Você já deve ter ouvido falar muitas vezes que "prevenir é o melhor remédio", mas talvez nunca parou para pensar na importância dessa frase. Com a saúde bucal é mais do que comprovado que através de uma boa higiene e demais cuidados você reduz ao máximo as chances de desenvolver problemas na sua boca. Seja o indesejável mau hálito ou a temida placa bacteriana, tudo isso é possível mandar para bem longe e manter um sorriso marcante e saudável pelo resto da vida. Tem coisa melhor?

Tudo começa pela higiene bucal

Ir ao dentista é muito importante, mas por outro lado de nada adianta se em casa você não colocar em prática tudo que ele lhe ensina. “Através de uma escovação correta e o uso do fio dental diariamente, temos condições de manter os dentes por muitos anos”, garante o dentista Cláudio de Sá Rêgo Fortes. Com essas medidas é possível controlar a placa bacteriana e assim garantir uma boca saudável.

Tenha sempre em mãos um kit básico com escova, creme dental e fio dental. Se possível, um enxaguante também conta muito para um hálito ainda mais refrescante. A escova elétrica é um opção muito boa para facilitar sua higiene e limpar sua boca com eficiência, além de possuir vários recursos, como contagem do tempo da escovação e sensor de força aplicada, para te ajudar a ser carinhoso com seus dentes.

Alimente-se bem

Comendo de forma correta e nos horários devidos também garantem um sorriso mais bonito e livre de doenças. É preciso focar nos alimentos que possuem nutrientes saudáveis e que fazem bem para a sua boca e corpo, como legumes, verduras e frutas, que produzem saliva, limpam os dentes e alguns têm até a capacidade de deixá-los mais brancos. “Evitando o açúcar, fator importante no aparecimento não só de cáries, mas de obesidade e diabetes, também é possível ter uma boca e vida mais saudáveis”, garante Cláudio.

Visitando seu dentista

Apesar de toda a correria da vida, não deixe de consultar o profissional dentista, em média, de seis em seis meses. Manter esse hábito é a melhor forma de prevenir doenças orais ou diagnosticá-las precocemente para ter um tratamento sem complicações.

Em seguida, vem os benefícios

Acredite, nada disso será em vão e os benefícios ficarão para sempre estampados em seu sorriso. Segundo Cláudio, além de cáries, a prevenção mantém os dentes e estruturas da boca fortes e protegidos de outras doenças. “A gengivite, periodontite, que leva a perda precoce do dentes, e até mesmo o câncer bucal podem ser evitados pelos simples cuidados diários”, concluiu o dentista. Por isso, não dê bobeira com a saúde da sua boca. Previna-se o quanto antes para ter o prazer de sorrir a vida inteira.