Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
19.12.2018

É normal ter mau hálito ao acordar? Veja algumas dicas para evitar essa situação

Ter mau hálito ao acordar não é muito agradável, ainda mais se você estiver acompanhado. Veja algumas dicas de um profissional para amenizá-lo!
Ter mau hálito ao acordar não é muito agradável, ainda mais se você estiver acompanhado. Veja algumas dicas de um profissional para amenizá-lo!

Expert

Johnathan Marcondes

Johnathan Marcondes

CRO-PA: 4456

Cirurgião-Dentista formado pela Unioeste ( Universidade Estadual do Oeste do Paraná) em 2005- pós graduado em lentes de contato dental e facetas de porcelana. Aplicação de toxina botulina (Botox), preenchimento facial com ácido hialurônico, cirurgia de Bichectomia. Prótese - Odontologia Estética - Odontologia Digital. Membro da SBOE - Sociedade Brasileira de Odontologia Estética. Membro da IFED- International Federation Esthetic Dentistry Proprietário da Clínica Top Dente.

Vergonha e baixa autoestima são alguns dos problemas pelos quais pessoas com mau hálito podem passar. “Aos primeiros sinais de mau cheiro, muitas pessoas ficam preocupadas, já outras são incapazes de sentir o próprio odor, e isso piora ainda mais a situação”, comenta o dentista Johnathan Marcondes. Mas a hora do dia que o mau hálito mais aparece é de manhã. Você acorda e já sente aquele gostinho ruim na boca… Se está acompanhado, corre logo para escovar os dentes. Mas será que essa situação é normal ou pode indicar algum problema bucal? Como não ter mau halito de manhã? Veja o que diz o profissional!

Por que algumas pessoas têm mau hálito ao acordar?

É comum que algumas pessoas tenham certo tipo de halitose ao acordar, o que não é muito agradável. Mas não se preocupe! Segundo Johnathan, esse é um quadro para o qual existe um tratamento simples. A não ser, no entanto, que essa situação se mantenha ou aumente ao longo de alguns dias ou semanas.

Chamado de halitose não-patológica, o mau hálito matinal é um problema que surge depois de várias horas de sono, segundo ele. Durante o nosso sono, a quantidade do fluxo de saliva fica reduzida e o pH da boca se torna mais ácido do que o normal. Essa situação faz com que a concentração de microorganismos nesse ambiente seja favorecida, e por isso ocorre o cheiro ruim! Ou seja, a princípio não é exatamente um problema de saúde, apenas um desconforto que pode ser resolvido com aquela higiene bucal caprichada pela manhã.

Mau hálito, às vezes, pode indicar a presença de doenças bucais

Apesar de ser uma situação comum, em alguns casos esse mau hálito ao acordar pode também ser provocado por muitas horas de jejum ou também pelo estresse. Com uma escovação adequada dos dentes antes de dormir e ao acordar, a intensidade desse cheiro pode ser reduzida, indica o profissional. Não esqueça, é claro, de limpar também a língua! Junto com a ingestão de água ao longo do dia e com a exclusão de alimentos como alho e cebola ao jantar em excesso, esse problema pode ser resolvido.

No entanto, se mesmo assim o mau hálito ao acordar se manter ou aumentar, tenha atenção! Isso pode ser um alerta para outras condições, como uma inflamação, por exemplo, ou então significar o agravamento de outras doenças. Não deixe de procurar o seu dentista, ele poderá analisar a situação e realizar um tratamento, se necessário.

Como acabar com mau hálito da boca pela manhã?

- Passe o fio dental e escove os dentes antes de dormir: “Higiene bucal adequada é o ponto essencial para o combate ao mau hálito”, afirma ele. Por isso, é importante desenvolver o hábito de fazer a escovação e usar fio dental depois de cada refeição e antes de dormir, eliminando o mau cheiro causado por bactérias.

- Não deixe de limpar sua língua pelo menos uma vez por dia para remover a placa bacteriana: a saburra lingual, uma camada branca e espessa que cobre a língua, é normal nos casos em que ocorre mau hálito. “Ela é um acúmulo de bactérias que causam a halitose”, explica ele.

- Marque consultas ao dentista pelo menos de 6 em 6 meses: um profissional vai poder analisar o seu problema e sugerir tratamentos. Além disso, devem ser feitas limpezas a cada 6 meses. “Elas vão ajudar a remover a placa bacteriana dos dentes e da língua, o que diminui as chances de se desenvolver mau hálito”, explica.

- Faça bochecho com enxaguante bucal sem álcool: o enxaguante é um ótimo complemento para a higiene bucal. “Os produtos que contêm álcool secam a boca, e isso favorece o aparecimento de bactérias que causam o mau hálito”, explica. Por isso, o ideal é optar por um produto com propriedades antibacterianas e que não tenha álcool!

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Johnathan Marcondes - Cirurgião-Dentista 
Cidade Nova – PA
CRO-PA: 4456

Originalmente publicada em 13/12/2017
Atualizada em 19/12/2018

Mais Matérias: Mau Hálito
Língua branca é sinal de mau hálito? Descubra a relação entre os quadros!
Mau Hálito
Língua branca é sinal de mau hálito? Descubra a relação entre os quadros!
Você tem notado sua língua branca ? É importante ligar o sinal de alerta! Isso porque o quadro...
com a participação de:
Ana Elisa da Silva
CRORS 13490
Mau hálito e dor de garganta podem ser sinais de amigdalite?
Mau Hálito
Mau hálito e dor de garganta podem ser sinais de amigdalite?
O mau hálito é um sintoma bem comum entre as pessoas, principalmente pela manhã após...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448
Halitose: tratamento caseiro pode ajudar? Descubra como acabar com o mau hálito
Mau Hálito
Halitose: tratamento caseiro pode ajudar? Descubra como acabar com o mau hálito
A halitose é um dos problemas bucais mais temidos entre os pacientes. Comum em diferentes faixas...
com a participação de:
Maurício Duarte da Conceição
CRO-SP: 34.205
Mau hálito e dor de garganta: entenda a relação entre os quadros e como eles podem afetar sua saúde bucal
Mau Hálito
Mau hálito e dor de garganta: entenda a relação entre os quadros e como eles podem...
O mau hálito não é um incômodo que existe só pela manhã , após uma...
com a participação de:
Maurício Duarte da Conceição
CRO-SP: 34.205
5 passos para acabar com o mau hálito de uma vez
Mau Hálito
5 passos para acabar com o mau hálito de uma vez
Lidar com o mau hálito está longe de ser uma tarefa fácil. Embora esteja quase sempre associada à má higiene bucal, a halitose pode ser causada por uma série de fatores e, por isso, buscar o tratamento adequado é uma atitude fundamental para reverter o quadro. Mas será que você sabe quais...
Dente podre pode causar mau hálito? Entenda a relação entre esses problemas bucais
Mau Hálito
Dente podre pode causar mau hálito? Entenda a relação entre esses problemas bucais
Lidar com um dente podre é uma das principais reclamações entre os pacientes. Além de prejudicar a estética do seu sorriso, o quadro pode resultar em uma série de sintomas que podem oferecer riscos à sua saúde bucal, como a dor de dente e sensibilidade. Mas será que a presença de um...