O tratamento dentário em crianças e adolescentes apresenta resultados gratificantes. Esse fator está ligado principalmente ao potencial de crescimento, que contribui para a correção dos dentes e esqueleto facial. Em contrapartida, muitos jovens possuem receio de ir ao dentista e descobrirem que precisam usar aparelho ortodôntico fixo. Porém, um pequeno fator consegue animá-los: a escolha da cor da borrachinha. O Sorrisologia veio mostrar como esse elemento pode contribuir para o tratamento durante essa fase da vida.

Por que usar aparelho ortodôntico?

Existem sinais que podem ser observados nas crianças e ajudar a perceber a necessidade do uso do aparelho. Alguns exemplos são: o pequeno ficar muito tempo de boca aberta, os dentes serem afastados, um dente nascer em cima do outro e a criança constantemente chupar o dedo. Com o objetivo de solucionar os problemas de oclusão e posicionamento, o tratamento indicado é o uso do aparelho ortodôntico. Vale ressaltar que essa decisão fica a critério do dentista, que fará uma análise do quadro através dos resultados dos exames requeridos, e então possui a habilidade de encaminhar o processo corretamente.

A hora da escolha das borrachinhas

Após passar pelo incômodo inicial da colocação do aparelho ortodôntico, vem o momento esperado. Um elemento que anima boa parte dos pacientes a querer usar o dispositivo é a variedade de cores das borrachinhas. Na escola, é comum notar que vários jovens comecem a aparecer com o sorrisos metalizados, por ser uma época favorável ao tratamento, o que acaba virando uma moda. Além disso, a criatividade para as combinações é liberada, valendo optar pelas cores do time do coração ou ideias mais fashion.

Qualquer questão relacionada ao aparelho deve ser tratada pelo dentista

Um fator alarmante quanto a animação com as borrachinhas é a troca indevida destas. Alguns jovens compram material ortodôntico e fazem a própria personalização do aparelho em casa. No entanto, esse comportamento tende a acarretar problemas sérios para a saúde bucal, como a alteração dos movimentos e mastigação incorreta. Além disso, esse uso indevido pode levar a perda óssea, considerada como a pior consequência. Por isso, não deixe de marcar as consultas regulares para a criança/jovem ir ao dentista fazer a troca correta e ter o acompanhamento adequado de seu tratamento.

Algumas dicas para ajudar no momento da escolha da borrachinha

- Combine cores de mesma tonalidade, como azul escuro e claro;

- Para quem deseja disfarçar o aparelho a dica é usar borrachinhas transparentes ou prata;

- O amarelo ajuda a realçar o branco dos dentes;

- Se tiver com muita dúvida de qual colocar, opte por alguma cor clara no mês;

- Tenha um cuidado maior com a borrachinha branca, uma maior atenção durante a higiene bucal vale a pena.