Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
04.09.2017

Dor no dente: como sei se é cárie?

Expert

Mariana Braga

Mariana Braga

CRO: 39760

Formada em odontologia pela Universidade Estácio de Sá; Pós-graduação em Prótese dentária; Curso em fotografia odontológica e em laminados cerâmicos.

A saúde bucal está diretamente ligada ao estado dos dentes, que devem ser saudáveis e fortes. Do contrário, as funções de mastigação e trituração são comprometidas podendo ocasionar outros problemas. A doença bucal mais comum é o aparecimento de cáries, muito relacionado com o incômodo durante a ingestão de alimentos e bebidas. No entanto, nem toda dor de dente é um sinal dessa doença. Entretanto, como saber? A dentista Mariana Braga nos ajuda a entender mais sobre o assunto.

Como sei se o incômodo nos dentes é cárie?

É importante ressaltar que a dor no dente não é sinônimo de cárie - embora seja a associação mais comum entre os pacientes. Outras doenças bucais podem trazem o mesmo nível de incômodo, assim como essa. Algumas delas são os desgastes dentários, por abrasão (raspagem) ou erosão, e a exposição da raiz do dente, por conta da retração da gengiva. A profissional destaca que os pacientes que apresentarem dor devem descobrir o motivo de sua ocorrência. Por isso, é de suma importância a visita ao consultório do dentista para dar o diagnóstico correto do problema.

Como ocorre a lesão pela cárie?

É possível perceber se a dor nos dentes está sendo causada por problemas de cárie. Para isso, o indivíduo deve ter uma atenção maior quanto à aparência de sua saúde bucal. Primeiramente, a doença provoca uma alteração na cor e brilho da superfície do dente. Se for diagnosticada, a cárie continua seu desenvolvimento e começam a surgir pequenos furos. Inicialmente, estes são indolores. No entanto, à medida que vão ficando mais profundos, a dor também aumenta. O paciente passa a ter mais sensibilidade no dente, em especial durante a mastigação e ingestão de comidas e líquidos. "Em casos extremos em que a cárie está profunda, tendo atingido o nervo do dente, a dor é extensa, aguda e às vezes ininterrupta”, explica a profissional.

Diagnóstico e tratamento

Quando o paciente perceber a formação de cavidades (furos) nos dentes, ou estiver sentindo algum desconforto, é necessário procurar um cirurgião dentista. O profissional dessa especialidade é apto para fazer o diagnóstico preciso e dar início ao tratamento ideal. Dessa forma, ele começará um procedimento de intervenção e restauração do estado indicado para ter uma saúde bucal. Mariana explica que nos casos em que a cárie já tenha formado furos nos dentes, o cirurgião fará a remoção de todo o tecido infectado e selar as cavidades.

Formas de prevenir o aparecimento de cárie

Manter visitas periódicas ao consultório do dentista contribui para prevenir diversos problemas bucais, como a cárie. A dentista indica que deve ser mantido o hábito de fazer visitas semestrais para o check-up odontológico. “É melhor do que não ir e sentir dor”, diz. Além disso, uma forma eficaz de prevenir o aparecimento de cáries é manter uma alimentação saudável e uma boa higienização bucal.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Mariana Braga - Odontologista
Rio de Janeiro - RJ
CRO: 39760

Mais Matérias: Dor de Dente
Dor de dente: conheça o passo a passo de como melhorar esse incômodo em casa antes de ir ao dentista
Dor de Dente
Dor de dente: conheça o passo a passo de como melhorar esse incômodo em casa antes de...
Não existe nada tão incômodo quanto sentir uma dor de dente . O problema é uma das...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Dente mole e doendo: confira 5 motivos por trás desse incômodo
Dor de Dente
Dente mole e doendo: confira 5 motivos por trás desse incômodo
Engana-se quem pensa que o dente mole é um problema que surge apenas na infância. Na verdade, o quadro também pode atingir adultos e idosos e, muitas das vezes, é um sinal de que algo não vai bem com a sua saúde bucal. Além de não ser agradável nada agradável, os dentes moles e doendo...
Sinusite pode causar dor de dente e o sintoma agrava no inverno - saiba como amenizar o incômodo!
Dor de Dente
Sinusite pode causar dor de dente e o sintoma agrava no inverno - saiba como amenizar o...
Que o clima frio e as baixas temperaturas podem afetar a saúde bucal não é novidade para...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Dor de dente, boca seca: 5 problemas bucais comuns durante o inverno
Dor de Dente
Dor de dente, boca seca: 5 problemas bucais comuns durante o inverno
O clima frio e seco são os primeiros anúncios da chegada do inverno. Além de ser a estação mais preguiçosa do ano, a temporada também é famosa por várias queixas dos pacientes odontológicos. Não é à toa que você costuma reclamar de dor de dente que antes...
Bruxismo pode causar pulpite: você sabe o que é esse problema bucal? Saiba como prevenir!
Dor de Dente
Bruxismo pode causar pulpite: você sabe o que é esse problema bucal? Saiba como prevenir!
Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o bruxismo , certo? O distúrbio causado pelo hábito de ranger ou esfregar os dentes é mais comum do que se imagina e pode afetar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Isso porque a doença pode causar novas complicações ao seu sorriso,...
DTM pode causar dor de dente? Como tratar esse distúrbio?
Dor de Dente
DTM pode causar dor de dente? Como tratar esse distúrbio?
Muitas coisas podem causar uma incômoda e insistente dor de dente . Além de uma cárie ou aquela...
com a participação de:
Diego Limoeiro
CRO-RJ: 31146