Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
05.04.2018

Erosão dentária: dentista explica passo a passo do tratamento

Expert

Cristiane Rodrigues Rosa

Cristiane Rodrigues Rosa

CRO-SP: 32328

Graduada pela Faculdade de Odontologia de Lins (FOL), 1985, e Pós Graduada Ortodontia pela ESODONTO. Exerce a Ortodontia desde 1994, especialista em Ortodontia pela Funorte/ICS 2014, Ortopedia Miofuncional 2014, Credenciada Damon System 2005- EUA, Ortodontia lingual 2005, Invisalign Doctor 2011 e Membro da Sociedade Paulista de Ortodontia.

Ter uma alimentação e hábitos de vida saudáveis estão diretamente ligados à manutenção de uma boa saúde bucal. Alguns alimentos, por serem muito ácidos, quando consumidos com muita frequência podem acabar trazendo uma série de prejuízos para a saúde do sorriso, a exemplo da erosão dentária. A dentista Cristiane Rosa explica como essa doença se manifesta e como é o passo a passo do tratamento.

O que é erosão dentária?

A erosão dentária é caracterizada pela perda do esmalte dental em consequência de seguidos ataques ácidos aos dentes. “Esses ataques são provenientes da alimentação e também de algumas condições de saúde do paciente como o refluxo e a bulimia,”comenta. Com a perda da camada de esmalte, que protege o tecido, a dentina fica exposta, dando um aspecto amarelado aos dentes e apresentando muita sensibilidade.

A erosão pode ser de causa intrínseca ou extrínseca

Cristiane alerta que esse problema pode ser dividido em dois tipos, e que suas características possuem relação à sua causa. “A erosão intrínseca ocorre quando o contato com o ácido clorídrico, proveniente do nosso próprio corpo, é muito grande. Casos de bulimia, refluxo gástrico, gastrites e úlceras costumam resultar nesse tipo de erosão dentária. Já na erosão extrínseca, o problema está diretamente relacionado com os dentes que são expostos com frequência a alimentos e bebidas de pH ácido como refrigerantes e sucos cítricos”,explica a profissional.

Como é feito o tratamento da erosão dentária?

Primeiramente, o tratamento da erosão dentária dependerá do estágio das lesões do paciente. Por isso, é extremamente importante o acompanhamento semestral com o cirurgião-dentista. A profissional afirma que alguns cuidados são de suma importância para garantir os resultados e que o estilo de vida desses pacientes precisa ser remodelado. “ É preciso que o profissional analise a dieta e o estilo de vida desse paciente para assim reeducá-lo. Redução do consumo de alimentos ácidos, estimulação da salivação para reequilíbrio do pH bucal, chicletes sem açúcar e cristais de gengibre podem ser ótimos aliados”, indica.

Além disso, algumas técnicas de escovação podem ser implantadas. Evitar cremes dentais abrasivos e aguardar no mínimo 20 minutos após a alimentação para realizar a higiene dos dentes, são alguns exemplos. Caso seja diagnosticado que o tipo da erosão dentária é intrínseca, a abordagem multidisciplinar é necessária. “Médicos como gastroenterologistas podem ser indicados para tratar esse problema em conjunto com os dentistas”, explica Cristiane.

Equilíbrio na alimentação é uma forma de se prevenir da erosão dentária

A melhor forma de evitar esse problema é realizando consultas semestrais com seu dentista. Assim, ele pode diagnosticar qualquer alteração nas estruturas dentais e orientar uma melhor dieta, higiene e hábitos para evitar a erosão dentária. “A redução de alimentos ácidos aliada a cremes dentais é uma forma bastante eficaz na prevenção da erosão dentária”, finaliza a dentista.

Mais Matérias: Erosão dentária
Abrasão, abfração, atrição e erosão: entenda as diferenças entre essas lesões dentárias
Erosão dentária
Abrasão, abfração, atrição e erosão: entenda as diferenças entre essas lesões...
O desgaste dos dentes pode ser provocado pelos mais diversos fatores, mas você sabia que cada tipo de...
com a participação de:
Dulce Helena Cabelho Passarelli
CRO-SP: 35856
Erosão dentária pode ser causada pela xerostomia? Especialista esclarece
Erosão dentária
Erosão dentária pode ser causada pela xerostomia? Especialista esclarece
A erosão dentária é um dos problemas bucais mais comuns e que pode afetar pessoas de todas as...
com a participação de:
Daniel Cohen Goldemberg
CRO-RJ: 29267
Erosão dentária: o que é, como identificar, causas e o tratamento ideal para ajudar o seu sorriso
Erosão dentária
Erosão dentária: o que é, como identificar, causas e o tratamento ideal para ajudar o seu sorriso
Você já ouviu falar em erosão dentária ? Além da alteração na cor dos dentes, esse quadro costuma vir acompanhado de muita sensibilidade. Se você nunca ouviu falar sobre essa doença bucal, ou até já ouviu mas não sabe muita coisa a respeito dela, esse é o momento de...
3 problemas que podem afetar os dentes de leite
Erosão dentária
3 problemas que podem afetar os dentes de leite
Na infância, todo cuidado é pouco no que diz respeito à saúde bucal dos pequenos . Desde que os primeiros dentinhos começam a surgir até a troca para os dentes permanentes, é preciso ter muita atenção para evitar inconvenientes como as cáries, a fluorose ou até mesmo a...
Ácido faz mal para os seus dentes: descubra a substância mais perigosa e o que fazer para evitar a erosão dentária
Erosão dentária
Ácido faz mal para os seus dentes: descubra a substância mais perigosa e o que fazer...
Além de uma boa higiene bucal , a alimentação também conta para um sorriso...
com a participação de:
Thalita Costa
CRO-SP: 113895
Fissura no dente: o que é e por que é importante tratar de imediato? Entenda
Erosão dentária
Fissura no dente: o que é e por que é importante tratar de imediato? Entenda
Trincar ou fissurar um dente pode ser mais fácil do que você imagina. Esse problema pode acontecer...
com a participação de:
Breno Alex Osthoff
CRO RJ 47512