Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
19.09.2017

Dor de dente pode ser provocada pelo estresse?

Além de afetar a vida pessoal, o estresse ainda pode prejudicar sua saúde bucal. Será que ele também pode ser responsável pela dor de dente?   A dentista Sofia Cabaleiro responde
Além de afetar a vida pessoal, o estresse ainda pode prejudicar sua saúde bucal. Será que ele também pode ser responsável pela dor de dente? A dentista Sofia Cabaleiro responde

Expert

Sofia Cabaleiro

Sofia Cabaleiro

CRO-MG: 34919

Graduada pela Universidade Estadual paulista (UNESP). Pós-graduada em Endodontia, Cirurgia Oral menor e Dentística (IES- Instituto de Estudos da Saúde). Curso de Toxina botulínica com aplicação na odontologia pela ABO-SP.

A falta de tempo, preocupações e muita cobrança da vida moderna são alguns motivos que podem levar ao estresse. Esse estado afeta diretamente a vida pessoal do indivíduo - e não para por aí. Por incrível que pareça, o quadro também pode ser causador ou agravador de inúmeros problemas de saúde bucal. Será que aquela dor de dente que você começou a notar recentemente está entre os possíveis sintomas provocados pelo estresse? A dentista Sofia Cabaleiro esclareceu essa dúvida.

O estresse pode trazer prejuízos para a saúde bucal

Estar constantemente estressado pode desencadear em uma série de reações negativas em nosso corpo. Baixa imunidade, asma, enxaqueca e gastrite estão entre alguns desses problemas. A saúde bucal também sente os efeitos por esse mal. “Entre essas reações que podem ser causadas pelo estresse está facilitar o surgimento de hábitos parafuncionais, como bruxismo e apertamento”, afirma a dentista.

O bruxismo é aquele ato de ranger os dentes que pode ocorrer enquanto a pessoa está desperta ou também quando está dormindo. O apertamento, por sua vez, é considerado um tipo de bruxismo, e como indica o nome, consiste no ato de apertar os dentes, involuntariamente. Esses dois quadros são bastante prejudiciais para algumas estruturas como dentes, articulações e musculaturas envolvidas, podendo provocar consequências graves.

A dor de dente pode ser provocada pelo estresse?

A condição do bruxismo provoca uma descarga de força nos dentes muito acima do que o normal. Dependendo da intensidade em que ocorre, esse quadro pode levar a uma dor difusa, podendo afetar dentes ou músculos. “Em uma avaliação adequada com um dentista é possível determinar se o paciente apresenta ou não sinais e sintomas que remetem ao quadro de bruxismo ou apertamento, que na maioria das vezes está diretamente relacionado ao estresse do dia a dia”, esclarece.

Quais são os tratamentos para esses casos?

Atualmente o tratamento do bruxismo ou apertamento é multidisciplinar, principalmente quando a causa é o estresse. “Muitas vezes o tratamento é feito com placas miorrelaxantes psicoterapeutas para auxiliar a parte psicológica”, afirma. Elas são conhecidas popularmente como “placas do bruxismo”. Além disso, fisioterapeutas também podem colaborar com o tratamento, dando suporte nas dores musculares mais intensas.

Existe hoje também o tratamento com a toxina botulínica. Segundo a dentista, ela é aplicada diretamente na musculatura envolvida e promove uma redução da atividade muscular, levando automaticamente ao alívio da dor. No entanto, é preciso lembrar que esse é um tratamento apenas paliativo e dura em média 6 meses. Combater as causas na sua raiz seria o mais indicado, ou seja, com a ajuda de profissionais capacitados, avalie os causadores do estresse para que se busque uma solução para esses quadros.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Sofia Cabaleiro - Endodontista
Belo Horizonte, MG
CRO-MG: 34919

Mais Matérias: Dor de Dente
Abscesso no dente: o que é? Quais são as causas? Como tratar? Como prevenir?
Dor de Dente
Abscesso no dente: o que é? Quais são as causas? Como tratar? Como prevenir?
Você já ouviu falar em dente com abscesso ? Caracterizado pelo acúmulo de pus no interior do...
com a participação de:
Joaquina Santos Diniz
CROSP 115.367
Dor de dente na gravidez: é comum? Como tratar? Quais remédios e procedimentos a gestante pode fazer?
Dor de Dente
Dor de dente na gravidez: é comum? Como tratar? Quais remédios e procedimentos a...
Engana-se quem pensa que lidar com dor de dente intensa durante a gravidez é uma situação...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Remédio caseiro para dor de dente: o que funciona e o que não dá certo?
Dor de Dente
Remédio caseiro para dor de dente: o que funciona e o que não dá certo?
Você sabe o que é bom para dor de dente? Causado por diversos fatores, como cáries, bruxismo,...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Dente siso nascendo: inchaço, pericoronarite, dor de dente... 5 problemas que acontecem nessa fase
Dor de Dente
Dente siso nascendo: inchaço, pericoronarite, dor de dente... 5 problemas que acontecem nessa fase
Lidar com um dente siso nascendo é sempre sinônimo de dúvidas. Isso porque os últimos dentes da arcada dentária surgem de maneira diferente em cada paciente, podendo ou não provocar incômodos durante a sua erupção. Por isso, o ideal é estar sempre preparado para possíveis...
7 remédios para aliviar a dor de dente. Dentista indica os melhores tratamentos para serem feitos em casa e no consultório
Dor de Dente
7 remédios para aliviar a dor de dente. Dentista indica os melhores tratamentos para...
Ninguém pode negar: lidar com dor de dente é um verdadeiro pesadelo. Além de ser bastante...
com a participação de:
Igor Puga
CRO-RJ 28418
Dor no dente podre: o que fazer? Dentista indica todos cuidados para acabar com o problema
Dor de Dente
Dor no dente podre: o que fazer? Dentista indica todos cuidados para acabar com o problema
Ter   dor de dente é algo mais comum do que se imagina. No entanto, em alguns casos, o motivo por...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448