As escovas elétricas são excelentes companheiras quando o assunto é cuidar da sua saúde bucal. Com diferentes recursos que facilitam o processo da escovação, esse modelo pode trazer uma série de benefícios para todas as idades. Sim, isso mesmo que você leu: crianças, adultos e até os mais idosos podem tirar vantagem dessa ferramenta. Mas para cada fase da vida, é importante se atentar a algumas características da escova elétrica, seja quanto ao seu uso ou quanto aos mecanismos de limpeza que ela oferece. Veja como você pode se beneficiar da infância à fase adulta!

Escova elétrica para crianças

A ferramenta é uma ótima opção para ajudar os pequenos na hora da higiene bucal, principalmente porque facilita (e muito!) a escovação dos dentes. Como ela realiza a maior parte do trabalho, não há porque se preocupar com muita coisa. O processo é bem simples: tudo que você precisa fazer é segurar a escova em um ângulo de 45 graus em direção à linha da gengiva e garantir que todos os dentes sejam escovados com movimentos circulares. Depois disso, é só a criança cuspir o excesso de pasta de dentes que ficou na boca e voilá!

Além disso, é bom ter atenção ao tempo de duração da escovação. O temporizador que vem integrado ao modelo alerta quando você escovou todas as áreas tempo o suficiente, um recurso muito útil. Agora se você estiver pensando em presentear seu filho com uma dessas escovas, vale lembrar que elas não são recomendadas para crianças com menos de três anos de idade.

As vantagens da escova elétrica na fase adulta

Por mais que o preço das escovas elétricas seja um pouco mais elevado do que o das escovas manuais, essa é uma ótima aquisição para quem deseja uma higiene bucal prática e eficiente ao mesmo tempo. Isso porque o modelo conta com diferentes recursos que auxiliam no processo de limpeza dos dentes, como o temporizador e os sensores de força, que determinam o tempo indicado para a escovação de cada região e alertam quando o paciente utiliza força excessiva sobre os dentes. Além disso, é possível personalizar a sua escovação, já que o modelo conta com diferentes modos de limpeza, basta você encontrar qual se encaixa melhor ao seu caso.

Terceira idade também pode se beneficiar com a escova elétrica

A dificuldade para realizar diferentes tarefas na terceira idade costuma atrapalhar alguns pacientes até mesmo na hora de escovar os dentes. Para contornar esse problema, uma ótima alternativa são as escovas elétricas, já que elas permitem que o paciente faça toda a limpeza bucal sem muito esforço. Mas vale lembrar que é importante ligar a escova somente depois da aplicação do creme dental, hein? Senão ele pode sair voando pelo banheiro. Também é importante dar uma atenção extra a saúde das gengivas, já que essa é uma região que costuma ficar bastante fragilizada conforme ficamos mais velhos.