Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
11.04.2017

Escova de dente: 3 dicas para preservar as cerdas deste acessório

 Antes de três meses de uso as cerdas da sua escova já estão bem gastas e com uma aparência não tão boa. Será que você anda cuidando dessa ferramenta como deveria?
Antes de três meses de uso as cerdas da sua escova já estão bem gastas e com uma aparência não tão boa. Será que você anda cuidando dessa ferramenta como deveria?

Expert

Michele Caldas

Michele Caldas

CRO-RJ: 28587

Formada na Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO. Especialista em Periodontia pela UNIGRANRIO. Especialista em Implantodontia pela PUC.

Você já aprendeu que o tempo de vida ideal para uma escova de dente dura, em média, 3 meses. Mas por algum motivo você tem notado que a sua escova se desgasta muito antes disso. O que está acontecendo? Uma boa explicação para isso é que pode estar faltando alguns cuidados básicos para que ela dure mais cumprindo seu papel da melhor forma. Confira agora no Sorrisologia algumas maneiras de preservar os tufos da sua ferramenta e deixá-los fofinhos até a próxima troca.

1) Limpar bem após o uso

Talvez você nunca parou para pensar nesse sentido, mas já que a escova limpa seus dentes, é mais do que necessário que ela também seja limpa após o uso, não é mesmo? “Uma escovação bem feita consegue higienizar a boca e os dentes, mas não elimina as bactérias da escova”, explica a dentista Michele Caldas. Muita gente, na hora da pressa, esquece de enxaguar bem os tufos para tirar todo o acúmulo de restos de comida, bactérias e creme dental que ficam naquela parte, deixando todo excesso de sujeira para a próxima higiene.

Para manter sua escova sempre bem higienizada, basta deixar as cerdas embaixo da água corrente por alguns instantes e depois dar aquelas batidinhas com o cabo na pia para tirar a umidade que ficou nos tufos. Assim, ela estará mais limpa para escovação seguinte e seu sorriso mais protegido.

2) Guardar em local seco e arejado

Muitas vezes o problema está no local onde a escova é guardada. Se for em algum lugar úmido, as bactérias, já existentes nas cerdas, vão proliferar e deixar a ferramenta cheia de fungos. Para não correr esse risco, a cirurgião-dentista indica o melhor. “A recomendação é que seja guardada dentro de uma gaveta com um protetor de cerdas para evitar o aumento dos germes”. Agora, se a sua escova fica dentro de um copo em cima da pia bem perto do vaso sanitário, mude de lugar o quanto antes! Lá, ela corre perigo de pegar vários micro-organismos que soltam com a descarga. Fique atento e proteja sua ferramenta.

3) Não escovar com muita força

A escovação feita com muita força, além de desgastar o esmalte dos dentes, pode acabar com as cerdas da sua escova. Que tal acabar com esse mal hábito e fazer uma limpeza sem pressão? Não precisa correr, até porque você tem dois minutos para realizar o ritual. Faça os movimentos com calma e suavidade pelos dentes. Lembre-se que o segredo da higiene ideal está na técnica de escovação e não na força.

Para não perder o costume, não deixe de usar os outros itens do seu kit de higiene. O fio dental pode ser usado antes da escovação para retirar todos os restinhos de alimentos e placa bacteriana entre os dentes e, por último, faça bochecho com um copinho de enxaguante bucal sem álcool. Depois disso, seu sorriso ficará limpo e bem mais refrescante!

Mais Matérias: Escova de Dente
Escova de dentes é tudo igual? Veja as diferenças entre a higiene bucal com o modelo tradicional e elétrico
Escova de Dente
Escova de dentes é tudo igual? Veja as diferenças entre a higiene bucal com o modelo...
A escova de dentes é um acessório fundamental quando o assunto é cuidar da saúde...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
A escova interdental é obrigatória para quem usa aparelho fixo?
Escova de Dente
A escova interdental é obrigatória para quem usa aparelho fixo?
Você já ouviu falar na escova interdental ? Conhecida por promover uma higiene bucal mais eficaz, o acessório possui a função de limpar os espaços entre os dentes em que a escova e o fio dental não são capazes de alcançar. Justamente por isso, ela é bastante recomendada para pacientes...
Escova interdental: preciso trocar? Saiba mais sobre os cuidados com esse produto de higiene bucal
Escova de Dente
Escova interdental: preciso trocar? Saiba mais sobre os cuidados com esse produto de higiene bucal
Todo mundo sabe que para ter dentes saudáveis, é preciso manter uma rotina de higiene bucal completa : não só a escovação, mas também o uso do fio dental e do antisséptico bucal. Porém, muitas vezes, esses itens não são suficientes e é preciso lançar mão de...
Escova interdental é descartável? Descubra a maneira certa de usar o produto de higiene bucal
Escova de Dente
Escova interdental é descartável? Descubra a maneira certa de usar o produto de higiene...
A escova interdental é uma das ferramentas mais indicadas para garantir uma boa higiene bucal,...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
6 coisas que podem acontecer se você não trocar sua escova de dentes a cada 3 meses
Escova de Dente
6 coisas que podem acontecer se você não trocar sua escova de dentes a cada 3 meses
Você lembra quando foi a última vez que trocou a sua escova de dentes ? Embora seja uma pergunta...
com a participação de:
Nelson Alfarano
CRO-RJ: 18163
A escova de dentes elétrica ajuda no tratamento da gengivite? Entenda os benefícios desse produto de higiene bucal
Escova de Dente
A escova de dentes elétrica ajuda no tratamento da gengivite? Entenda os benefícios...
Por qual motivo você escova os dentes? Apenas por ser uma obrigação ou para que o seu sorriso...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO-RJ: 38947