A toxina botulínica, popularmente chamada de botox, é mais conhecida pela sua aplicação na pele do rosto, geralmente, para corrigir e prevenir os sinais do envelhecimento precoce, como rugas e linhas de expressão. No entanto, essa substância tem outras utilidades, nomeadamente na saúde e estética bucal, como para corrigir um sorriso gengival ou até para melhorar algum tipo de dor orofacial. Durante a gravidez, vários procedimentos devem ser deixados de lado para não colocar em risco a saúde da gestante ou do bebê - será que a aplicação de toxina botulínica é um deles? O Sorrisologia entrevistou a cirurgiã-dentista Rhianna Barreto, do Rio de Janeiro, para esclarecer o assunto. Confira!

Quais os benefícios do botox para a saúde bucal?

Além do seu uso na prevenção de rugas, o botox também é bastante usado nos consultórios de odontologia. Segundo a Drª Rhianna, trata-se de um medicamento com vários benefícios para a saúde orofacial, tanto na parte estética quanto funcional. "A toxina botulínica é um medicamento que pode ser empregado em odontologia na estética e também de maneira funcional", explicou a médica. "Enquanto na parte estética ela é empregada para correção de rugas dinâmicas faciais no terço superior da face, na parte funcional pode ser utilizada para correção de sorriso gengival, dor orofacial, correção de assimetriais faciais, sialorreia (salivação excessiva), paralisia facial e até o bruxismo". 

O botox pode ser aplicado durante a gravidez? É seguro ou a gestante corre algum risco?

Embora muitas grávidas possam querer continuar suas sessões de aplicação de toxina botulínica ao longo da gestação, segundo a Drª Rhianna, isso não é recomendado. "Não existem estudos que comprovem sua segurança em mulheres gestantes", declarou a cirurgiã-dentista. Para evitar quaisquer complicações, tanto para a mãe quanto para a criança, a profissional aconselha a esperar o período da gestação para realizar as aplicações. 

Quais são os cuidados que devemos seguir após a aplicação do botox?

Se a sua gestação já terminou e você já pode seguir com suas sessões de aplicação de botox, existem alguns cuidados que devem ser seguidos, de acordo com a Drª Rhianna. "São cuidados básicos, como de não realizar atividade física por 07 dias, não pegar sol (pois a aplicação pode gerar hematomas e a exposição ao sol gera manchas na pele) e não aplicar nada sobre o local da aplicação". 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Rhianna Barreto - Cirurgiã-Dentista
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ:37448