Não dá para negar: a escova de dente elétrica é uma ótima escolha para quem prefere uma opção mais prática. Ainda assim, é comum que algumas pessoas ainda tenham dúvidas sobre como utilizá-la e, principalmente, como os movimentos durante a escovação devem ser feitos. Afinal, é preciso ter todo cuidado para evitar possíveis acidentes, que podem acabar provocando machucados na região bucal, em especial, na gengiva. Mas, será que é a sua escova de dente elétrica realmente pode machucar a gengiva? O dentista Claudio Pannuti ajuda a desvendar.

A escova de dente elétrica pode causar riscos à saúde gengival?

De acordo com Claudio, essa relação é falsa. “Escovas elétricas são seguras e eficazes no controle do biofilme dentário e da gengivite”, conta. Nesse sentido, o especialista explica que diferentes pesquisas clínicas mostram que as escovas elétricas são tão seguras quanto as manuais. Ou seja: não existe diferença entre os dois tipos em relação à abrasão ou retração gengival.

No entanto, o profissional esclarece que os movimentos feitos durante a escovação podem ser o grande diferencial entre a escova de dentes elétrica e a manual. “Escovas elétricas têm força de escovação controlada e, em alguns modelos, sensores de pressão que alertam o paciente esteja usando força excessiva. Por isso, acredita-se que escovas manuais têm maior potencial de provocar lesões gengivais do que as elétricas”, explica.

Escova de dentes elétrica oferece vários benefícios à gengiva

Quando se trata de escova de dentes elétrica, certamente a dúvida mais comum entre as pessoas é se realmente vale a pena comprá-la. Segundo Claudio, a ferramenta oferece uma série de recursos e benefícios para a região bucal, incluindo a gengiva. “A escova elétrica é tão eficaz quanto à escova manual na remoção de biofilme dentário e no controle da gengivite. Por isso, garantem uma gengiva saudável a longo prazo”. Além disso, o item facilita a higiene bucal de qualquer pessoa, principalmente as crianças.

Saiba a forma correta de usar a escova de dentes elétrica sem machucar a gengiva

Para garantir uma boa higiene bucal com a escova de dentes elétrica, o primeiro passo é saber como usá-la. Para isso, o profissional revela: é mais fácil usar a escova de dentes elétrica do que a manual. “No caso de escovas com movimento de rotação oscilatória, por exemplo, a cabeça da escova deve ser colocada sobre um dente de cada vez, para remover a placa bacteriana”, recomenda Claudio. Além disso, a escova também deve ser direcionada à gengiva.

Este artigo tem a contribuição do especialista:

Prof. Dr. Claudio Mendes Pannuti