A criança precisa aprender desde cedo a cuidar de sua saúde bucal. Ensinar os filhos a tomar os devidos cuidados é uma tarefa dos pais, e que conta também com a contribuição do dentista. É importante explicar como essas atitudes trarão benefícios a eles e podem ser divertidas. Existe uma diversidade de produtos para manter uma boa higienização na boca da criança. A dentista Simone Bastos explica o benefício da escova elétrica para a saúde bucal infantil.

A escova elétrica pode ser indicada para crianças?

A escova elétrica é mais eficaz na redução de placa e gengivite, mas, para que isso ocorra, é preciso posicioná-la de forma correta e aplicar uma pressão adequada. “A utilização desse tipo de escova demanda um tempo um pouco maior para se realizar uma escovação adequada”, completa a dentista. Dessa forma, ela conta que, em sua rotina de consultório. em casos de crianças muito pequenas, acaba não indicando o uso da escova, pois elas ainda não lidam ou permitem muito bem a higiene bucal. Por isso, é importante ressaltar a necessidade de um profissional avaliar o caso e orientar, da melhor maneira possível, os responsáveis sobre o uso dessa ferramenta.

O uso da escova elétrica traz benefícios à saúde bucal da criança?

No caso das crianças, a escova elétrica apresenta vantagens ainda maiores. A dentista explica que a partir de certa idade, a criança começa a adquirir maior autonomia e ela mesma realiza sua higiene bucal. Assim, a escova elétrica permite que a higiene seja feita de uma forma muito eficaz e serve também de estímulo para gostar do momento da escovação. “Além de motivar a criança a fazer a sua limpeza dentária, a escova de dente elétrica diminui a força da escovação”, diz Simone.

Há modelos de escovas de dentes que trazem mais benefícios, como um temporizador de 2 minutos (ela muda o som após esse tempo, que é o indicado pelos dentistas para uma limpeza eficaz), substituição do refil (não há necessidade de adquirir outra escova), recarregável na tomada (não perde potência) e com tecnologia de movimentos 3D (oscilação, rotação e pulsação) que elimina até 100% de placa comparado às escovas comuns.

Os benefícios da escova elétrica para a higiene bucal

O movimento rotativo da escova de dente elétrica é uma de suas grandes vantagens. Com isso, ela permite que suas cerdas atinjam uma área maior de limpeza. “A escova de dente elétrica realiza movimentação suave, constante e padronizada, o que diminui as chances de as gengivas e o esmalte sofrerem com escovação forte demais”, explica a profissional. Além disso, sua eficiência em comparação à escova normal contribui para uma higienização eficaz e facilidade de uso em casos de dificuldade motora ou problema gengivais. Simone ainda chama atenção para os pacientes com algumas síndromes ou problemas de desenvolvimento, provocando a dificuldade psicomotora. Nessas condições, a escova elétrica é extremamente aconselhada e pode minimizar as dificuldades durante a higiene bucal.

Os pais devem acompanhar a escovação com a escova de dente elétrica

A dentista explica que para crianças com até oito anos de idade, é aconselhável que os pais façam uma supervisão durante e ao final  da escovação. Essa checagem é importante para que verifique-se se há locais onde o pequeno não conseguiu alcançar. Isto também vale para a transição para a escova elétrica, principalmente porque esta ferramenta demanda maior controle da criança durante a utilização. “Com os movimentos automáticos, as crianças precisarão ter cuidado para não machucar as gengivas, lábios ou mesmo escovar com muita força”, acrescenta a profissional.