Durante a adolescência, algumas pessoas te prepararam para o dia em que eles começariam a dar os primeiros sinais. Falaram sobre dores, sintomas nada agradáveis e até mesmo de como seria a cirurgia para extração. Os anos se passaram e, estranhamente, nenhum dos indícios de que os terceiros molares estivessem nascendo foi observado. Estranho, certo? Mas talvez você não seja o único nessa situação. O dentista Sylvio Simioni explica por quê.

A ciência pode explicar

Os seres humanos passaram por diversas transformações ao longo do tempo a fim de se adaptarem ao ambiente. Segundo o especialista, esse é o motivo pelo qual o corpo vem sofrendo mudanças e, hoje, é possível encontrar indivíduos que não tenham nenhum dente do siso. “Em alguns casos, mesmo que exista, ele pode estar retido dentro da estrutura óssea e não estar presente na cavidade oral”, explica Sylvio.

Mas por que isso acontece?

O que se pode afirmar, de acordo com o especialista, é que o crânio sofreu algumas alterações e isso, como já era esperado, se refletiu em outros aspectos. “Houve um aumento significativo do cérebro e uma diminuição do osso mandibular, o que acaba proporcionando menos espaço para acomodar todos os 32 dentes na boca”, justifica.

Os reflexos da ausência do siso

Antes de se preocupar, saiba que em geral, não ter o terceiro molar não atrapalha necessariamente a disposição dos outros dentes. Sylvio, entretanto, reconhece a existência de uma teoria em que, supostamente, quando não se tem espaço suficiente para a erupção dos dentes do siso, eles acabam gerando um apinhamento dentário, ou seja, entortando os outros dentes. De qualquer maneira, esse cenário só é uma ameaça quando eles, de fato, pretendem nascer.

Converse com o especialista sobre o seu caso

Seja por ausência ou presença, se os sisos estão incomodando de alguma forma, a melhor maneira de resolver é procurando um profissional adequado para lidar com a situação. O cirurgião-dentista é quem analisará a cavidade oral, pedirá os exames certos e chegará a uma conclusão precisa do que se passa na sua boca. Procure alguém de confiança e fique livre de qualquer preocupação.