Você já aprendeu que o tempo de vida ideal para uma escova de dente dura, em média, 3 meses. Mas por algum motivo você tem notado que a sua escova se desgasta muito antes disso. O que está acontecendo? Uma boa explicação para isso é que pode estar faltando alguns cuidados básicos para que ela dure mais cumprindo seu papel da melhor forma. Confira agora no Sorrisologia algumas maneiras de preservar os tufos da sua ferramenta e deixá-los fofinhos até a próxima troca.

1) Limpar bem após o uso

Talvez você nunca parou para pensar nesse sentido, mas já que a escova limpa seus dentes, é mais do que necessário que ela também seja limpa após o uso, não é mesmo? “Uma escovação bem feita consegue higienizar a boca e os dentes, mas não elimina as bactérias da escova”, explica a dentista Michele Caldas. Muita gente, na hora da pressa, esquece de enxaguar bem os tufos para tirar todo o acúmulo de restos de comida, bactérias e creme dental que ficam naquela parte, deixando todo excesso de sujeira para a próxima higiene.

Para manter sua escova sempre bem higienizada, basta deixar as cerdas embaixo da água corrente por alguns instantes e depois dar aquelas batidinhas com o cabo na pia para tirar a umidade que ficou nos tufos. Assim, ela estará mais limpa para escovação seguinte e seu sorriso mais protegido.

2) Guardar em local seco e arejado

Muitas vezes o problema está no local onde a escova é guardada. Se for em algum lugar úmido, as bactérias, já existentes nas cerdas, vão proliferar e deixar a ferramenta cheia de fungos. Para não correr esse risco, a cirurgião-dentista indica o melhor. “A recomendação é que seja guardada dentro de uma gaveta com um protetor de cerdas para evitar o aumento dos germes”. Agora, se a sua escova fica dentro de um copo em cima da pia bem perto do vaso sanitário, mude de lugar o quanto antes! Lá, ela corre perigo de pegar vários micro-organismos que soltam com a descarga. Fique atento e proteja sua ferramenta.

3) Não escovar com muita força

A escovação feita com muita força, além de desgastar o esmalte dos dentes, pode acabar com as cerdas da sua escova. Que tal acabar com esse mal hábito e fazer uma limpeza sem pressão? Não precisa correr, até porque você tem dois minutos para realizar o ritual. Faça os movimentos com calma e suavidade pelos dentes. Lembre-se que o segredo da higiene ideal está na técnica de escovação e não na força.

Para não perder o costume, não deixe de usar os outros itens do seu kit de higiene. O fio dental pode ser usado antes da escovação para retirar todos os restinhos de alimentos e placa bacteriana entre os dentes e, por último, faça bochecho com um copinho de enxaguante bucal sem álcool. Depois disso, seu sorriso ficará limpo e bem mais refrescante!