Você, por um acaso, já deixou de escovar os dentes antes de dormir? Se a sua resposta for “sim”, é importante saber o que acontece na boca durante uma longa noite de sono. Para resumir, forma-se uma festa de bactérias. A partir daí, muitos problemas podem acontecer se a falta de limpeza se tornar um hábito. O dentista Sylvio Simioni apresenta os riscos dessa prática e explica como a higiene bucal pode proteger o seu sorriso à noite.

Descubra o que acontece com seu sorriso

A preguiça é um dos motivos da falta de escovação noturna. Chegar em casa após um dia estressante de trabalho e se jogar na cama para dormir parece ser a opção mais tentadora, mas não se engane, ela terá consequências. Com a falta desta última higiene bucal, as bactérias podem causar um grande prejuízo para seus dentes e gengivas. “O fluxo salivar diminui e a boca fica mais seca. Sem a presença de saliva as bactérias têm mais chances de se proliferarem”, diz. E daí você já sabe, o resultado disso pode ser cárie, mau hálito e muitos outros problemas bucais.

Sylvio explica que existem várias razões para que este cenário seja menos preocupante durante o dia. “Estamos o tempo todo falando, bebemos mais água e nos alimentamos num espaço menor de tempo. Isso tudo ajuda a estimular o fluxo salivar e agir como um combatente natural dos problemas bucais”.

Não deixe essa atitude se repetir

O profissional afirma que se isso acontecer uma única noite, por esquecimento, não será capaz de trazer sérios prejuízos à saúde bucal. “As doenças precisam de um certo tempo para se desenvolverem e acometer o organismo”, comenta. Os problemas começam a surgir a partir do momento que o hábito é frequente. Pense bem e não deixe de escovar os dentes após as refeições ou antes de dormir. São apenas dois minutos que fazem uma diferença danada para o seu sorriso.

O ritual higiênico deve ser preservado

O que significa a higiene bucal para você: uma obrigação ou um momento de beleza? As pessoas têm várias opiniões sobre o assunto, mas a verdade é que este hábito precisa ser visto como um ritual para a saúde da boca e de todo o organismo. O cirurgião-dentista explica como deve ser praticado. “Devemos fazer com calma e, principalmente, de frente ao espelho, olhando com detalhe a região onde está sendo escovada e fazendo movimentos pequenos e circulares”. É importante que a escova tenha cerdas macias, finas e longas para alcançar as áreas mais profundas.

Depois de limpar os dentes, a língua também deve ser escovada com movimentos suaves de varredura de trás para frente. Antes de iniciar a escovação, não esqueça de passar o fio dental entre todos os dentes com movimentos de vai e vem para eliminar a sujeira. Não deixe sua higiene bucal para o dia seguinte. Mantenha seu sorriso limpo todas as noites.