Vergonha e baixa autoestima são alguns dos problemas pelos quais pessoas com mau hálito podem passar. “Aos primeiros sinais de mau cheiro, muitas pessoas ficam preocupadas, já outras são incapazes de sentir o próprio odor, e isso piora ainda mais a situação”, comenta o dentista Johnathan Marcondes. Mas a hora do dia que o mau hálito mais aparece é de manhã. Você acorda e já sente aquele gostinho ruim na boca… Se está acompanhado, corre logo para escovar os dentes. Mas será que essa situação é normal ou pode indicar algum problema? Veja o que diz o profissional!

Por que algumas pessoas têm mau hálito ao acordar?

É comum que algumas pessoas tenham certo tipo de halitose ao acordar, o que não é muito agradável. Mas não se preocupe! Segundo Johnathan, esse é um quadro para o qual existe um tratamento simples. A não ser, no entanto, que essa situação se mantenha ou aumente ao longo de alguns dias ou semanas.

Chamado de halitose não-patológica, o mau hálito matinal é um problema que surge depois de várias horas de sono, segundo ele. Durante o nosso sono, a quantidade do fluxo de saliva fica reduzida e o pH da boca se torna mais ácido do que o normal. Essa situação faz com que a concentração de microorganismos nesse ambiente seja favorecida, e por isso ocorre o cheiro ruim! Ou seja, a princípio não é exatamente um problema de saúde, apenas um desconforto que pode ser resolvido com aquela higiene bucal caprichada pela manhã.

Ainda assim é preciso ter atenção. Veja algumas dicas para eliminar o mau hálito

Apesar de ser uma situação comum, em alguns casos esse mau hálito ao acordar pode também ser provocado por muitas horas de jejum ou também pelo estresse. Com uma escovação adequada dos dentes antes de dormir e ao acordar, a intensidade desse cheiro pode ser reduzida, indica o profissional. Não esqueça, é claro, de limpar também a língua! Junto com a ingestão de água ao longo do dia e com a exclusão de alimentos como alho e cebola ao jantar em excesso, esse problema pode ser resolvido.

No entanto, se mesmo assim o mau hálito ao acordar se manter ou aumentar, tenha atenção! Isso pode ser um alerta para outras condições, como uma inflamação por exemplo, ou então significar o agravamento de outras doenças. Não deixe de procurar o seu dentista, ele poderá analisar a situação e realizar um tratamento, se necessário.

Algumas dicas para evitar o mau hálito matinal

- Passe o fio dental e escove os dentes antes de dormir: “Higiene bucal adequada é o ponto essencial para o combate ao mau hálito”, afirma ele. Por isso, é importante desenvolver o hábito de fazer a escovação e usar fio dental depois de cada refeição e antes de dormir, eliminando o mau cheiro causado por bactérias.

- Não deixe de limpar sua língua pelo menos uma vez por dia para remover a placa bacteriana: a saburra lingual, uma camada branca e espessa que cobre a língua, é normal nos casos em que ocorre mau hálito. “Ela é um acúmulo de bactérias que causam a halitose”, explica ele.

- Marque consultas ao dentista pelo menos de 6 em 6 meses: um profissional vai poder analisar o seu problema e sugerir tratamentos. Além disso, devem ser feitas limpezas a cada 6 meses. “Elas vão ajudar a remover a placa bacteriana dos dentes e da língua, o que diminui as chances de se desenvolver mau hálito”, explica.

- Faça bochecho com enxaguante bucal sem álcool: o enxaguante é um ótimo complemento para a higiene bucal. “Os produtos que contêm álcool secam a boca, e isso favorece o aparecimento de bactérias que causam o mau hálito”, explica. Por isso, o ideal é optar por um produto com propriedades antibacterianas e que não tenha álcool!