Tem gente que consegue fazer, de alguma forma, a diferença em nossas vidas. Seja com algum conselho positivo ou ensinamento que iremos levar para sempre. Existem duas profissões capazes de inspirar pessoas desta forma: o professor e o dentista. Imagina só quando um mesmo profissional pratica ambas as funções. Essa é a jornada de Dulce Helena Cabelho, mestre e odontologista que participou da 34ª edição do Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP). Ela conta sobre sua carreira mista cheia de aprendizados e como o evento ajudou em toda sua trajetória.

Uma história com mais de 30 anos de parceria

Em 1983, Dulce participou pela primeira vez do congresso ainda como estudante de Odontologia e, mesmo com o diploma na mão, continuou sua relação de profissionalismo e afeto com o evento. "Já formada, trabalhei como membro de comissão científica, palestrante em temas livres, coordenadora de cursos workshop de casos clínicos (ao vivo), orientadora e avaliadora na apresentação de painéis científicos, cursos em empresas e como congressista para atualização profissional". A dentista conta que nesta edição, muitas novidades relevantes sobre sua área de atuação foram abordadas e o evento foi essencial para aprimorar seus conhecimentos no consultório e em sala de aula.

Uma jornada dupla significa troca de ensinamentos

Dulce trabalha como professora e cirurgiã-dentista em uma clínica particular há 29 anos, diz que já lecionou em diversas instituições de ensino e que toda essa experiência só fez aumentar suas habilidades como dentista e mestre. "Estes perfis fizeram com que eu pudesse alternar jornadas duplas de trabalho com atendimento clínico, pois é na clínica particular que exercemos plenamente a profissão. A jornada docente é gratificante, mas o consultório completa a profissão pelo contato direto com pacientes, que também é minha grande satisfação".

Realizar a profissão com dedicação e amor

Todo trabalho nos traz experiências gratificantes. Ser professor não é diferente. A profissional afirma que essa jornada diária garante muitos ensinamentos para os seus alunos e acredita na formação de profissionais mais preparados em relação à saúde bucal, prontos para encarar um mercado competitivo. Porém, com muito empenho e dedicação, esses futuros dentistas serão beneficiados e terão grandes oportunidades. "Trabalho sempre com o objetivo de incentivo à profissão, focando para o empenho e dedicação em fazer o melhor, principalmente tendo o estudo constante e amor em primeiro lugar".

O CIOSP agrega valores para veteranos e futuros dentistas

O Congresso tem uma função muito importante para os profissionais que já trabalham no ramo da Odontologia, pois permite conhecer as novidades do mercado e atualizar suas práticas. Como professora, Dulce não esquece de mencionar a relevância do CIOSP para aqueles que estão começando a carreira. "Contribuir na formação de profissionais com múltiplas habilidades na clínica diária, valorizando o papel do cirurgião-dentista como membro da saúde bucal e geral", conclui.