Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
17.10.2017

Entenda mais sobre a restauração dental, procedimento para tratar dentes fraturados ou cariados

Expert

Kalina Diniz

Kalina Diniz

CRO-SP: 110560

Especialista em Dentística e Odontologia Estética. Cursos de Toxina Botulínica e Preenchimento orofacial , Lifting não Cirúrgico , curso de Peeling e de dermarroler. Atualização de Endodontia , curso de Escultura dental , Resina Composta para dentes posteriores, participação de 3 Contox e participação do Simpósio de Toxina Botulínica e Preenchimento Orofacial.

Pode ter acontecido por conta de uma queda ou um descuido que fez surgir uma cárie. Os problemas causados nas estruturas dentais são mais comuns do que você imagina. No entanto, as diferentes fraturas atrapalham muito mais do que só a estética. Qualquer ferimento na forma dos dentes pode resultar em outros problemas para a sua boca, como a má oclusão. Por isso, a restauração dental é um procedimento muito utilizado para solucionar esses tipos de casos. A dentista Kalina Diniz, especialista em dentística e estética, tira dúvidas sobre o assunto.

O que é restauração dental?

Assim como é explicado pela profissional, a restauração consiste na reconstrução do dente. Pode ser em casos de cárie ou fratura, por exemplo. O processo busca restabelecer a forma e função normal de cada dente afetado. Há dois tipos de restauração. “As diretas são feitas quando é possível adicionar o material diretamente no dente a ser restaurado”, explica. Enquanto isso, as indiretas são direcionadas para casos com uma cavidade ou maior desgaste. Esses quadros requerem o preparado do material fora da boca, para depois ser encaixado no dente.

Como é feito o procedimento de restauração?

É importante ressaltar que esse tipo de procedimento deve ser feito por um especialista da área, para que seja cumprido de maneira correta. Para iniciar a restauração, o dentista remove a parte do dente deteriorada. É então feito a limpeza da área para que seja preenchida com o material restaurador. Para completar, os espaços em que as bactérias podem infiltrar-se são fechados. “A restauração também ajuda a prevenir uma deterioração posterior”, comenta a profissional.

Sobre a restauração em diferentes fases da vida

O processo de restauração dental pode ser feito em qualquer fase, seja em dentes decíduos, que são os jovens, ou os permanentes, característicos de adultos. É relevante realizar o procedimento, nos casos necessários, para que não resulte em problemas oclusais. No entanto, para os quadros de dentes jovens, deve ser utilizado materiais com maior biocompatibilidade. Um exemplo é o ionômero de vidro. “Além dele liberar flúor, tem uma menor sensibilidade à umidade, uma maior união química ao esmalte e dentina , etc”, explica Kalina. Há também os selantes de cicatrículas e fissuras, que ajudam a prevenir cáries e salvar-se de uma restauração posterior.

Os benefícios da restauração dental para a saúde bucal

Além de devolver a harmonia e equilíbrio estético do sorriso, a odontologista ressaltou outros benefícios da restauração. Entre eles está a recuperação da fisionomia e função, como citado anteriormente. No entanto, o processo também pode preservar os dentes, conseguindo evitar uma perda antecipada do elemento ou má oclusão. Além disso, o tipo de restauração será uma decisão feita pelo especialista. “O dentista considerará uma série de fatores ao escolher qual o tipo de material de restauração que é o mais apropriado para cada paciente”, explica a profissional. As opções são: de resina composta, amálgama, ouro, porcelana, ionômero de vidro ou cerômero.

Mais Matérias: Dentes
Fechamento do diastema: a frenectomia pode tratar o espaço entre os dentes? Saiba mais sobre o procedimento
Dentes
Fechamento do diastema: a frenectomia pode tratar o espaço entre os dentes? Saiba mais...
O diastema não é uma doença bucal , como a cárie, a gengivite ou a periodontite. Na...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Escaneamento intraoral: o que é? Para que serve? Conheça mais sobre essa tecnologia na odontologia
Dentes
Escaneamento intraoral: o que é? Para que serve? Conheça mais sobre essa tecnologia na...
A tecnologia e a odontologia andam lado a lado. As novas técnicas podem ser usadas para tratar uma...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448
Cirurgia guiada odontológica: dentista esclarece 5 dúvidas sobre o procedimento tecnológico
Dentes
Cirurgia guiada odontológica: dentista esclarece 5 dúvidas sobre o procedimento...
Você já ouviu falar em cirurgia guiada? Na odontologia, qualquer tipo de procedimento cirúrgico...
com a participação de:
Daniele Machado
CRO-RJ 26.953
Diastema precisa ser corrigido? Entenda em quais casos é necessário o ajuste desse espaço entre os dentes
Dentes
Diastema precisa ser corrigido? Entenda em quais casos é necessário o ajuste desse...
O diastema é uma característica bem marcante e conhecida no sorriso de muita gente, inclusive de...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Perdi um dente: o que fazer? É possível reimplantar? Como isso pode acontecer e como prevenir o problema?
Dentes
Perdi um dente: o que fazer? É possível reimplantar? Como isso pode acontecer e como prevenir o...
Engana-se quem pensa que perder um dente é algo incomum. Na verdade, existe uma série de fatores que podem contribuir para a perda dentária, como má higiene bucal, doenças periodontais e traumas. Mas, independente do fator causador, uma coisa é certa: conversar com um dentista para avaliar a...
5 anos cuidando do seu sorriso! Reveja alguns dos conselhos mais valiosos sobre saúde bucal que você aprendeu com o Sorrisologia
Dentes
5 anos cuidando do seu sorriso! Reveja alguns dos conselhos mais valiosos sobre saúde bucal que...
Cuidar bem dos seus dentes vai muito além da higiene bucal . É claro que um sorriso saudável precisa de escovação, fio dental e o uso de um bom enxaguante, mas isso não é tudo! Também é importante se atualizar sobre essas técnicas e buscar novas tecnologias e tratamentos no meio...