Você cuida bem da sua saúde bucal? É muito comum dentistas fazerem essa pergunta para os seus pacientes. Ela pode ser resumida em praticar alguns hábitos simples, mas que mudam o seu sorriso para melhor! Entre esses cuidados, podemos ressaltar uma boa rotina de higiene (com escovação, fio dental e o uso de enxaguante), idas regulares ao odontologista, além de praticar uma alimentação saudável. Mas, para simplificar todas essas tarefas, o Sorrisologia conversou com o cirurgião-dentista Breno Osthoff e montou um passo a passo de como cuidar perfeitamente dos seus dentes.

Cárie, gengivite, periodontite: fique de olho e evite as doenças bucais mais comuns!

Embora a cárie seja mais comum durante a infância, essa e outras doenças bucais também acabam surgindo na adolescencia e ao longo da vida adulta. Isso acontece devido à negligência do próprio paciente que, com o passar dos anos, acaba deixando a higiene bucal um pouco de lado ou fazendo esse ritual usando escovas gastas e outras ferramentas de forma inadequada, como o próprio fio dental, por exemplo.

Com esse cenário, o dentista faz um alerta e diz que essa limpeza precária só favorece o acúmulo de placa bacteriana, a retração gengival e, consequentemente, a formação de outros problemas bucais: “Entre eles, podemos ressaltar a gengivite, periodontite, cáries, halitose (mau hálito), entre outros”, explicou.

Quais são as medidas para ter uma boa saúde bucal?

Pode parecer um pouco óbvio, mas o primeiro passo para garantir uma boa saúde bucal é ir ao dentista. Com a ajuda desse profissional, você vai descobrir suas principais necessidades e o que precisa ser melhorado na sua rotina de higiene, alimentação e outros hábitos. Breno adianta o assunto com algumas dicas fundamentais para deixar seu sorriso mais bonito: “Usar corretamente a escova com cerdas macias, creme e fio dental indicados pelo seu odontologista, além de diminuir a ingestão de alimentos açucarados”, esclareceu.

Uma boa alimentação também ajuda a ter dentes mais saudáveis!

Seu sorriso é o que você come! Isso significa que uma boa alimentação é um dos cuidados que vai deixar seus dentes mais saudáveis. Porém o dentista ressalta que esse é só um dos pés da tríplice da saúde oral - “ou seja, apenas uma boa rotina alimentar, sem o devido controle da placa bacteriana, não evita que o paciente tenha problemas com a saúde oral, somente melhora um pouco o quadro”, garantiu.

Quais outras dicas você poderia dar para quem quer cuidar melhor da saúde bucal?

O profissional recomenda: “Realizar consultas regulares a cada seis meses, se informar com o seus dentista sobre o tipo de escova, creme ou fio dental apropriado para você e como fazer uma escovação correta”, concluiu.

Acompanhe o passo a passo e saiba como cuidar da sua saúde bucal perfeitamente!

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Breno Alex Osthoff - Cirurgião-dentista com ênfase em prevenção e clinica geral
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ 47512