Você já leu sobre os diversos benefícios e vantagens de escovar os dentes com uma escova elétrica. Está ansioso para experimentar essa tecnologia que só tem a contribuir para dentes mais brancos. Mas aí surge a dúvida se poderia incluí-la no seu kit de limpeza oral, afinal você está em tratamento ortodôntico com aparelho fixo. Será que pode ser arriscado? O dentista Marcos de Boba explica se o uso dessa ferramenta é ou não adequada para esses pacientes.

Afinal, pode ou não pode usar escova elétrica?

O uso da escova elétrica pode ser feito por quem está em tratamento ortodôntico sim. O profissional dá algumas instruções para utilizá-la. "Deve-se escovar a superfície dos dentes e do aparelho com a escova inclinada num ângulo de 45°. Posteriormente, escova-se as superfícies internas, com atenção às partes inferiores, onde mais acumula tártaro e as superfícies oclusais (parte de cima dos dentes)", indica Marcos. 

Mas qual é a melhor: elétrica ou ortodôntica?

Se tiver que escolher entre a escova ortodôntica e a escova elétrica para os pacientes que usam aparelho fixo, o especialista tem a vencedora: a escova ortodôntica. "A sua concavidade na superfície permite a limpeza tanto da superfície dentária como a do aparelho ao mesmo tempo, no sentido de vai e vem", explica. Mas isso não significa que você precisa abrir mão de uma delas, quanto mais completo o seu kit de higiene oral, melhor. 

Mais cuidados

Fazer uso de uma escova interdental, além de recomendado pelo dentista, também é uma maneira de aumentar os cuidados. Com ela, é possível higienizar partes onde a escova ortodôntica ou elétrica não alcançam, como embaixo do arco e ao redor dos braquetes, por exemplo. "Geralmente, nessa região é onde mais se acumula placa durante o tratamento ortodôntico", atenta o dentista.

O uso de enxaguante bucal também é bem-vindo. O flúor do enxaguante previne a cárie, além de eliminar as bactérias presentes na língua, bochecha e gengiva, responsáveis por inflamações gengivais, cárie e mau hálito. "Além disso, não podemos esquecer que a dieta livre de açúcar também contribuirá para a manutenção da saúde bucal durante este período de alinhamento do sorriso", lembra. 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Marcos de Borba - Ortodontista
Porto Alegre - RS
CRO-RS: 12129