A gravidez é um período inesquecível na vida de uma mulher, não é? A vinda de um bebê pode trazer muita felicidade para aqueles que sempre tiveram o desejo de ser pais. Nesses 9 meses, os cuidados com a saúde da gestante devem ser redobrados, afinal, não é mais apenas a sua saúde que está em jogo. E quando você está à espera de um bebê, e descobre que precisa usar aparelho ortodôntico? Será indicado iniciar um tratamento nesse momento? Veja o que diz o ortodontista Sérgio Henrique Casarim Fernandes!

É possível colocar aparelho ortodôntico durante a gravidez?

Os motivos para iniciar um tratamento ortodôntico podem ser variados. Corrigir dentes desajustados, problemas de oclusão… Seja por estética ou por benefícios funcionais, ele pode ser muito importante para o seu sorriso. Mas e quando você descobre que precisa começar esse processo durante a gravidez, será que é possível? Segundo Sérgio sim, isso pode ser feito sem problemas. “Não existe contraindicação para tratamento ortodôntico durante a gravidez”, afirma ele.

Radiografias devem ser evitadas pelas futuras mamães

O tratamento ortodôntico é composto por diferentes etapas. Montagem do aparelho, alinhamento dos dentes, encaixe da oclusão, finalização e contenção são fases importantes que devem ser seguidas com cuidado para se conseguir os resultados esperados. Além disso, antes mesmo de colocar o aparelho alguns exames são necessários. Nesse momento, existe uma restrição para as futuras mamães. As radiografias odontológicas devem ser evitadas por elas, orienta o ortodontista. “No restante, não existem maiores problemas, desde que seja uma gravidez sem grandes transtornos hormonais”, afirma.

Uma boa higiene bucal é essencial nessa fase!

Muitos cuidados precisam ser tomados durante a gestação. Manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes, realizar exames e consultas durante o pré-natal e evitar o consumo de álcool são alguns exemplos. Para as grávidas que pretendem iniciar o tratamento ortodôntico, além de evitar as radiografias, também devem ficar atentas a outro detalhe. “É preciso controlar a força, realizando a higiene de forma mais suave para evitar gengivite e periodontites”, diz o profissional.

O cuidado com a higiene bucal é tão importante durante a gravidez, pois nesta fase as chances de surgirem problemas gengivais são maiores. Nesse momento, o corpo da mulher muda completamente, e o sangramento pode surgir devido às mudanças nos níveis hormonais. O principal motivo que leva a esse problema é o acúmulo de placa bacteriana nos dentes, por isso é essencial cuidar bem da saúde de dentes e gengiva nesse período! Caso esses cuidados sejam seguidos, o tratamento pode ocorrer sem problemas. “Não existe risco à gravidez durante a movimentação ortodôntica”, garante ele.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Sérgio Henrique Casarim Fernandes - Ortodontia e Ortopedia Facial
Juiz de Fora - MG
CRO-MG: 15649