O consumo de comidas e bebidas saudáveis é essencial para garantir uma boa saúde geral e bucal. Se uma dieta balanceada não for seguida e a ingestão de alimentos ácidos ou industrializados for intensa, pode causar sérios problemas para o seu sorriso, como uma erosão dentária. "É o desgaste da camada externa do dente, deixando expostos os canalículos dentinários, que se comunicam com a polpa, gerando sensibilidade", explica a periodontista Fabíola Chaves Fernandes. Veja as explicações da especialista sobre esse quadro e saiba como se cuidar!

A erosão pode acontecer por conta de uma escovação errada

Se você tem usado muita força para escovar os dente achando que vai limpar mais, pare agora! Fabíola avisa que métodos de escovação como este podem ser um dos fatores para a erosão dentária. "Força excessiva, escova de dente dura, alimentos como vinho tinto, bulimia (provocar vômito) ou hiperhemese (vômito demais) são alguns motivos", destaca o especialista. O surgimento de doença periodontal, tratamento ortodôntico mal realizado e sessões de radioterapia nas regiões da cabeça e pescoço também podem causar essa complicação.

Creme dental dessensibilizante ajuda no tratamento

Para mandar o problema para bem longe é preciso ir ao dentista para diagnóstico e indicação da melhor forma de tratamento, que vai desde o uso de agentes dessensibilizantes até procedimentos cirúrgicos. "Pastas para sensibilidade quando há dor, cirurgias para tentar cobrir o defeito em casos que comprometam a estética, restauração do local com resina e manutenção preventiva periódica para evitar seu avanço em todos os casos". Viu, só? Sempre tem uma solução para salvar seus dentes.

Uma boa higiene previne qualquer problema

Para não deixar esse problema afetar o seu sorriso, a periodontista afirma que é primordial praticar uma higiene bucal adequada e orientada por um dentista. "Com escova de dente com cerdas macias, uso correto do fio dental, tratamento da bulimia, quando for o caso, diminuição da ingestão de alimentos ácidos, acompanhamento odontológico semestral e, nos casos de radioterapia, seguir orientação do oncologista, que geralmente indica avaliações odontológicas periódicas", finaliza.

Use uma escova que controle a pressão dos movimentos

Se mesmo com todo treinamento você não conseguir realizar uma higiene oral leve, a melhor opção é adquirir uma escova de dentes elétrica. Ela possui um sistema tecnológico único que avisa se você está fazendo força ou pressão nos movimentos durante a limpeza. Além disso, a ferramenta vem cerdas bem macias que podem ser trocadas de três em três meses pelo refil, sem precisar comprar uma outra escova. Bem mais saudável para sua boca. Experimente!

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Fabíola Chaves Fernandes - Especialista em Periodontia e Odontogeriatria
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 20417