O momento de escovar os dentes pode não ser dos mais divertidos para muita gente, mas não quer dizer que deva vir acompanhado de dor. Sentir o incômodo na região durante a higiene bucal é um sinal de que sua saúde bucal não anda bem. Pensando nisso, convidamos o dentista Cláudio de Sá para esclarecer os principais motivos dessas dores e o que o paciente deve fazer para dar um fim no problema.

Sentir dor aos escovar os dentes: o que pode ser?

O profissional explica que sentir dor nos dentes durante a escovação não é normal e pode ser um problema de sensibilidade dentária, quando a dentina, segunda camada da estrutura dentária, fica exposta. “Isso acontece com a retração gengival ou com a perda óssea”. Quando essa parte do dente fica em evidência, todo estímulo que a pessoa fizer, seja a escovação ou a ingestão de alimentos frios e quentes, afeta a polpa dentária, conhecida com o nervo do dente.

Dor ou ardência é um indicativo de problemas bucais

A dor também pode significar um alerta para complicações bucais inflamatórias ou causadas por bactérias. “É um indicador de problema, seja cárie ou problema de gengiva”, atenta Cláudio. No caso de uma gengivite, por exemplo, é essencial perceber outros sintomas como a mudança da textura, cor e se há algum sangramento na região. Mas, em qualquer situação, consulte seu dentista para saber o real motivo desse incômodo.

A culpa pode ser da escovação ou da escova

Apesar de ser um processo bem simples, é preciso ter muito cuidado ao escovar os dentes. Muitas vezes praticamos esse hábito no automático e não reparamos nos erros que cometemos durante a higiene bucal. Colocar força na escovação é um deles. Esse ato pode causar hipersensibilidade dentária, ferir a boca ou provocar uma retração na gengiva. Outro fator que acaba influenciando para uma má higiene é a escova de dentes. Se a ferramenta tiver cerdas duras, corre o risco do paciente ter os mesmo problemas. Pratique essa limpeza de maneira leve e com uma escova macia.