Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
19.09.2017

Dor de dente pode ser provocada pelo estresse?

Expert

Sofia Cabaleiro

Sofia Cabaleiro

CRO-MG: 34919

Graduada pela Universidade Estadual paulista (UNESP). Pós-graduada em Endodontia, Cirurgia Oral menor e Dentística (IES- Instituto de Estudos da Saúde). Curso de Toxina botulínica com aplicação na odontologia pela ABO-SP.

A falta de tempo, preocupações e muita cobrança da vida moderna são alguns motivos que podem levar ao estresse. Esse estado afeta diretamente a vida pessoal do indivíduo - e não para por aí. Por incrível que pareça, o quadro também pode ser causador ou agravador de inúmeros problemas de saúde bucal. Será que aquela dor de dente que você começou a notar recentemente está entre os possíveis sintomas provocados pelo estresse? A dentista Sofia Cabaleiro esclareceu essa dúvida.

O estresse pode trazer prejuízos para a saúde bucal

Estar constantemente estressado pode desencadear em uma série de reações negativas em nosso corpo. Baixa imunidade, asma, enxaqueca e gastrite estão entre alguns desses problemas. A saúde bucal também sente os efeitos por esse mal. “Entre essas reações que podem ser causadas pelo estresse está facilitar o surgimento de hábitos parafuncionais, como bruxismo e apertamento”, afirma a dentista.

O bruxismo é aquele ato de ranger os dentes que pode ocorrer enquanto a pessoa está desperta ou também quando está dormindo. O apertamento, por sua vez, é considerado um tipo de bruxismo, e como indica o nome, consiste no ato de apertar os dentes, involuntariamente. Esses dois quadros são bastante prejudiciais para algumas estruturas como dentes, articulações e musculaturas envolvidas, podendo provocar consequências graves.

A dor de dente pode ser provocada pelo estresse?

A condição do bruxismo provoca uma descarga de força nos dentes muito acima do que o normal. Dependendo da intensidade em que ocorre, esse quadro pode levar a uma dor difusa, podendo afetar dentes ou músculos. “Em uma avaliação adequada com um dentista é possível determinar se o paciente apresenta ou não sinais e sintomas que remetem ao quadro de bruxismo ou apertamento, que na maioria das vezes está diretamente relacionado ao estresse do dia a dia”, esclarece.

Quais são os tratamentos para esses casos?

Atualmente o tratamento do bruxismo ou apertamento é multidisciplinar, principalmente quando a causa é o estresse. “Muitas vezes o tratamento é feito com placas miorrelaxantes psicoterapeutas para auxiliar a parte psicológica”, afirma. Elas são conhecidas popularmente como “placas do bruxismo”. Além disso, fisioterapeutas também podem colaborar com o tratamento, dando suporte nas dores musculares mais intensas.

Existe hoje também o tratamento com a toxina botulínica. Segundo a dentista, ela é aplicada diretamente na musculatura envolvida e promove uma redução da atividade muscular, levando automaticamente ao alívio da dor. No entanto, é preciso lembrar que esse é um tratamento apenas paliativo e dura em média 6 meses. Combater as causas na sua raiz seria o mais indicado, ou seja, com a ajuda de profissionais capacitados, avalie os causadores do estresse para que se busque uma solução para esses quadros.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Sofia Cabaleiro - Endodontista
Belo Horizonte, MG
CRO-MG: 34919

Mais Matérias: Dor de Dente
Dente mole e doendo: confira 5 motivos por trás desse incômodo
Dor de Dente
Dente mole e doendo: confira 5 motivos por trás desse incômodo
Engana-se quem pensa que o dente mole é um problema que surge apenas na infância. Na verdade, o quadro também pode atingir adultos e idosos e, muitas das vezes, é um sinal de que algo não vai bem com a sua saúde bucal. Além de não ser agradável nada agradável, os dentes moles e doendo...
Sinusite pode causar dor de dente e o sintoma agrava no inverno - saiba como amenizar o incômodo!
Dor de Dente
Sinusite pode causar dor de dente e o sintoma agrava no inverno - saiba como amenizar o...
Que o clima frio e as baixas temperaturas podem afetar a saúde bucal não é novidade para...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Dor de dente, boca seca: 5 problemas bucais comuns durante o inverno
Dor de Dente
Dor de dente, boca seca: 5 problemas bucais comuns durante o inverno
O clima frio e seco são os primeiros anúncios da chegada do inverno. Além de ser a estação mais preguiçosa do ano, a temporada também é famosa por várias queixas dos pacientes odontológicos. Não é à toa que você costuma reclamar de dor de dente que antes...
Bruxismo pode causar pulpite: você sabe o que é esse problema bucal? Saiba como prevenir!
Dor de Dente
Bruxismo pode causar pulpite: você sabe o que é esse problema bucal? Saiba como prevenir!
Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o bruxismo , certo? O distúrbio causado pelo hábito de ranger ou esfregar os dentes é mais comum do que se imagina e pode afetar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Isso porque a doença pode causar novas complicações ao seu sorriso,...
DTM pode causar dor de dente? Como tratar esse distúrbio?
Dor de Dente
DTM pode causar dor de dente? Como tratar esse distúrbio?
Muitas coisas podem causar uma incômoda e insistente dor de dente . Além de uma cárie ou aquela...
com a participação de:
Diego Limoeiro
CRO-RJ: 31146
Dor de dente: o que é? Quais são as causas? Como tratar esse problema?
Dor de Dente
Dor de dente: o que é? Quais são as causas? Como tratar esse problema?
Ter uma dor de dente pode ser algo comum entre muitas pessoas, mas não é normal. Esse incômodo significa que alguma coisa no seu sorriso não vai bem e que precisa ser tratada o quando antes para evitar problemas maiores, como uma perda dentária. Mas, afinal de contas, o que pode causar uma dor de dente? O Sorrisologia...