Escovar os dentes com muita pressão e comer alimentos ácidos. Isso pode até ser algo normal na sua rotina, mas saiba que todos esses hábitos não são bacanas para a saúde do seu sorriso. Se forem praticados de forma contínua, então, podem causar uma sensibilidade dentária, aquela dor bem chatinha na hora de comer algo gelado ou quente demais. Para fugir desse incômodo e ter uma vida mais sorridente, o Sorrisologia junto com o dentista Dr. André Luís Tabet de Oliveira Lima, listaram 4 dicas que podem ajudar a evitar esse problema

1- Vá ao dentista

Segundo André Luis, tudo acontece quando a dentina, aquela camada debaixo do esmalte dentário, fica exposta. "A diminuição da gengiva é uma das causas desse desconforto, mas também pode surgir por uma fratura ou queda de restaurações já existentes". Para que o problema seja evitado, precisamos visitar nosso dentista regularmente, ao menos de 6 em 6 meses, dependendo da sua saúde bucal, ou quando sentir algum sintoma inicial da sensibilidade, como dor ao consumir alimentos frios e quentes. Não deixe esse compromisso de lado!

2- Tenha uma boa higiene bucal

Começar uma limpeza com o fio dental e finalizar com enxaguante é a melhor maneira de evitar um monte de complicações na boca. Muita gente acaba pecando no momento da escovação e forçando as cerdas sob os dentes pensando que está fazendo uma boa higiene. Saiba que este ato só prejudica seus dentes, pois pode desgastar o esmalte dentário e causar a sensibilidade. O dentista recomenda. "Utilize a escova e o fio dental de forma correta e cremes e enxaguantes bucais indicados para dentes sensíveis".

3- Use um creme dental capaz de prevenir o problema

"O uso de cremes dentais especiais para esses casos podem controlar a sensibilidade”, assegura. Não deixe de usar na sua escovação um creme que previne e deixa seus dentes mais saudáveis e protegidos. Os cremes compostos de Fluoreto de Estanho estabilizado diminuem a sensibilidade dos dentes. Ele age bloqueando as aberturas dos pequenos túbulos conectados aos nervos do dente, impedindo que as substâncias externas ativem a dor. Já as escovas possuem cerdas com pontas cuidadosamente arredondadas que limpam seus dentes e gengivas com todo o carinho que eles merecem. Adquira as ferramentas certas e dê um fim na sensibilidade.

4- Controle sua alimentação

Saborear uma comida gostosa junto com aquele refrigerante é tudo de bom. Apesar disso, essa situação pode ser mais um motivo para causar sensibilidade. A palavra de ordem neste caso é: controle. Evite os alimentos industrializados ou ácidos nas refeições que podem desgastar o esmalte dental e troque por legumes e frutas com o poder de limpar e fortificar o seu sorriso. Praticando estes hábitos a sensibilidade passará bem longe dos seus dentes.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
André Luís Tabet de Oliveira Lima - Implantologista
São Caetano do Sul - SP
CRO-SP 62167