Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
06.09.2017

Dor de dente: em quais casos é preciso tomar antibiótico?

Expert

Sofia Cabaleiro

Sofia Cabaleiro

CRO-MG: 34919

Graduada pela Universidade Estadual paulista (UNESP). Pós-graduada em Endodontia, Cirurgia Oral menor e Dentística (IES- Instituto de Estudos da Saúde). Curso de Toxina botulínica com aplicação na odontologia pela ABO-SP.

Primeiro você sentiu um incômodo, que com o tempo evoluiu para uma forte dor nos dentes. Esse sintoma pode ter diferentes causas, por isso é importante ter atenção a esse sinal e não adiar a ida ao dentista. E agora, o que você terá que fazer? Será que vai ser preciso tomar antibiótico? As formas de tratamento podem ser várias, mas existem certos casos em que esse medicamento pode sim ser necessário. Confira o que diz a dentista Sofia Cabaleiro e saiba em quais casos esse uso é indicado.

Diferentes fatores podem levar a uma dor de dente

Dores de dente podem ser provocadas por diversos motivos. Entre as possíveis causas estão restaurações mal adaptadas, fraturas e toque prematuro, ou seja, quando ao fechar os dentes ocorre um contato entre algum deles antes do que seria adequado. “A mais comum entre as possíveis causas é a cárie profunda”, destaca a dentista.

Tratamentos variam de acordo com a causa

Os tratamentos para a dor de dente vão depender da causa desse problema. “Pode ser trocando uma restauração que tem alguma infiltração, tratando o canal do dente que houve
fratura, escariando o dente que está com cárie”, explica. O dentista irá investigar a causa e indicar o tratamento adequado para cada paciente.

Em quais casos de dor de dente é preciso tomar antibiótico?

Existem situações em que o trauma ou a cárie podem levar à necrose de um dente. Essa necrose indica uma infecção, que pode ser diagnosticada através de sintomas específicos, e a dor de dente está entre eles. “Nesses casos é possível que seja indicado o uso de antibiótico para o paciente tanto como forma preventiva como curativa”, esclarece. Um analgésico também pode ser indicado para uso do paciente, como forma de combater a dor causada pela infecção. Segundo a dentista, muitas vezes o uso dos dois medicamentos é associado para controlar o sintoma de dor de forma mais eficaz.

Mas nada de se automedicar! A indicação do uso de antibiótico deverá ser feita somente por um dentista. “Antibióticos são medicamentos que devem ser utilizados com parcimônia, e somente seu dentista saberá dizer qual é mais indicado para aquele caso, a dosagem e o número de dias que deverá tomar”, alerta.

Primeira medida deve ser consultar seu dentista

Caso a dor de dente apareça, a primeira medida a ser tomada deve ser procurar a ajuda de um profissional da área odontológica e realizar os exames necessários para diagnosticar a causa da dor. Dessa forma, ele poderá traçar um plano de tratamento capaz de curar o problema o mais rápido possível.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Sofia Cabaleiro - Endodontista
Belo Horizonte, MG
CRO-MG: 34919

Mais Matérias: Dor de Dente
Dor de dente: conheça o passo a passo de como melhorar esse incômodo em casa antes de ir ao dentista
Dor de Dente
Dor de dente: conheça o passo a passo de como melhorar esse incômodo em casa antes de...
Não existe nada tão incômodo quanto sentir uma dor de dente . O problema é uma das...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Dente mole e doendo: confira 5 motivos por trás desse incômodo
Dor de Dente
Dente mole e doendo: confira 5 motivos por trás desse incômodo
Engana-se quem pensa que o dente mole é um problema que surge apenas na infância. Na verdade, o quadro também pode atingir adultos e idosos e, muitas das vezes, é um sinal de que algo não vai bem com a sua saúde bucal. Além de não ser agradável nada agradável, os dentes moles e doendo...
Sinusite pode causar dor de dente e o sintoma agrava no inverno - saiba como amenizar o incômodo!
Dor de Dente
Sinusite pode causar dor de dente e o sintoma agrava no inverno - saiba como amenizar o...
Que o clima frio e as baixas temperaturas podem afetar a saúde bucal não é novidade para...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Dor de dente, boca seca: 5 problemas bucais comuns durante o inverno
Dor de Dente
Dor de dente, boca seca: 5 problemas bucais comuns durante o inverno
O clima frio e seco são os primeiros anúncios da chegada do inverno. Além de ser a estação mais preguiçosa do ano, a temporada também é famosa por várias queixas dos pacientes odontológicos. Não é à toa que você costuma reclamar de dor de dente que antes...
Bruxismo pode causar pulpite: você sabe o que é esse problema bucal? Saiba como prevenir!
Dor de Dente
Bruxismo pode causar pulpite: você sabe o que é esse problema bucal? Saiba como prevenir!
Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o bruxismo , certo? O distúrbio causado pelo hábito de ranger ou esfregar os dentes é mais comum do que se imagina e pode afetar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Isso porque a doença pode causar novas complicações ao seu sorriso,...
DTM pode causar dor de dente? Como tratar esse distúrbio?
Dor de Dente
DTM pode causar dor de dente? Como tratar esse distúrbio?
Muitas coisas podem causar uma incômoda e insistente dor de dente . Além de uma cárie ou aquela...
com a participação de:
Diego Limoeiro
CRO-RJ: 31146