Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
18.05.2017

Escolher a escova de dente certa pode te ajudar a se prevenir da sensibilidade dentária

Expert

Kalina Diniz

Kalina Diniz

CRO-SP: 110560

Especialista em Dentística e Odontologia Estética. Cursos de Toxina Botulínica e Preenchimento orofacial , Lifting não Cirúrgico , curso de Peeling e de dermarroler. Atualização de Endodontia , curso de Escultura dental , Resina Composta para dentes posteriores, participação de 3 Contox e participação do Simpósio de Toxina Botulínica e Preenchimento Orofacial.

Esse papo de que escova de dente é tudo igual já caiu por terra, né? Quem acompanha o Sorrisologia sabe que ter em mãos uma boa ferramenta é essencial para prevenir seu sorriso de doenças como a cárie, gengivite e periodontite. Além de todos esses benefícios, o produto também pode ajudar a proteger seus dentes da sensibilidade dentária. Quer saber como? A especialista em dentística Kalina Diniz cita todas as características que uma escova precisa ter para defender seu cartão de visitas do problema.

A melhor escova para evitar dentes sensíveis

Em primeiro lugar, se você quer ficar bem longe da sensibilidade dentária, precisa evitar as escovas com cerdas duras. “Elas são muito abrasivas para o esmalte dentário, causando sua perda ao longo do tempo”, atenta a profissional. As ferramentas com cerdas macias e arredondadas são as melhores para qualquer sorriso natural.

Também é importante que a higiene seja feita em até 30 minutos após as refeições. Escovar os dentes logo após comer alguma coisa não permite que a saliva neutralize os ácidos produzidos pela placa. Dessa forma, os ácidos são espalhados com a escovação e causam, assim, a erosão dentária. O mesmo problema acontece se você ultrapassar muito o tempo da limpeza.

Use também um creme dental dessensibilizante

A ação de outros produtos também é essencial para evitar dentes sensíveis. A especialista orienta o uso de creme dental dessensibilizante com flúor, que previne e deixa seu sorriso mais forte e protegido. Além disso, uma técnica de escovação correta precisa ser feita para manter as gengivas saudáveis e sem retração. “Evitar palitos de dente, fazer o uso correto do fio dental para não agredir os tecidos e fazer bochechos suaves com enxaguantes que não causem agressões nas estruturas bucais também é essencial”, esclarece a especialista.

Pegue leve na higiene bucal

Agora, se você tem todos esses produtos no seu kit de higiene e realiza uma limpeza com muita pressão, de nada vai adiantar. Uma escovação feita com muita força vai acabando, aos poucos, com o esmalte dentário. “O importante é usar a escova com movimentos controlados, evitando assim o excesso, ou melhor, a força na hora da escovação”, ensina.

Se você não consegue controlar esse exagero, talvez a melhor ferramenta seja a escova elétrica. Ela tem diversas funções que ajudam a tornar sua higiene bucal ainda melhor, como controlar o tempo de escovação, os movimentos e a pressão que o paciente aplica durante o ritual. Se você, por um acaso, escovar com muita rigidez, um sensor vai avisar e diminuir a intensidade dos movimentos se for preciso. Lembre-se: antes de adquirir a escova, vá ao dentista e peça indicação.

Mais Matérias: Escova de Dente
Como escovar a língua? 3 maneiras de realizar essa higiene bucal e prevenir o mau hálito
Escova de Dente
Como escovar a língua? 3 maneiras de realizar essa higiene bucal e prevenir o mau hálito
A placa bacteriana é a maior vilã da saúde bucal. Através do acúmulo dela que nascem as piores doenças bucais, como a cárie, gengivite, periodontite, o tártaro, o mau hálito, entre outras. Além de tomar conta dos dentes, a placa também se acomoda na superfície da...
Além do aparelho ortodôntico: 5 situações em que a escova interdental também pode ser usada
Escova de Dente
Além do aparelho ortodôntico: 5 situações em que a escova interdental também pode ser usada
Você conhece a escova interdental? Esse produto de higiene bucal é muito comum na rotina do paciente ortodôntico para limpar a placa bacteriana e outras sujeirinhas que ficam presas entre os fios e braquetes do aparelho fixo. Mas além desse caso, você sabia que esse tipo de escova também serve para higienizar...
Tive coronavírus, preciso trocar a minha escova de dentes?
Escova de Dente
Tive coronavírus, preciso trocar a minha escova de dentes?
A escova de dentes é um item muito importante na higiene bucal . Com ela, é possível remover...
com a participação de:
Diego Limoeiro
CRO-RJ: 31146
4 coisas que você não deve fazer com a sua escova de dentes
Escova de Dente
4 coisas que você não deve fazer com a sua escova de dentes
Escovar dos dentes é uma tarefa que já faz parte da nossa rotina! Você certamente deve saber que a maior aliada para garantir uma boa higiene bucal é a escova de dentes. Ainda assim, ela também pode ser atingida por bactérias e vírus, que se não forem devidamente controlados, podem trazer...
Como desinfetar a escova de dentes: dentista ensina o passo a passo
Escova de Dente
Como desinfetar a escova de dentes: dentista ensina o passo a passo
Quando se trata de escova de dentes , é comum que as pessoas pensem que apenas um pouco de água...
com a participação de:
Camila Stofella Sodré
CRO-RJ: 40419
Escova de dentes elétrica para quem tem prótese dentária: quais as vantagens de usar na higiene bucal
Escova de Dente
Escova de dentes elétrica para quem tem prótese dentária: quais as vantagens de usar na...
A escova de dentes elétrica é um investimento que vale muito a pena . Além de todos os seus...
com a participação de:
Mario Groiman
CRO-RJ: 11548