A viagem foi marcada e você teve a preocupação de se certificar se estava tudo sob controle. Passagens, roupas adequadas para o local e a mala com todos os itens que você usará durante os dias fora de casa, inclusive, os de higiene bucal. Tudo parecia perfeito, mas, tem coisas que independente do planejamento, pegam a gente de surpresa e podem comprometer não só nossa viagem, como também a qualidade de vida. O que fazer com uma dor de dente que surge de repente? Conversamos com a dentista Sofia Cabaleiro que trouxe algumas explicações sobre isso.

A dor de dente pode ter diferentes causas

Primeiro é importante saber que uma dor de dente não vem por acaso. Esse sintoma é  indicativo de algum problema que se instalou na sua cavidade oral, mas que pode ter diversas possibilidades de causas, como cáries, traumas, fraturas ou sensibilidade. Dessa maneira, não há uma certeza de quando você pode acabar sentindo um incômodo como esse. Por isso, quando acontecer, é importante marcar uma consulta ao dentista para descobrir o que está causando esse quadro.

E se a dor de dente surgir durante uma viagem?

Infelizmente, uma dor de dente pode acabar atrapalhando sua programação da viagem. No entanto, a orientação do que fazer nesses momentos vai depender do nível de dor do paciente. “Para dores leves, sugere-se o uso de analgésicos até que se possa retornar e procurar o seu dentista”, indica a profissional. Nos casos em que a dor já estiver moderada ou intensa, a orientação é procurar um serviço de emergência o quanto antes para não somente sanar a dor, como combater a raiz do problema.

Preciso ligar para o meu dentista nesse caso? O que fazer?

Para aqueles que não tem a possibilidade ou acesso a um pronto-socorro, a odontologista destaca que ligar para o seu dentista pode ser uma ótima opção. “Pois ciente da situação clínica do paciente, o profissional estará apto a dar orientações mais eficazes”, comenta ela. Além disso, é possível fazer uso de analgésicos convencionais para aliviar a dor momentaneamente. Entretanto, assim como destaca Sofia, esses remédios não devem ser usados por tempo prolongado. E então, quando retornar de viagem, é importante procurar o profissional logo para descobrir o causador e dar um fim ao incômodo.

Há outra maneiras de resolver a dor de dente?

Ser pego de surpresa por uma dor de dente pode acontecer com qualquer um, principalmente os desprevenidos. A profissional cita mais alguns possíveis causadores dessa situação, como cáries ocultas, tratamento antigo de canal, lesões subclínicas, trincas e tratamentos inacabados. Seja qual for a causa, vale ressaltar que a melhor conduta dos pacientes para driblar esses quadros é através da prevenção, a atitude mais simples. “Idas regulares ao dentista permitem que ele possa detectar possíveis problemas com antecedência”, finaliza.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Sofia Cabaleiro - Endodontista
Belo Horizonte, MG
CRO-MG: 34919