Para quem iniciou o uso do aparelho dentário, muitas dúvidas devem surgir sobre os diferentes acessórios que fazem parte dele. O elástico ortodôntico, por exemplo, pode causar um certo incômodo na boca do paciente. Mas os elásticos são essenciais para que seu sorriso fique lindo e alinhado. Então temos um conselho para você que não gosta de usar o elástico: use mais ainda! Segundo o ortodontista Robson Caumo, o tempo determinado para a utilização desse acessório é diretamente proporcional ao empenho e à contribuição do paciente. Por isso, procure manter o seu bem higienizado. Veja quais são os principais cuidados indicados pelo dentista.

Qual é a função do elástico ortodôntico?

Utilizados juntos ao aparelho fixo, os elásticos auxiliam nas movimentações dentárias. “Os elásticos intermaxilares tem uma gama enorme de funções, como projetar a mandíbula para frente (protrusão), para trás (retrusão) e para os lados, além de ancorar os dentes e estimular o crescimento da maxila”, conta. Entre tantas, a função dele vai ser sempre direcionada ao caso tratado. Por isso que existem diferentes espessuras de elástico e formas de colocá-los dentro da boca.

Em quais casos o elástico no aparelho ortodôntico é indicado?

O uso do elástico pode ser indicado em qualquer momento do tratamento. Segundo o ortodontista, eles são utilizados em 99% dos tratamentos ortodônticos. “Usamos em casos de correção das más oclusões, desvios de linha média, usamos também para melhorar a intercuspidação (encaixe dos dentes), corrigir mordidas cruzadas e tantas outras possibilidades”, explica.

Por quanto tempo terei que usar elásticos ortodônticos?

Robson afirma que a colaboração do paciente é tão importante quanto as manobras ortodônticas feitas pelo profissional. Por isso, em suas consultas, ele sempre reforça, que o tempo de uso vai depender da colaboração do paciente. “Quanto mais ele usar, menos tempo irá ficar com os elásticos”, diz. Simples assim! Então, por mais incômodo que seja, procure usar o elástico no seu tratamento ortodôntico e faça as devidas limpezas que ele merece.

Cuidados durante seu tratamento com aparelho ortodôntico

“O grande cuidado com os elásticos intermaxilares é o uso no local indicado pelo ortodontista, fazendo as trocas no tempo correto também, garantindo a força necessária constante”, responde Robson. Além disso, o ortodontista também destaca como muito importante as visitas regulares ao dentista que já acompanha o caso. “Estar sob supervisão do seu profissional é fundamental para termos um tratamento tranquilo e com o mínimo de intercorrências”, finaliza.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Robson Caumo - Ortodontista e Especialista em DTM
Niterói - RJ
CRO-RJ: 30043