Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
03.11.2016

É possível aliviar a dor de dente com técnicas caseiras? Conheça as principais e descubra o que pode funcionar

Expert

Marcos de Borba

Marcos de Borba

CRO-RS: 12129

Graduado pela FO. Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFRGS). Mestre e Especialista em Ortodontia. Sócio Proprietário da Clínica Marcos de Borba.

Ela pode surgir nas horas mais inconvenientes e causar um mal-estar daqueles. Como se concentrar em qualquer atividade quando a dor de dente parece atrapalhar até mesmo o funcionamento dos nossos sentidos? Por sorte, mesmo nessas horas, é possível amenizá-la. E o melhor: antes mesmo de ir ao dentista. Já que algumas técnicas caseiras podem aliviar o incômodo, enquanto não chega o dia da consulta, que tal entender como elas funcionam? Conversamos com o dentista Marcos de Borba que esclarece como aproveitar as propriedades dos aliados mais conhecidos.

Cravos

Pode ser que o cravo-da-índia divida opiniões quando usado na composição de alguns pratos e doces, mas na hora de trazer um pouco de alívio para a dor, ele é capaz de agradar a todos os gostos. Isso acontece porque, além de uma especiaria, ele também é conhecido por suas propriedades medicinais. “Há umas décadas atrás, os médicos tratavam as dores de dentes com cravinho, pois ele contém um agente entorpecente chamado eugenol. O eugenol é um anti-séptico, o que significa que ajuda a matar os germes causadores da infecção, e um anestésico, o que significa que ajuda a aliviar a dor causada pela infecção”, explica Marcos.

Como usar: Mantenha 2 ou 3 cravos na região do dente dolorido. Conforme os cravos começarem a amolecer, mastigue levemente para que o eugenol seja liberado para toda a boca.

Própolis

Outro item da lista de métodos para aliviar o incômodo nos dentes é o própolis. “Ele possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antissépticas que podem trazer um alívio rápido e satisfatório da dor”, conta o especialista. Segundo ele, uma técnica caseira bastante eficaz é fazer bochechos com o chá de macela e própolis.

Como usar: Para o chá, ferva 2 colheres de sopa de macela, acrescente 30 gotas de própolis e espere esfriar. Depois é só beber a mistura três vezes ao dia e fazer bochecho após as refeições.

Alho

Se o mau hálito é único pensamento que vem à cabeça ao imaginar a ação do alho na boca, provavelmente você não conheça esse alimento tão bem assim. Mesmo com uma reputação complicada e sendo conhecido pelo seu forte odor, ele possui elementos antibióticos e medicinais que atuam diretamente contra bactérias. Agora, antes de tratá-lo como vilão, que tal dar mais uma chance? Na hora da dor, quanto mais aliados, melhor.

Como usar: O dentista explica que o ideal seria misturar o pó de alho com sal e aplicá-lo no dente dolorido. Segundo ele, o procedimento deve ser realizado todos os dias até que as dores diminuam, ou até o seu próximo encontro com um especialista.

Gelo

Ele é, talvez, o método mais comum e, ainda assim, um dos mais certeiros. Segundo Marcos, o gelo é o tratamento ideal recomendado quando a dor for causada por algum trauma no dente, justamente porque ele age como um anti-inflamatório. “A temperatura fria cria uma sensação anestesiante, o que ajudará a diminuir a dor. Além disso, o frio causará uma constrição dos vasos, diminuindo a circulação de sangue na região”

Como usar: O método é simples, basta embrulhar um cubo de gelo em um pano limpo e aplicá-lo diretamente na região do dente dolorido, pelo lado de fora da boca. Deixe em contato por aproximadamente 20 minutos.

Água morna + sal

Essa combinação é outra pra lá de eficaz, e o dentista explica por quê. “Uma das causas mais comuns da dor de dente é a infecção, e o sal funciona como agente para eliminá-la”, justifica. Já para explicar o uso da água morna, Marcos conta que ela é responsável por drenar os fluidos e aliviar a pressão no local. Portanto, unindo esses dois componentes, aquela dor latejante está com as horas contadas.

Como usar: O segredo é fazer com que o líquido entre em contato com o dente dolorido. Para isso, realize o bochecho de hora em hora por 30 segundos e cuspa a solução.

Não deixe de procurar o especialista

Agora que você já sabe as principais técnicas, é importante reforçar que elas são apenas maneiras seguras para aliviar a dor, mas não de resolver o problema. Toda dor significa algo de errado com o corpo, por isso, é importante investigar o que fez com que ela surgisse. Procure sempre um especialista para esclarecer as possíveis causas do problema e, assim, definir o tratamento adequado.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Marcos de Borba - Ortodontista
Porto Alegre - RS
CRO-RS: 12129

Mais Matérias: Dor de Dente
Dente mole e doendo: confira 5 motivos por trás desse incômodo
Dor de Dente
Dente mole e doendo: confira 5 motivos por trás desse incômodo
Engana-se quem pensa que o dente mole é um problema que surge apenas na infância. Na verdade, o quadro também pode atingir adultos e idosos e, muitas das vezes, é um sinal de que algo não vai bem com a sua saúde bucal. Além de não ser agradável nada agradável, os dentes moles e doendo...
Sinusite pode causar dor de dente e o sintoma agrava no inverno - saiba como amenizar o incômodo!
Dor de Dente
Sinusite pode causar dor de dente e o sintoma agrava no inverno - saiba como amenizar o...
Que o clima frio e as baixas temperaturas podem afetar a saúde bucal não é novidade para...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Dor de dente, boca seca: 5 problemas bucais comuns durante o inverno
Dor de Dente
Dor de dente, boca seca: 5 problemas bucais comuns durante o inverno
O clima frio e seco são os primeiros anúncios da chegada do inverno. Além de ser a estação mais preguiçosa do ano, a temporada também é famosa por várias queixas dos pacientes odontológicos. Não é à toa que você costuma reclamar de dor de dente que antes...
Bruxismo pode causar pulpite: você sabe o que é esse problema bucal? Saiba como prevenir!
Dor de Dente
Bruxismo pode causar pulpite: você sabe o que é esse problema bucal? Saiba como prevenir!
Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o bruxismo , certo? O distúrbio causado pelo hábito de ranger ou esfregar os dentes é mais comum do que se imagina e pode afetar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Isso porque a doença pode causar novas complicações ao seu sorriso,...
DTM pode causar dor de dente? Como tratar esse distúrbio?
Dor de Dente
DTM pode causar dor de dente? Como tratar esse distúrbio?
Muitas coisas podem causar uma incômoda e insistente dor de dente . Além de uma cárie ou aquela...
com a participação de:
Diego Limoeiro
CRO-RJ: 31146
Dor de dente: o que é? Quais são as causas? Como tratar esse problema?
Dor de Dente
Dor de dente: o que é? Quais são as causas? Como tratar esse problema?
Ter uma dor de dente pode ser algo comum entre muitas pessoas, mas não é normal. Esse incômodo significa que alguma coisa no seu sorriso não vai bem e que precisa ser tratada o quando antes para evitar problemas maiores, como uma perda dentária. Mas, afinal de contas, o que pode causar uma dor de dente? O Sorrisologia...