles, podemos ressaltar a gengivite, periodontite, cáries, halitose (mau hálito), entre outros”, explicou.

Quais são as medidas para ter uma boa saúde bucal?

Pode parecer um pouco óbvio, mas o primeiro passo para garantir uma boa saúde bucal é ir ao dentista. Com a ajuda desse profissional, você vai descobrir suas principais necessidades e o que precisa ser melhorado na sua rotina de higiene, alimentação e outros hábitos. Breno adianta o assunto com algumas dicas fundamentais para deixar seu sorriso mais bonito: “Usar corretamente a escova com cerdas macias, creme e fio dental indicados pelo seu odontologista, além de diminuir a ingestão de alimentos açucarados”, esclareceu.

Uma boa alimentação também ajuda a ter dentes mais saudáveis!

Seu sorriso é o que você come! Isso significa que uma boa alimentação é um dos cuidados que vai deixar seus dentes mais saudáveis. Porém o dentista ressalta que esse é só um dos pés da tríplice da saúde oral - “ou seja, apenas uma boa rotina alimentar, sem o devido controle da placa bacteriana, não evita que o paciente tenha problemas com a saúde oral, somente melhora um pouco o quadro”, garantiu.

Quais outras dicas você poderia dar para quem quer cuidar melhor da saúde bucal?

O profissional recomenda: “Realizar consultas regulares a cada seis meses, se informar com o seus dentista sobre o tipo de escova, creme ou fio dental apropriado para você e como fazer uma escovação correta”, concluiu.

Acompanhe o passo a passo e saiba como cuidar da sua saúde bucal perfeitamente!

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Breno Alex Osthoff - Cirurgião-dentista com ênfase em prevenção e clinica geral
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ 47512

Mais Matérias: Higiene Bucal
A escova interdental é obrigatória para quem usa aparelho fixo?
Higiene Bucal
A escova interdental é obrigatória para quem usa aparelho fixo?
Você já ouviu falar na escova interdental ? Conhecida por promover uma higiene bucal mais eficaz, o acessório possui a função de limpar os espaços entre os dentes em que a escova e o fio dental não são capazes de alcançar. Justamente por isso, ela é bastante recomendada para pacientes...
Fio dental ou fita dental: existe diferença? Qual é o melhor produto para limpar entre os dentes?
Higiene Bucal
Fio dental ou fita dental: existe diferença? Qual é o melhor produto para limpar entre...
Que o uso do fio dental é fundamental para garantir uma boa higiene bucal não é novidade para...
com a participação de:
Igor Puga
CRO-RJ 28418
Bicarbonato de sódio e água oxigenada faz bem para a saúde bucal? Dentista explica a forma segura de usar essas substâncias
Higiene Bucal
Bicarbonato de sódio e água oxigenada faz bem para a saúde bucal? Dentista explica a...
Escovar os dentes com bicarbonato ou água oxigenada é uma atitude que tem se tornado cada vez mais...
com a participação de:
Ana Araújo
CRO-RJ: 19.220
Candidíase: tratamento caseiro para a doença bucal funciona?
Higiene Bucal
Candidíase: tratamento caseiro para a doença bucal funciona?
Não é mistério que a candidíase na boca é um dos quadros que podem prejudicar a...
com a participação de:
Kalina Diniz
CRO-SP: 110560
Higiene bucal do dente de leite mole: como fazer? Todos os cuidados para evitar sangramento na gengiva
Higiene Bucal
Higiene bucal do dente de leite mole: como fazer? Todos os cuidados para evitar sangramento na...
O cuidado com os dentes de leite é um assunto que gera muitas dúvidas, afinal, eles são temporários e logo deixarão de existir para dar lugar aos dentes permanentes . Quando os dentes estão em fase de troca, ou seja, quando estão moles, é mais difícil ainda lidar com a higiene bucal dos...
Escova interdental: preciso trocar? Saiba mais sobre os cuidados com esse produto de higiene bucal
Higiene Bucal
Escova interdental: preciso trocar? Saiba mais sobre os cuidados com esse produto de higiene bucal
Todo mundo sabe que para ter dentes saudáveis, é preciso manter uma rotina de higiene bucal completa : não só a escovação, mas também o uso do fio dental e do antisséptico bucal. Porém, muitas vezes, esses itens não são suficientes e é preciso lançar mão de...