Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
15.12.2017

Entenda como a amamentação é importante no desenvolvimento da dentição do bebê

Expert

Amanda de Souza Mattos

Amanda de Souza Mattos

CRO-BA: 12592

Possui graduação em Odontologia pela União Metropolitana de Educação e Cultura- UNIME (2012). Especialista em Ortodontia pelo Instituto Agenor Paiva (2015). Especializando-se em Odontopediatria pelo Instituto Prime de ensino. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Ortodontia e Odontopediatria.

Após 9 meses esperando esse momento tão aguardado, ele finalmente chegou: o bebê nasceu! Os pais ficam radiantes ao ver seu rostinho pela primeira vez, mas também cheios de dúvidas. Nessa etapa, um dos momentos de maior intimidade entre a mãe e seu filho é a hora da amamentação. O que pouca gente sabe é que além de ser importante para a nutrição do bebê, esse processo também é fundamental para o desenvolvimento da sua dentição. Quer saber mais sobre o assunto? Veja o que diz a odontopediatra Amanda Mattos.

A amamentação é um processo importante para a saúde bucal do bebê

A amamentação é um momento muito importante para o desenvolvimento do organismo do bebê. Todos já sabemos que o leite materno garante os nutrientes que os pequenos precisam para crescer. Mas não é só esse o benefício trazido por ele! As vantagens desse alimento se estendem também à sua saúde bucal. “Como todo bebê nasce com a mandíbula menor do que a maxila, a amamentação ajuda a alcançar o equilíbrio, já que durante a mamada os movimentos promovem exercícios importantes para desenvolver músculos e ossos”, explica a profissional.

A falta de amamentação pode causar problemas em funções importantes

O processo de amamentação, portanto, é super importante para um bom desenvolvimento da região bucal. “Durante a sucção do leite, há estímulo para o bebê a respirar pelo nariz e também exercitar toda a musculatura envolvida neste ato, resultando em um crescimento harmônico de toda a face”, diz Amanda. Esse processo, portanto, é fundamental para a composição de uma correta dentição, além de estar relacionado ao desenvolvimento da musculatura da boca e face e ao posicionamento de língua.

Caso a amamentação não ocorra alguns problemas podem surgir. “O crescimento inadequado dos ossos por falta desse estímulo afeta funções importantes, como a mastigação, deglutição, fonação e respiração”, alerta ela. Existem inclusive estudos relatando que é observado um maior alinhamento dental em crianças que são amamentadas, ocorrendo menor prevalência de problemas de oclusão, como mordida aberta e sobremordida.

Após o aleitamento, não esqueça de fazer a higiene bucal do bebê!

Como vimos, são muitos os benefícios relacionados ao aleitamento materno. No entanto, ele também traz alguns riscos, caso não ocorra uma boa higiene bucal do bebê, principalmente depois de mamar. Mesmo antes dos primeiros dentinhos surgirem, essa higienização não pode deixar de ser feita! “É importante que, diariamente, seja feita uma limpeza na gengiva e língua da criança através de uma gaze umedecida, ou até mesmo a fralda limpa, após cada mamada”, recomenda a odontopediatra. É sempre bom lembrar que as mamães devem iniciar o acompanhamento com um profissional da área desde a gestação. Ele vai passar as orientações necessárias para cada etapa!

Mais Matérias: Dente de Leite
Dente de leite não cai: saiba o que pode causar o quadro e como ajudar o seu filho nesse momento
Dente de Leite
Dente de leite não cai: saiba o que pode causar o quadro e como ajudar o seu filho nesse momento
Não é novidade para ninguém que a troca de dentes é um dos processos mais importantes para saúde bucal das crianças. Por isso, ao perceber que o dente de leite não cai é preciso ligar o sinal de alerta. Embora não seja um problema tão grave, essa pequena disfunção pode...
Leite materno pode causar cárie nos dentes de leite? Profissional esclarece o assunto
Dente de Leite
Leite materno pode causar cárie nos dentes de leite? Profissional esclarece o assunto
Os dentes de leite são grandes alvos da cárie dentária. Isso porque muitos os bebês e...
com a participação de:
Larissa Neves
CRO-SP: 136327
Nascimento do dente de leite causa febre? O que fazer para tratar o problema
Dente de Leite
Nascimento do dente de leite causa febre? O que fazer para tratar o problema
Não é novidade que o nascimento dos dentes de leite pode gerar uma série de incômodos para a criança. Entre eles, estão o excesso de saliva e gengivas vermelhas e inchadas. Por isso, é bastante comum que os pequenos agarrem ou mastiguem qualquer coisa durante esse período na tentativa de amenizar a...
Bruxismo nos dentes de leite: quais os malefícios que esse problema pode causar?
Dente de Leite
Bruxismo nos dentes de leite: quais os malefícios que esse problema pode causar?
O bruxismo é uma disfunção silenciosa que pode afetar o sorriso de muita gente . Além...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448
Extrair dente de leite em casa pode ser perigoso? Descubra como orientar seu filho durante a fase de troca dos dentes
Dente de Leite
Extrair dente de leite em casa pode ser perigoso? Descubra como orientar seu filho...
O nascimento dos primeiros dentinhos é sempre um momento marcante para os pais, mas outro momento...
com a participação de:
Simone Rocha de Moraes Bastos
CRO-RJ: 40813
Dente de leite mole: é melhor tirar ou deixar cair sozinho? Qual é a hora certa de remover? Tire suas dúvidas e prepare-se para esse momento
Dente de Leite
Dente de leite mole: é melhor tirar ou deixar cair sozinho? Qual é a hora certa de...
Quando os dentes de leite começam a amolecer, percebemos como as crianças crescem rápido! Esse...
com a participação de:
Ana Araújo
CRO-RJ: 19.220